Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Essencialmente Acadêmica

Deise do Amaral faz arte no Zero a 100

Artista plástica pinta quadros em seu bar, com facilidade e rapidez que chamam a atenção; próximo projeto é levar exposições para o local

Lazer  –  19/08/2014 18:13

1

(Fotos: Jornal Volta Cultural/Douglas Gonçalves)

"Há muitos anos em uma igreja evangélica, eu pintava enquanto o pastor fazia a pregação"

Quem já deu uma passadinha pelo Zero a 100, em Volta Redonda, conhece a simpatia a toda prova da Deise do Amaral. Mas o seu talento vai além de conquistar clientes. Ela curte os mais variados gêneros e estilos de arte. Tantos que fica até difícil dizer com qual se identifica mais. Talvez venha daí a habilidade para pintar quadros tão rapidamente em seu bar, sempre ao som de boa música ao vivo. Um processo criativo diferente e inusitado para uma artista plástica essencialmente acadêmica.

- O meu estilo é o acadêmico, mas dou uma passeada nos outros estilos. A ideia de pintar no bar é pela facilidade e rapidez que tenho. Fazia isso há muitos anos em uma igreja evangélica, pintava enquanto o pastor fazia a pregação. Acho que foi aí que adquiri a rapidez - conta.

Deise mostrou um pouco de suas obras recentemente na "Quinta Cult" (parceria do OLHO VIVO + Cana Café), em Volta Redonda. Foi interessante expor num espaço alternativo?

- Adorei participar da "Quinta Cult", pena que acabou - comenta.

E essa identificação com todos os locais para expor (bares, boates e galerias de arte) tem a ver com a formação de Deise, que estudou pintura desde os 10 anos.

- Também dei aulas de pintura durante mais de 15 anos. Já vi e participei de várias exposições, acho que Volta Redonda não valoriza a arte como deveria - lamenta.

Definir o próprio estilo é tarefa complicada para ela. Deise diz que basicamente usa em seus trabalhos óleo sobre tela, mas gosta de outros materiais também.

A forma como ela cria sua arte é outro detalhe à parte. Como a maioria dos artistas, ela depende de inspiração para trabalhar sua criatividade, mas nada muito hermeticamente fechado.

- Olho algumas coisas para ter inspiração, sim, e gosto de criar. Mas não tenho nenhum ritual para isso, a inspiração vem do nada - fala.

E, se o assunto é a dificuldade do artista para conseguir expor em uma galeria em Volta Redonda, Deise é enfática em apontar um caminho certo, simples e prático:

- Volta Redonda deveria ter mais opções para exposição dos trabalhos dos artistas, que, aliás, são muitos na cidade.

A cabeça de Deise fervilha sempre de novas ideias, projetos, novidades que vêm por aí.

- Queria fazer exposições no Zero a 100 também e abrir espaço para outros artistas pintarem ao vivo, como faço lá todas as terças-feiras - adianta.

Bora tocar esse projeto, então... 

Xodó da Deise completa 1 aninho

Dia 12 de julho o xodó da Deise do Amaral completou 1 aninho: o Zero a 100. Teve festa, teve bolo, teve muita gente amiga, teve alegria, diversão. Na música ao vivo, o show ficou por conta de Mariana Fracornel e Terêncio. Claro que a artista plástica não poderia deixar de pintar uma tela nesse dia tão especial e sorteá-la entre quem prestigiou o evento.

- Só tenho a agradecer pelo carinho de sempre, pelos novos amigos conquistados e pelos antigos também. Obrigada pelos clientes fiéis que sempre nos apoiaram - frisa.

O bar e restaurante serve jantar e bebidas. Coisinhas de boteco, caldos, petiscos, carnes na chapa, escondidinhos e a novidade, que é o "Caipicolé". Tudo isso sem deixar a arte em segundo plano. Sempre tem música ao vivo, poesia e artes plásticas.

Serviço

> Deise do Amaral - Acompanhe as novidades no Facebook da artista, ou na página do Zero a 100.

Edição impressa

2

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×