Publicidade

RH

Temporada de Setembro

Música brasileira em destaque no concerto da OSBM

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta clássicos e novidades de composições originariamente brasileiras

Lazer  –  10/09/2016 17:45

1

(Fotos: Divulgação e André Sodré)

OSBM convida a violonista Maria Haro; Igreja Matriz de São Sebastião, nesta terça-feira, às 20h

Em tempos de Olimpíadas, Paralimpíadas e o resgate da identidade nacional, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta a seu público uma face rica da música brasileira: as composições orquestrais nacionais. Com o nome “Música Brasileira é Tudo de Bom”, o sétimo concerto da temporada oficial da OSBM apresenta clássicos e novidades de composições originariamente brasileiras.

O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, na terça-feira, 13, às 20h, com entrada gratuita. Para o concerto, a OSBM convida a violonista Maria Haro e juntos estreiam a versão orquestral do concerto para violão “Os Campos”, de Artur Verocai.

Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza uma homenagem à música orquestral brasileira. E em noite tão brasileira não poderia faltar o mais famoso representante da criação orquestral nacional, Villa-Lobos. A vasta obra do compositor é representada no concerto por “Bachianas nº 2”. Interpretando a versão completa da obra do mestre, a OSBM faz uma viagem ao interior do Brasil, através da música.

Outro importante representante da música brasileira que a OSBM traz para o concerto é o maestro José Siqueira. A força e luta típicas do povo nordestino, que diz tanto sobre o Brasil, estão fortemente no Concerto para Orquestra, composta pelo maestro. A obra prima de José Siqueira abre o concerto e emociona a todos diante de uma identificação comandada pelos ritmos influenciados pelo povo nordestino.

______________________________________________________

Além de clássicos, o concerto “Música Brasileira é Tudo de Bom”, também, apresenta uma estreia. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem a honra de estrear a versão orquestral do Concerto para Violão “Os Campos”, de Artur Verocai.

______________________________________________________

O compositor escreveu “Os Campos” a pedido da violonista Maria Haro, solista convidada da noite. Verocai escreve numa linguagem que combina de forma sutil o melhor das tradições brasileiras da música popular com a elegância da escrita erudita. Verocai é um dos artistas cults mais valorizados do país e realizar a estreia mundial de uma obra sua, valoriza ainda mais o trabalho da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

A violonista Maria Haro, apesar de uruguaia, se tornou uma especialista em música brasileira. Naturalizada brasileira, aqui se formou musicista, com bacharelado em música pela UniRio, onde estudou com Turíbio Santos e mestrado em música na UFRJ, com a tese “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”. Em recente declaração, Turíbio Santos afirmou “Maria Haro é brilhante concertista, de rica personalidade artística e musicista de primeira linha”.

A interiorização da música erudita no Estado do Rio

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM. 

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR, CCR NovaDutra e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

______________________________________________________

Fique de Olho

> Concerto Música Brasileira é Tudo de Bom - Dia 13 de setembro (terça-feira). Horário: 20h. Local: Igreja Matriz. Regência: Maestro Vantoil de Souza. Solista: Maria Haro, violão. Programa: Concerto para Orquestra, José Siqueira; Concerto para Violão “Os Campos”, Artur Verocai; Bachianas nº2, Villa-Lobos.

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×