Publicidade

RH

Temporada das Cores

OSBM destaca a alegria e a nobreza da música

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta obras de Bach em concerto na Igreja Matriz de São Sebastião

Lazer  –  16/10/2016 08:30

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa proporciona a seu público uma viagem musical ao período barroco. Em “Nobreza e alegria na música”, a OSBM apresenta clássicos de Bach, mestre do período barroco. O concerto acontece nesta terça-feira, 18, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião. Com entrada gratuita, o concerto reflete um dos períodos mais férteis da música clássica, com seus detalhes, contrastes e harmonias luxuosas. Para expressar esse período da música clássica, a OSBM interpreta quatro obras de Bach: Concerto para Cravo e Orquestra, Suíte para Orquestra nº 3 e Concertos de Brandenburgo nº 3 e 5. Em 2016, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa adotou o tema “Temporada das Cores”. A cada concerto uma cor é escolhida para representar seu tema e seu repertório. Para o concerto de outubro, com tamanha nobreza e elegância, a cor escolhida foi o vinho, representativa da classe dominante à época do período barroco e que foi determinante para o estilo tanto na música, quanto na arte, literatura e arquitetura.

1

(Fotos: Divulgação/Fabrício Rezende)

. Daniel Guedes - Regida pelo maestro Daniel Guedes, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe dois solistas convidados, o cravista João Rival e o flautista Felipe Braz. Daniel Guedes também atua no violino, junto aos outros solistas convidados, na obra Concerto de Brandenburgo nº5, que exige três solistas. O maestro apresenta, assim, duas de suas facetas musicais, mostrando toda sua versatilidade. 

2

(Foto: Divulgação)

. João Rival - O cravo, comandado por João Rival, é o instrumento que marcou a época barroca, preenchendo a harmonia e mantendo a unidade da orquestra. Estudioso do período barroco, o cravista é mestre em cravo pelo Conservatório Real de Haia, na Holanda, e integrante fundador da Orquestra Barroca da UniRio. João Rival participa como convidado regular da Orquestra Petrobrás Sinfônica e como solista em concertos pelo mundo. Em 2014, o cravista participou do projeto de Frans Bruggen, em coprodução com a Orquestra do Século XVII e do Conservatório Real de Haia. No mesmo ano fundou o conjunto Le Concert d´Apollon. 

3

. Felipe Braz - Completando a seleção convidados, o flautista Felipe Braz atua novamente como solista junto a OSBM, no Concerto nº 5 de Brandeburgo. Felipe foi o solista convidado do concerto de agosto da temporada oficial da OSB, com obras do século 20. Além de ser o primeiro flautista da OSBM, Felipe Braz atuou na Orquestra Experimental de Ópera da UFRJ, na Orquestra do Festival de Música de Campos dos Goytacazes e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente, o flautista é professor do Conservatório de Música de Niterói e do Projeto Música nas Escolas. 

A interiorização da música erudita 

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há dez anos promovendo a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, a OSBM realiza anualmente sua temporada oficial na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra, e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Também patrocinam o projeto a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Nobreza e Alegria na Música - Data: 18 de outubro (terça-feira). Horário: 20h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião. Regência: Daniel Guedes. Solistas: João Rival, cravo; Felipe Braz, flauta; Daniel Guedes, violino. Programa: Johann Sebastian Bach; Concerto para Cravo e Orquestra nº 4 em Lá Maior; Concerto de Brandenburgo nº 5 em Ré Maior; Concerto de Brandenburgo nº3 em Sol Maior; Suíte para Orquestra nº 3 em Ré Maior.

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×