Publicidade

RH

Música Brasileira

Som Mais Brasil 3 apresenta talentos musicais da região

Música nas Escolas e Coletivo Nosso Novo Som se unem para apresentação na sede do Projeto, em Barra Mansa

Lazer  –  14/12/2016 11:42

(Fotos: Divulgação/Fabricio Rezende)

Entrada gratuita: Evento acontece nesta quinta-feira, 15, a partir das 20h, no Parque da Cidade 

A terceira edição do Som Mais Brasil traz à luz os compositores da região sul fluminense, em especial do Coletivo Nosso Novo Som, de Penedo. O Som Mais Brasil 3 acontece nesta quinta-feira, 15, às 20h, na sede do Projeto Música nas Escolas. Em ação músicos do Projeto Música nas Escolas em conjunto com o Coletivo Nosso Novo Som, para um evento com entrada gratuita. Música brasileira, produzida na região.

O Som Mais Brasil explora a diversidade de ritmos, por meio da música e instrumentos eruditos, fazendo uma releitura completa. Nas edições anteriores, o repertório era composto de músicas famosas dos brasileiros, como “Águas de março” e “Nuvem de lágrimas”, interpretadas de uma forma totalmente inesperada. Neste ano, os músicos do Projeto Música nas Escolas convidaram o Coletivo Nosso Novo Som para participar do Som Mais Brasil, com músicas de seus compositores. De acordo com o idealizador do Som Mais Brasil, Peterson Maxwell, é preciso valorizar os talentos regionais.

Na edição de 2015, composições do coletivo já fizeram parte do Som Mais Brasil, com “Vai sim” e “Na casa dela”, de Fernando Troina. Este ano, a parceria se aprofundou, com todo o repertório sendo composto pelos músicos do coletivo e arranjado pelo maestro Hércules Alves, músico do Projeto Música nas Escolas, e maestro do Som Mais Brasil 3.

_______________________________________________________

A Camerata de Cordas Juvenil e o naipe de madeiras da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Juvenil se unem ao Grupo de Metais e ao Grupo de Percussão, para formar a banda do Som Mais Brasil 3, que recebe, também músicos convidados. O Coletivo Nosso Novo Som, além de compor o repertório, participa do Som Mais Brasil 3, com seus músicos e, principalmente, com seus intérpretes.

_______________________________________________________

O Coletivo Nosso Novo Som nasceu dessa necessidade de levar a música autoral regional para o mundo. É formado por nove músicos que apostaram na coletividade para realizar o sonho de fazer um som totalmente autoral, um Novo Som. Além da espontaneidade, do carisma e da alegria, o show do coletivo se destaca pela mistura de influências musicais e culturais de cada um dos integrantes. 

Música nas Escolas 

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atendendo a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries, o projeto foi considerado referência em gestão e inovação pelo MEC.

Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, desde 2013. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra, e White Martins, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet. Também patrocinam o projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Concerto Som Mais Brasil 3 - Data: 15 de dezembro (quinta-feira). Horário: 20h. Local: Sede do Projeto Música nas Escolas (Parque da Cidade). Endereço: Avenida Prefeito João Chiesse Filho, 312, Centro, Barra Mansa. Repertório: Valentine - Fernando Farias; Movimente - Rodrigo Soares, Marcus Mendes e Vivette Dici; Tão Linda - Fernando Troina e Fábio Nego; Nome de Canção - Luis Lima e Alexandre Pereira; Vendombê - Fernando Farias; Narcisista - Gabriel Lopes, Gustavo Praça, Gabriele Leme, Eduardo Loureiro; Valsa DAlma - Mari Biolchini; Reggae do Lixo - Marcus Mendes; Subiendo - Leopoldo Commisso.

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×