Publicidade

RH

Ligação com Itatiaia

II Semana Vinicius de Moraes reúne artes plásticas, poesia e música

Penedo será palco para quatro dias de homenagens ao poeta, que faria aniversário no dia 19 de outubro

Lazer  –  09/10/2019 11:11

8863

 

(Fotos: Divulgação)

André Whately há 25 anos protagoniza o espetáculo poético/teatral/musical “Vinicius de Moraes é... demais!”

 

Mudou tudo, da primeira para a segunda edição da Semana Vinicius de Moraes. O poeta, que faria aniversário no dia 19 de outubro, será lembrado no charmoso distrito de Penedo, em Itatiaia, nos dias 16, 17, 18 e 19 de outubro. O evento conta com apoio da prefeitura e da Câmara Municipal. 

- Na edição deste ano procuramos contemplar várias atividades artísticas vinculadas com Vinicius... Artes plásticas, literatura, poesia e música - diz André Whately, que há 25 anos protagoniza o espetáculo poético/teatral/musical “Vinícius de Moraes é... demais!”. 

Whately, um incansável divulgador da ligação do poeta com a região, conta que essa ligação vem desde 1932, um tempo em que ainda não havia o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937, e nem a Rodovia Presidente Dutra.    

- A primeira edição foi o ato da criação da Lei em Sessão Especial na Casa da Cultura de Itatiaia, pela Câmara Municipal, com assinatura de todos os vereadores e a sanção do prefeito. Eu recebi uma Moção de Aplausos pelo meu trabalho com o espetáculo, estudos e pesquisas ao longo de 25 anos, assim como foi entregue uma Moção de Aplausos   In Memoriam à obra de Vinicius, que tivemos o privilégio de entregar para sua neta, Mariana de Moraes, que é atriz e cantora. 

As novidades do evento 

A II Semana Vinicius de Moraes reúne manifestações artísticas, como música e poesia. Entre as atrações, o violonista Marcel Powell, filho de Baden, um dos parceiros fundamentais do poeta, e a atriz e cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius, que fará uma participação especial em “Vinicius de Moraes...é demais!. O espetáculo será apresentado na Casa de Cultura de Itatiaia, no dia 16 de outubro, às 20h, com entrada franca. 

- Quando eu resolvi montar esse espetáculo, que está completando 25, eu não mergulhei apenas na poesia, na música e nas parcerias de Vinicius. Pesquisei e encontrei uma literatura que me descortinou a vida dele, ainda jovem, com 19 anos e suas constantes passagens pela serra do Itatiaia, e como esse seu contato com a natureza exuberante daqui o influenciou a escrever seus três primeiros livros, assim como poesias em homenagem à localidade, como “Pôr do sol em Itatiaia”, de 1940, e cartas enviadas a sua mãe. 

Whately conta que graças a Octávio de Faria, amigo dos tempos da faculdade, Vinicius conheceu Campo Belo, que em 1943 passaria a se chamar Itatiaia. 

- Depois, já sendo o grande Vinícius de Moraes, ele continuava vindo para cá, aí então se hospedando em hotel dentro do Parque Nacional. Por tudo isso eu entendia que a nossa região, que Itatiaia precisava colocar uma luz sobre essa história. Sobre esse convívio com um dos artistas mais destacados de nossas letras e de nossa música - explicou Whately. 

Um logradouro também receberá o nome do poeta. 

André Whately projeta ações que reverberem no meio estudantil, com a participação da rede municipal de ensino (pública e privada) para que as novas gerações façam contato com um dos grandes expoentes da cultura nacional. 

Confira a programação completa 

. Em Itatiaia - Casa da Cultura - Rua Antônio Gomes, 331, Centro - Telefone: (24) 3352-2077.

Dia 16 de outubro (quarta-feira)
20h - Show “Vinicius de Moraes...é demais!” com a participação especial da cantora Mariana de Moraes, neta de Vinicius. Entrada franca. 

. Em Penedo - Jazz Village Bistrô - Rua Toivo Suni, 33 - Telefone: (24) 3351-1275.

Dia 17 de outubro (quinta-feira)
20h - Abertura do I Salão de Artes Vinicius de Moraes - Curador: Rafael Fioratto - Entrada franca.
20h30 - Apresentação do Coral do Visconde, de Visconde de Mauá, sob a regência de Márcia Patrocínio. Entrada franca. 

Dia 18 de outubro (sexta-feira)
19h - Conversa com o escritor e poeta carioca Augusto Sérgio Bastos, em “A vida e arte: O encontro de Vinicius de Moraes com Ferreira Gullar”. Moderador: jornalista e escritor Laís Amaral Junior. Entrada franca.
21h - Show “Se todos fossem iguais a Vinicius”, com o Duo Instrumental e a cantora Izzy Gordon. Couvert artísitico. 

Dia 19 de outubro (sábado)
19h - Papo com o escritor e jornalista carioca Sergio Fonta, em “Conversa com Vinícius”, uma entrevista em áudio inédita realizada na década de 80. Moderador: professor e historiador Marcos Cotrim. Entrada franca.
21h - Show “O encontro de Vinicius de Moraes e Baden Powell”, com o violonista Marcel Powell e o ator André Whately. Couvert artístico. 

________________________________________________________

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×