Publicidade

Premiação 2026

Ping Pong

Bravo, um produtor cultural sem papas na língua

Atuando no UBM e no Sala Preta, ele fala sobre política, cultura, arte, lazer e um pouquinho mais

Perfil  –  07/08/2015 10:04

Publicada em: 31/07/2015 (16:51:14)
Atualizada em: 07/08/2015 (10:04:59) 

1

(Fotos: Divulgação)

"Quando falo em mudança na política de cultura, não me refiro às artes; entendo
cultura como comportamento e conduta; quer dizer, mudar a cultura do mundo em
relação à convivência; devemos ampliar a cultura do respeito e a cultura de paz"

Raio-X

. Nome: Bravo
. Profissão: Produtor cultural
. Naturalidade: Barra Mansa 

. O que mais gosta de fazer quando está em casa?
Arrumar a casa, trocar as coisas de lugar, organizar caixas, papéis, fios, quadros. Adoro arrumar a casa. Sempre com um cigarrinho aceso. Sempre mesmo. Mas tabaco eu quase não fumo em casa. Eu também gosto muito é de estar na companhia de bons amigos. A casa sempre tá cheia de gente legal. Nem sempre são só amigos.

. Qual é seu sonho de consumo?
Consumir? Várias coisas já receberam o título de "sonho de consumo" na minha vida. Mas hoje já não uso muito essa expressão. Vamos falar de desejo? Desejo por coisas materiais. Desejo de um produto, certo? Eu quero uma moto XRE 300 (coisa simples), um jipe 4x4, e com eles viajar muito. Além disso, quero uma casa com quintal para eu plantar as plantinhas e ervas que uso quando cozinho e quando relaxo.

. Qual seu vício na televisão?
Não vejo televisão há muito tempo. Se falarmos sobre televisão convencional, eu me lembro de perder muito tempo em frente ao canal History. Mas hoje eu assisto muitos programas sobre demanda, ou algumas séries da HBO. Como não assino a HBO, eu espero aparecer algum amigo com um box com DVDs, ou um pen drive com alguma temporada completa de "Game of thrones", "Band of brothers" e "Branking bad". Mas vício por TV eu não tenho. Ou não admito.

. Se tivesse o poder de mudar o mundo, o que mudaria?
A política de cultura. Acabo de sair de uma reunião do Conselho de Cultura de Barra Mansa, e responder a essa pergunta me traz à mente de pronto: Eu mudaria a Superintendência de Cultura da cidade. Mas há algo maior a ser transformado no mundo. Quando falo em mudança na política de cultura, não me refiro às artes. Entendo cultura como comportamento e conduta. Quer dizer, mudar a cultura do mundo em relação à convivência. Gosto muito de pensar que "viver em paz é lutar por convivência", e pra conviver precisamos mudar nossa cultura. Tá difícil de conviver em harmonia. Devemos ampliar a cultura do respeito e a cultura de paz.

Gosto de dar alguns exemplos. Eu não acredito que Jesus salvou o mundo. Lamento que existam pessoas que acreditam nisso. Mas tem. Ainda que eu saiba que a morte do crucificado Jesus não tenha salvado a minha vida, eu respeito quem acredita, e me proponho a conviver com essas pessoas. O mesmo acontece com quem acredita que o Eduardo Cunha seja uma pessoa que mereça um voto em processo eleitoral. Eu respeito e convivo com quem vota nele. Quer dizer. Se eu não respeitar uma ideia diferente sobre algo que acredito como será possível a convivência?

Agora, voltamos às políticas culturais de Barra Mansa. Aqui é um vespeiro melindroso. O que eu vou fazer? Conviver. Em paz. É o que nos resta. 

. Qual sua música preferida? E qual música que não sai da sua cabeça?
Cara, hoje eu estou muito seduzido pelo "Sendeiro", o novo álbum da Amplexos. Eu tenho músicas preferidas da semana, do dia, do mês. Sei lá. Mas, hoje, eu te digo, "Cai pra dentro", "Tecnologia" e "Travessia". Essas são músicas especiais que me fazem realmente acreditar que deus cria através dos filhos dele, mesmo que eu escreva deus com letra minúscula.

. Quando foi a última vez que viajou? E para onde?
Olhe, que tipo de viagem você quer saber? Eu viajo diariamente nas ideias que desenvolvo com o Sala Preta, com a Amplexos, com as atividades que desenvolvo no UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), e muito especialmente na companhia dos amigos. Mas acho que você não quer saber desse tipo de viagem, né? Vamos lá. Viagem do tipo se deslocar para outro lugar. Fui pra Espanha em maio de 2015. Fui fazer um curso de produção, políticas e comunicação em artes de rua. O curso é parte do Mater de Criação em Artes de Rua, da Unversitàt de Lleida, em parceria com a FiraTàrrega na Cataluña, numa cidade chamada Tárrega.

. Um lugar que ainda quer conhecer?
Quero conhecer uma tribo indígena da Amazônia. Nunca fui. É só um lugar que posso responder mesmo? Eu quero conhecer tantos lugares, tantos países, tantas comunidades.

. Você tem alguma mania? Se sim, qual?
De organizar as coisas. O tempo todo faço isso.

. Qual foi o último filme que você viu e te fez refletir?
"A espuma dos dias", com Audrey Tautou. Veja.

. Se pudesse entrevistar qualquer pessoa, quem seria?
Nora Johnes, Gilberto Gil, entre outros figurões. Mas sua pergunta me instigou a pensar em gente que já morreu. Fiquei imaginando uma entrevista com D. João VI, Princesa Isabel, Hitler, Osama Bin Laden, Gandi.

. O que você mais valoriza no ser humano?
Os princípios: amor, verdade e liberdade.

. O que não pode faltar na geladeira da sua casa?
Uma lata de leite moça. Queijo. Goiabada. Um tomate. Queijo. Cerveja. Queijo. Uma lata de leite moça. Eu já falei queijo?

. Já perdeu alguma oportunidade com medo de tentar?
Não me lembro de algo marcante desse tipo. Algumas oportunidades que perdi, não foi por falta de tentar. Talvez por falta de empenho, ou falta de tentar mais. Mas, por medo de tentar, não me lembro. Agora, no atual momento presente do tempo agora, estou diante de algumas escolhas para oportunidades que estou com medo das decisões que farei. Se você me perguntar isso em 2017 vou poder dizer se perdi essa oportunidade.

. Qual é o bicho que você morre de medo?
Água-viva. Porquê, né? Mas tenho.

. Para qual pessoa famosa você tira o chapéu? E por quê?
Gilberto Gil. O mundo estava num caminho. Gil nasceu. O curso das coisas mudaram. Ele desenvolveu pensamentos sobre o povo que ampliaram a convivência entre as pessoas diferentes, de forma mais igual. Além do artista que é.

. Para qual pessoa famosa você não tira o chapéu? E por quê?
Caraca! Um monte! Você se refere a uma celebridade, ou a alguém famoso tipo um político? Há muitos políticos famosos, e para poucos eu tiro o chapéu. Bolsonaro é um deles.

. Qual profissional do meio artístico regional você admira?
Você e essas coisas de eleger um. Cara, eu sou intimamente relacionado com os artistas locais. Na minha playlist só tem bandas e artistas regionais, na parede da minha casa só tem obras de artistas daqui, eu vou muito a espetáculos de bailarinos e atores daqui. Então é muito difícil eleger o que mais admiro. Mas te digo uma que é um gênio acanhado pela genialidade, mas um furacão criativo. Bianco Marques, ator e músico.

. Cite alguns trabalhos inesquecíveis?
Já tô rindo muito. Porque muitos dos trabalhos inesquecíveis eu fiz com você, Fabio Soares. E como me diverti! O comecinho de carreira é sempre mais marcante. Nem são os melhores que fizemos, mas são mais marcantes. "O jogo da conquista" e "Doce ou travessura", esses marcaram muito. Outro marcante foi o trabalho que desenvolvi com o Corpo de Dança Eloir Xavier. Foram três espetáculos. "Jovem pelo jovem", "Orgoglio Il Setimo" e "Espelho de Vênus". A viagem para o Equador com o Sala Preta é inesquecível! Foi o começo da realização de um grande sonho de adolescente. Eu sempre quis produzir projetos culturais internacionais. Tanto no exterior, quanto por aqui. Hoje as portas se abriram de um jeito extraordinário. Atuo em diversos países na produção da Tomada Urbana, por exemplo. Há trabalhos importantes na minha vida, como o livro fotobiográfico da grande estrela do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a bailarina Cecília Kerche. Participei da produção desse livro. Acho que jamais vou esquecer da estar na poltrona ao lado de Bibi Ferreira, no ensaio geral da peça "Tango, bolero e chá chá chá", com o Edwing Luisi, Márcia Cabrita e Maria Clara Gueiros, no Teatro Clara Nunes no Rio de Janeiro. Outro trabalho que tenho um carinho especial é a peça "Yolanda", que produzi com a Tamaqui. A lembrança mais gostosa que tenho é de ter trabalhado com a cumplicidade do produtor Thiago Pimentel. Eu tenho muito orgulho de ter trabalhado com ele. Aprendi muito e até hoje tenho admiração especial pelo que faz. Esse espetáculo foi escrito pela Alexandra Garnier, uma grande amiga (mãe de uma grande estrela, a Vick Valentim #soufã). "Yolanda" teve direção do Ernesto Píccolo, um cara sensacional, e no elenco um time de primeira linha, com Teuda Bara do Teatro Galpão, Catarina Abdala, Edward Boggis e Maria Maya. Esse trabalho me possibilitou conhecer a Teuda e me apaixonar por ela. Principalmente por que ela tem uma gargalhada que só se compara à do Fabio Soares e da Bia Luz. Aquelas gargalhadas que já faz a gente rir só de lembrar!

. O que acha da atual política do nosso país?
Sério que você puxa esse papo sem assunto logo depois de um tema tão nostálgico e legal? Mas tem que responder, né? Vamos lá. O Brasil deu errado. Um sistema bicameral é daninho para a governabilidade do país. Política não deve ser carreira, mas um direito de cidadania. Temos muito que aprender com povos que já entenderam formas adequadas de convivência em sociedade. Alguns países europeus, algumas comunidades autossustentáveis da América Latina, alguns estados dos EUA, são referência pra mim. Tive contato com diferentes culturas que me fizeram ver o Brasil com distanciamento. Dessa forma minha avaliação sobre o cenário político brasileiro é bem pessimista. Eu tenho esperança de que o Brasil se transforme em um país amadurecido em relação a temas como o aborto, a maconha, a prostituição, a maioridade penal, o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Aos pouco vejo avanços. Mas são avanços capengas, fantasiosos, mascarados. A coisa é muito nebulosa. Acho que é por isso que me interesso tanto em atuar no setor público. Sou um crítico interessado em aprender sobre o tema, ao ponto de querer pegar pra fazer e mostrar como se faz. Mas sei que não vou mudar tudo que quero, porque nosso país é gigante. Mas não tenho dúvidas de que sou capaz de causar um rebuliço danado no primeiro setor!

. O que você acha do Prêmio OLHO VIVO realizado pelo jornalista Cláudio Alcântara?
Eu acho maneiro demais! Eu me divirto muito a cada ano. É uma festa para encontrarmos nossos amigos, prestigiarmos as pessoas as quais testemunhamos o desenvolvimento, o crescimento. Além de ser uma excelente oportunidade para conhecermos muitos artistas, especialmente os que estão começando e precisam ver a luz da mídia para atingirem um publico significativo. Por exemplo, a banda Amstell eu conheci no Prêmio OLHO VIVO, nunca tinha ouvido falar. Apesar de não ser o gênero que mais gosto, gosto de como são caprichosos e talentosos. Eu gosto tanto do Prêmio que me dispus a contribuir de forma efetiva para seu aprimoramento. Eu gosto de como o Cláudio Alcântara conduz as votações. Ele leva com muita seriedade e é uma pessoa aberta. Eu estou especialmente muito empolgado com a possibilidade de realizar um festival com os artistas premiados deste ano. Geralmente essas atividades acontecem no fim de ano e nem sempre conseguimos acompanhar tudo que acontece. Um festival dessa natureza no começo do ano vai ser um mega acontecimento por aqui. Eu desejo que o Prêmio tenha cada vez mais importância e reconhecimento. (Confira o novo formato e o regulamento do Prêmio OLHO VIVO 2015)

. Deixe sua mensagem para os leitores da coluna "Olhar Vip".
Aqui é um espaço gostoso de estar. Tanto pra nós quando somos os personagens, quanto para os leitores. Dar um rolé por aqui de vez em quando é muito bom. Por isso recomendo a visita periódica. Espero que tenham gostado do nosso papo dessa edição. Um grande beijo em cada leitor. 

HOTinhas.................................................................................................................................................

2

# Modelo na China - Giuliano Meneghin, natural de Barra Mansa, depois de passar um período de férias no Brasil, no fim de junho, retornou para a China, dando continuidade aos seus trabalhos pela East-Starz Models, e pretende ficar durante três meses. Logo após, vai para Espanha e Itália, e possivelmente Alemanha, Londres, Paris, Los Angeles e Nova York. Giuliano é mais um talento da nossa região que merece muito reconhecimento.

3 

# Caravana Taí Para Todos - O apresentador do programa "Taí Para Todos" na Band vai estrear mais um trabalho. Trata-se da Caravana Taí Para Todos, que será realizada em 11 de outubro, no Ginásio do Barra Tênis Clube, com várias atrações, diversão e muita animação. 

# Inauguração Planet Park Kids - Inaugurou na quarta-feira, 22 de julho, o Planet Park Kids, em Volta Redonda, e foi um sucesso o coquetel, que teve assinatura da renomada promoter Ana Paula Delgado. O ambiente traz uma variedade enorme de opções de brinquedos para a criançada: Perdidos no Espaço, Cama Elástica, Brinquedão, Cinema 6D, Arena Laser, Air Game, Area Baby, Basket, Campinho de Futebol, Nintendo Wii com TV de 40``, C Box Kinect com TV de 40``, Giro Nave, Carrossel, Tico Kids, Simulador Race de Carro, Simulador de Moto, Camarim, Fight Soco, Snowboard. O espaço funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h30, e sábados, das 9 às 14h. Parabéns aos empresários Tatiane Souza Sá e Valquimar Leal.

4 

# Rei do Baile - Na quarta-feira, 22 de julho, o ator e modelo Leonardo Moreira participou das gravações do clipe da nova música do MC Sapão, "Rei do baile". MC Sapão mobilizou uma equipe com mais de 130 pessoas, cuja produção foi orçada em cerca de R$ 200 mil. A gravação foi realizada no salão nobre do Fluminense Futebol Club, localizado no bairro das Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, e só terminaram nesta quinta-feira, 23, durante a madrugada. Na foto MC Sapão e Leonardo Moreira.

5 

# Campeão de Jiu-Jitsu - Com apenas 21 anos de idade, o lutador Daniel Esperança vem conquistando seu espaço no jiu-jitsu. Foi medalha de bronze no campeonato brasileiro da modalidade e é o atual líder do ranking na Federação de Jiu-Jitsu Desportivo do Estado do Rio de Janeiro (FJJD-Rio). Com esse currículo, participou recentemente do Campeonato de Jiu-Jitsu By the Sea, na Califórnia, EUA, onde se sagrou campeão na categoria marrom e na absoluto (envolve todos os pesos). Com o sucesso alcançado dentro do tatame, as viagens internacionais estão se tornando frequentes na vida dele. E a People está ajudando o Daniel neste desafio. Ele se matriculou no curso de Inglês da People e está conseguindo falar super bem nos torneios internacionais.

1

 2

# Aniversário do Heictor - No sábado, 25 de julho, o fofo Heictor Dias Perez comemorou seu 1 aninho, com uma festa que teve como tema "O Pequeno Príncipe". Sempre sorridente, o pequenino não me deu trabalho na hora de fazer os clicks vip. Os pais Simone Samara e Miévisk Peres receberam os amigos e familiares na festa que foi realizada no Ano Bom, Barra Mansa.

6 

# Especial Coldplay e U2 no O´AHU em Penedo - No sábado, 25 de julho, a banda A Rebelião, que tem o barramansense Douglas Richa como vocalista, levou ao palco do O´AHU Bar em Penedo um show especial U2 e Coldplay, e também quem arrasou foi a dupla N Johnny e Juan. Marquei presença com meus amigos e amamos o show e o ambiente do bar, que é bem alternativo e diferenciado, com certeza voltarei e super indico curtir a noite no espaço.

 7

# Dancing Days Beneficente - Dia 1 de agosto, no salão de vidro do Ilha Clube, em Barra Mansa, o PAS (Pessoas Amigas e Solidárias) realiza o 9º Dancing Days Beneficente, que traz dessa vez show com a banda pop Madame Zero. O evento começa às 22h, convites a R$ 25 e mesa com quatro convites a R$ 120. Convites à venda na Secretaria do Ilha Clube ou na Rilmo Calçados, em Barra Mansa. 

Rá-Tim-Bum>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Os aniversariantes da semana são:

2

- Maristela Medeiros, 31 de julho

9

- Bruna Lee, 31 de julho

6

- Priscila Rodrigues, 1 de agosto

9

- Rafael Reis, 1 de agosto

______________________________________________________________________

> Para sugestões de pauta (fabiosoaresvip@gmail.com). Site oficial. Instagram: fabiosoaresvip. Facebook. Fan page: Fábio Soares colunista. Snapchat: fabiosoaresvip

Por Fábio Soares  –  fabiosoaresvip@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×