Publicidade

ProMusica

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Eleições 2012

Zoinho leva a disputa para o segundo turno em Volta Redonda

Neto teve 84.082 votos e o candidato da oposição, 72.799; não será nada fácil para nenhum dos lados virar o jogo

Política  –  07/10/2012 21:58

248

(Foto Ilustrativa)

Sem surpresas. Ao contrário do que diziam, não havia a mínima chance de a eleição para prefeito ser decidida no primeiro turno em Volta Redonda. Com apostas em estratégias erradas dos dois principais candidatos, era certa a decepção de muitos eleitores. O dia que antecedeu o pleito vai ficar marcado na história da cidade como um dos mais lamentáveis da democracia no Sul Fluminense. O OLHO VIVO não apoia o atual prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) nem Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR). Por isso, estamos tranquilos para fazer uma análise dos números. O candidato da oposição comemorou o resultado. E está certo, afinal, levar a disputa para o segundo turno, pela primeira vez em Volta Redonda, não deixa de ser uma vitória.

Os números finais da apuração

> 100% dos votos válidos apurados - dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

1 - Neto: 84.082 votos (49,60%)
2 - Zoinho: 72.799 (42,93%)
3 - Jair Nogueira: 8.899 (5,25%)
4 - Dodora: 2.438 (1,44%)
5 - Professora Isabel: 1.314 (0,78%)

. Votos brancos: 4.891 (2.67%)
. Votos nulos: 9.067 (4,94%)
. Total de votos válidos: 169.512 (92,39%)

Os dois candidatos agradeceram aos eleitores pelo Facebook

> Zoinho: “Quero agradecer a cada uma dos 72.779 pessoas que acreditaram nas nossas propostas. Ficamos a 12 mil votos de um prefeito disputando a reeleição com a máquina ao seu favor, com o dobro de tempo no rádio e muito mais recurso financeiro. Quando temos um prefeito disputando a reeleição, a disputa torna-se plebiscitária. Ou seja, quem está satisfeito com o governo vota na situação e quem não está procura um candidato da oposição. A opção de Volta Redonda foi, claramente, pela renovação e alternância de poder. A partir de agora começa uma nova eleição, com apenas dois candidatos. Teremos o mesmo tempo de propaganda eleitoral no rádio. Haverá novas entrevistas e debates na TV. Nossa campanha cresceu muito, ao passo que nosso adversário, que passou a eleição toda cantando vitória no primeiro turno, está perdendo espaço. Temos certeza de que nos próximos 20 dias teremos uma grande virada”.

> Neto: “Amigos e amigas, queria agradecer a todos de coração. Faltou pouquinho para vencermos no primeiro turno, mas a eleição ainda não acabou. 49,60%, com esse número e com 100% de confiança é que vamos para o segundo turno. O povo de Volta Redonda quis e assim é a democracia. Muito obrigado e um beijo no coração. Vamos juntos à vitória!”

A difícil tarefa de capitalizar votos

Na avaliação do OLHO VIVO, não será nada fácil para nenhum dos lados virar o jogo no segundo turno. Zoinho, por exemplo, tem a difícil tarefa de capitalizar os votos de Jair Nogueira. Além, é claro, de alguns eleitores do Neto, votos em branco e abstenções. E Neto vai ter que entender que as coisas não são tão fáceis como ele imaginava. Se encarar esse segundo turno como uma lição, um alerta de que precisa ser mais flexível, e compreender que não vivemos numa monarquia, pode reverter esse quadro. Mas, o mais importante: Que as campanhas dos dois candidatos respeitem os eleitores.

Quem é quem no segundo turno

. Antônio Francisco Neto - PMDB
. Nome para urna:
Neto
. Vice: Carlos Roberto Paiva - PT
. Coligação: Pelo bem de Volta Redonda
. Ocupação: Prefeito
. Escolaridade: Ensino médio completo

. Jorge de Oliveira - PR
. Nome para urna:
Zoinho
. Vice: Rogério Loureiro - PRP
. Coligação: Volta Redonda pode mais
. Ocupação: Deputado
. Escolaridade: Ensino médio incompleto

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • alfredo

    Queremos parabenizar este site "OLHO VIVO", pela matéria inteligente e verdadeira!O prefeito Neto, e todo o seu aparato escudeiro,não esperavam por esta!ZOINHO 22...não é maluco;é um cidadão honrado, humilde e não deixa de ser ohomem público que é...um deputado Federal, que não entrou pelos fundos;e sim pela frente com mais de 44.000votos!Esta condição, aponta um crescimento vertiginoso em sua candidatura;pois, ela mais do que dobrou!Ao contrário do prefeito Neto,que perdeu mais de 7.000 votos do resultado da sua última eleição!Observemos ainda, que 50.4% da população votaam contra o Neto;prova então que ele está perdendo o seu espaço político com seu binômio:"honestidade e competência";concluo então:que o uso da máquina pública,radialistas locais,pastoores evangélicos,governador e vice, do nosso Estado, deputado Albertassi, ex-deputado Nelson Gonçalves, essências de apoios de Brasília etc;não conseguir vencer no primeiro turno,alguma coisa o povo enxergou!Interessante,que alguns candidatos a vereador apoiados por Neto, venceram com votações modestas;o próprio Nelsinho Gonçalves,não chegou nem há 2200 votos!De tudo isto, acho que o prefeito, precisa ser menos arrogante e sentir-se menos poderoso...dinheiro, prestígio, ele tem;mas, o eleitor também sabe distinguir o certo e o errado!ZOINHO 22...á cara do povo! Respeitarei quem for o prefeito,seja Neto ou Zoinho, mas, sem dúvida,VOTO EM ZOINHO 22,como muitos fizeram!

  • MARCOS FIALHO

    VALEU VR PELO AMADURECIMENTO POLÍTICO! A QUANTIDADE DE VOTOS NULOS E BRANCOS É REFLEXO DA INSATISFAÇÃO E DA FALTA DE CONFIANÇA NESSA CLASSE CARA E INÚTIL! DEMOCRACIA PURA JÁ!