Mais do que uma homenagem, a música e o clipe da poesia "José" de Carlos Drummond de Andrade, representa uma boa iniciativa para aproximar a literatura das pessoas. E o lançamento não poderia ser num dia mais apropriado... O dia em que o poeta completaria 112 anos. E, se Drummond estivesse vivo, provavelmente iria entrar no embalo e curtir a música e o videoclipe "E agora, José?".
No dia 31 de outubro de 1902, nascia o grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). E, para comemorar a data, o Instituto Moreira Salles lançou a ideia de instituir um "DiaD - DiaDrummond" que passa a fazer parte do calendário cultural do país.
Sabendo disso, o projeto cultural ALira, que tem como objetivo fazer músicas criativas com as poesias famosas, lança seu primeiro trabalho musical na internet hoje, 31.
- É um imenso prazer divulgar esse poema de Drummond em forma de música, pois trata-se de um poema com uma letra marcante e uma sonoridade agradável - diz Rafael Clodomiro, autor do projeto e compositor da música "José".
- A ideia é que as canções poéticas do projeto ALira sejam populares, simples e fáceis de serem tocadas, cantadas e apreciadas por quem ouvir - completa.
O clipe "José" - lançado hoje, no canal da ALira no YouTube já faz parte do material de homenagens do site específico do #DiaD.
Mais músicas e clipes
As próximas poesias em forma de músicas e os próximos videoclipes que ALira lançará incluem obras dos seguintes poetas: Cecília Meireles, Mário Quintana, Ferreira Gullar, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Gonçalves Dias, Oswald de Andrade, entre outros.
As novidades podem ser vistas na fanpage e no canal do YouTube do projeto.