Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Melhores de 2012

Gacemss é eleito o melhor grupo de teatro da região

Enquete quebra recorde de participação, com 5.730 votos; Cena ficou em segundo lugar e LIATT, na terceira colocação

Crítica  –  08/01/2013 20:31

729

(Fotos: Divulgação)

Grupo foi formado em fevereiro de 2009, no curso

de teatro que Lúcio Roriz ministra no Gacemss

 

Recorde quebrado mais uma vez. A disputa pelo prêmio de "melhor grupo de teatro da região" rendeu 5.730 votos. O Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva) fechou a enquete com 68,24% dos votos. Em segundo lugar ficou o Cena (Centro Experimental de Novos Atores), registrando 16,16% da preferência dos leitores do OLHO VIVO. Na terceira colocação aparece o LIATT, que conseguiu 7,29%. O resultado completo da votação está aqui

O grupo foi formado em fevereiro de 2009, dentro do curso de teatro que Lúcio Roriz ministra no Gacemss. Foram surgindo talentos que a cada aula não queriam ir para casa, gostariam de permanecer no teatro, e aí não teve outra saída, a não ser montar uma equipe de estudos e muito trabalho. Apesar de ter o nome Gacemss, estar instalado nas dependências do Grêmio, o grupo é independente e hoje tem 31 integrantes: 

Rita Procópio, Marcos Miranda, Camila Damasceno, Renata Deco, Maycom Machado, Pedro Cipriani, Helton Lima, Isabour Estevão, Iris Braz, Paolla Ganan, Alberto Bittencourt, Isabella Bittencourt, Malú Araújo, Bruno Zen, Dino Milfont, Douglas Pimenta, Daiane Rodrigues, Patrícia Guido,Tati Sá,Leandro Martins, Débora Cássia, Breno Martins, Clara Alves, Rayana Galhardo, Júlio Santos, Tégno Leonardo, Daniel Morgado, Nicole Gomes, Mariana Vieira, Talles Sampaio e Matheus Castro. 

Confira a entrevista com Lúcio Roriz 

Três concorrentes foram muito bem votados. Você esperava ganhar o prêmio de melhor grupo por votação popular? Algumas pessoas não gostam de enquetes, e até ficam irritadas quando são indicadas. Qual a sua avaliação sobre um prêmio como esse? 

Eu esperava ganhar, sim, porque o grupo é muito coeso e diferentemente do que tenho visto há mais de 30 anos na região (já vi muito grupo começar e acabar) é uma turma que trabalha para a arte, por amor ao que faz e isso só se dá através de muita união e humildade para estar a cada dia aprendendo mais, porque fazer teatro no interior do estado ainda é um grande desafio. Estamos em recesso, mas não paro de ouvir: "Quero teatro, quero teatro!"

Quanto à pessoas que não gostam de participar de enquetes, eu respeito porque elas com certeza têm seus motivos, mas eu fico orgulhoso quando vejo meu nome ao lado de pessoas como o mestre Bernardo Maurício e outros novatos que têm também seu valor, acho que o artista precisa da mídia, precisa de seu nome sendo falado, sendo visto, sendo questionado, afinal, somos pessoas públicas e sabemos que uma enquete objetiva avaliar popularidade e não talento.

Avalio esse prêmio como um grande mérito pelos nossos três anos de trabalho, batemos o recorde de votos de todas as enquetes, e só tenho que agradecer ao grupo pela dedicação e pela magnífica "campanha" feita por todos. 

1

Apesar de ter o nome Gacemss, estar instalado nas dependências
do Grêmio, o grupo é independente e hoje tem 31 integrantes

Qual (ou quais) o(s) trabalho(s) mais significativo(s), o mais gratificante do grupo? 

Em minha opinião todos os trabalhos são importantes, mas posso destacar um que fizemos em uma grande empresa da região sobre segurança do trabalho que emocionou a todos (elenco e público) e recebemos do presidente da empresa uma menção honrosa (e o cachê, é claro). Outro destaque foi agora recente, em 30 de novembro de 2012, no concurso de esquetes promovido pela TV Rio Sul, onde conquistamos o segundo e terceiro lugares com os esquetes "O assalto" e "A velha atriz e a legião estrangeira", também vencedora da enquete melhor espetáculo do OLHO VIVO

Veja Lúcio Roriz atuando

 

Dos grupos indicados na enquete, existe algum que você tenha um carinho especial, admiração? Por quê? Ou outro grupo da região? 

O grupo Cena (segundo colocado) foi fundado por mim, pelo Marcos Siqueira (ele morreu) e pelo Bernardo Maurício em 1985, é o grupo de teatro mais antigo da cidade e eu sempre que posso estou lá para manter o grupo ativo. Então, foi uma satisfação dupla ter o Gacemss e o Cena nas duas primeiras colocações da enquete. 

Como foi o ano em termos de artes cênicas? Faça um balanço de 2012? 

Foi um ano de muito trabalho, onde ensaiávamos praticamente todos os dias, pois tínhamos metas e todas foram cumpridas, certificamos 54 novos alunos, a grande maioria participou de comercias para TV e do elenco da série "Quatro vidas", que será exibida em breve pela TV Bandeirantes, além de 34 esquetes que colocamos no palco, um fato inédito na região. 

Qual o papel do artista hoje em dia na região? Como está o mercado de trabalho? Muitas dificuldades para sobreviver da arte? 

O artista é a mola propulsora do "prazer" alheio, o público conta com ele e ele sabe disso. Quanto ao mercado de trabalho, ainda é muito difícil viver só de arte no interior do estado, mas as leis de incentivo à cultura têm sido determinantes para que os artistas possam sobreviver. Sou do tempo da censura, da repressão, da falta total de apoio da iniciativa privada e pública, fazíamos teatro porque tínhamos absoluta certeza do que queríamos, mas era doloroso conseguir um patrocínio para um simples folder. Ter que apresentar um espetáculo somente para uma pessoa (de cara feia) que ficava com o roteiro na mão "censurando" a palavra "Pô", alegando que poderia remeter a um palavrão. Porra! já penamos. Hoje temos alternativas que antes nem sonhávamos. Vi muita gente talentosa parar, desistir e se frustrar com a falta de interesse de quem poderia e deveria ajudar. Mas nada disso fez com que desistíssemos, no fundo tínhamos a certeza de que éramos muito mais fortes e importantes do que os censores federais e os públicos. 

2

Equipe: Série "Quatro vidas" será exibida em breve pela TV Bandeirantes

E o público? As pessoas estão se habituando a ver espetáculos teatrais? Qual seria o caminho para facilitar o acesso da população às artes cênicas? 

Fazer sempre, esse é o meu lema, não ensaiar erro, buscar parcerias e lutar pelos nossos direitos, com pé no chão e talento no peito. Cobrar das autoridades municipais construção de teatros é besteira, temos que cobrar apoio para a construção de nossos trabalhos e formas de escoar nossa produção. Vai ai uma grande e boa novidade: O Gacemss, em 2013, abrirá toda semana um dia para que grupos artísticos (dança, teatro, musica etc.) possam se apresentar. A hora é esta, é hora de ocupar o espaço e mostrar nosso trabalho. A diretoria do Gacemss está preocupada em valorizar os talentos da cidade e evitar que as pessoas tenham que sair daqui para viver da arte na capital ou em outros lugares. 

Os grupos de teatro na região? O que mudou? Há quem diga que existe certa rivalidade entre eles? Você concorda? Ou não? 

Sempre existiu e sempre haverá rivalidade entre grupos de teatro. Conheço quase todos os grupos da região e sempre digo que esse não é o caminho. Eu acho uma grande besteira isso, porque o melhor no teatro é aquele que faz, pois mesmo sabendo que a gente corre o risco de errar podemos ter a certeza absoluta de que vamos aprender. Quando um grupo critica o outro, é porque não está produzindo nada, então tem tempo de sobra para críticas, eu não tenho tempo, nem paciência pra esse tipo de conduta e sempre oriento meus alunos pra não entrar nessa. Para mim, todos os grupos são valiosos e ganham muito mais fazendo do que falando. 

Qual a linha de trabalho e qual a proposta do grupo? 

3

Meta: Gacemss pretende ser o primeiro grupo profissional da região

Atuamos em vários segmentos, desde teatro escola, empresarial, teatro infantil e adulto. Todos os gêneros teatrais são bem vindos e pretendemos ser o primeiro grupo profissional da região, onde as pessoas viverão de teatro, sabemos que é difícil, mas não impossível e faremos de tudo pra que isso aconteça. 

Projetos futuros? O que vem por aí? 

Temos um projeto profissionalizante de teatro, cinema, TV e vídeo para Volta Redonda e região, que está em fase conclusiva, trata-se de um sonho antigo e que em breve pretendemos realizar. Montar espetáculos teatrais adulto e infantil e outro festival de esquetes também fazem parte de nossos planos.

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

5 Comentários

×

×

×

  • Leandro Martins

    O que falar de Lúcio Roriz, o culpado de tudo isso, tarefinha difícil né.
    O Lúcio é aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria e força de vontade.Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura de atuar.Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade de fato.Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo (nós alunos).Mestre é você, meu professor amigo que me compreende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura .Eu serei sempre um seu discípulo nos palcos da vida.E é com muito orgulho que faço parte desse grupo de sucesso.Parabéns Lúcio( Teatro Garcemss).Parabéns "Olho Vivo" por essa iniciativa de divulgar o trabalho de nós jovens e futuros atores que as vezes somos tão poucos lembrados pelo poder publico da região.


  • Renata Deco

    É muito gratificante ver o trabalho do Lúcio Roriz sendo premiado, faço parte do grupo e vejo de perto como o Fazer Teatro na Região é difícil. Mas pra ele nada é impossível, sempre surpreendendo os alunos e espectadores. Um Diretor de respeito, com um grupo magnífico, atores excelentes, parabéns a todos e vamos juntos nessa caminhada, porque o Teatro não pode Parar!

  • Mais comentários