Publicidade

Premiação 2026

Cinema e Diversidade no Sul Fluminense

Mostra Além das Cores celebra narrativas LGBTQIAP+

Terceira edição do evento amplia alcance nacional, exibe cinco curtas, promove oficina inédita, reforçando a democratização cultural em Volta Redonda

Cena alternativa  –  23/09/2025 09:33

 
mostra

(Fotos: Divulgação)

Quando: III Mostra de Curtas-Metragens Poderes em Cena ocupa o Gacemss 2, no sábado (27 de setembro), a partir das 18h

De Volta Redonda para o Brasil, as histórias que se projetam na tela ganham contornos de resistência, inclusão e pluralidade. No sábado, 27 de setembro, o Gacemss 2 recebe a terceira edição da Mostra de Curtas-Metragens Poderes em Cena - Além das Cores, primeira mostra LGBTQIAP+ da região sul fluminense, que chega renovada, com alcance nacional e entrada gratuita (sujeita à lotação), a partir das 18h.

A cada ano, o evento reforça seu papel de pioneiro ao abrir espaço para narrativas que ecoam vivências e sensibilidades da comunidade LGBTQIAP+. Nesta edição, pela primeira vez, as inscrições foram abertas para todo o Brasil e o resultado surpreendeu: mais de 90 produções inscritas e cerca de 70 participantes de diferentes estados no laboratório intensivo de cinema realizado em três dias, também inédito.

O objetivo é claro: Democratizar o acesso à cultura, fomentar integração social e dar visibilidade artística a atores, produtores e técnicos, estimulando a difusão de curtas-metragens e fortalecendo a cena audiovisual LGBTQIAP+ fora dos grandes centros.

Os filmes em cartaz

Após 30 dias de inscrições, que geraram mais de 120 mil acessos e impressões, e 15 dias de curadoria, cinco títulos foram escolhidos para exibição:

. “Além da Culpa” (DF), de Israel Córdova - Um fazendeiro, após a morte do pai, confronta culpa, desejo e o desafio de viver sua liberdade.
. “A Lua dos Beijos Silentes” (SC), de Mika Queiroz - No rito da comunidade da Lagoa da Consagração, Nino precisa encontrar sua parceira para conquistar a imortalidade, mas a lua reserva surpresas.
. “Efêmera” (RJ), de Rafael Jardim - Melissa transita por amores líquidos, questionando se são mulheres diferentes ou sempre a mesma.
. “Lá na Frente” (PE), de Márcio Andrade - A perda de Raula faz mãe e filho encontrarem formas distintas de atravessar a ausência.
. “Parla Italiano” (RJ), de Rastricinha Dorneles - Gabriela e Julia descobrem a transformação da amizade em amor, até que um transe interrompe o clima e convoca ajuda inesperada.

Arte além da tela

O palco também se abre a performances: a drag queen Tara Wells retorna à mostra, agora ao lado do ator e diretor Rodrigo Hallvys. No bate-papo, confirmados o multiartista e produtor Bruno Chio e a produtora e artista visual Loba Machado, com mais nomes a serem anunciados.

Já no Vale dos Artistas, o público encontrará exposições de ilustrações, colagens, literatura, artesanato, gastronomia e confeitaria temática, todas assinadas por talentos LGBTQIAP+ da região. A novidade fica por conta do artista visual Mariano, que fará caricaturas ao vivo no estilo mangá, em parceria com o Grupo Akai e o Conexão Literária.

Vozes da produção

- Pelo terceiro ano consecutivo, a mostra celebra narrativas e vivências LGBTI em toda sua programação. Este ano, com a abertura de inscrições para filmes e para uma oficina de cinema online, alcançamos mais pessoas por todo o país. Ano que vem, entramos oficialmente nos calendários da Cultura e Turismo de Volta Redonda e isso, pra nós, é emocionante - destaca o produtor e diretor geral Gabriel Sam.

Ele também lembra os desafios:

- Nem sempre somos validados e/ou reconhecidos na região e, pelo terceiro ano consecutivo, conseguimos realizar o único evento de cinema LGBTI local. É uma pena que alguns empresários e empresas ainda não queiram associar seus nomes a um trabalho tão importante.

Todos os filmes, segundo Sam, trazem recortes cotidianos que revelam um ponto em comum:

- Assim como qualquer outra pessoa, nós LGBTs somos iguais.

Bastidores e equipe

A realização envolve dezenas de profissionais e apoiadores. Entre eles, a Promax Produções, Quatro Paredes, Rio sem LGBTIfobia, Agência Foco e Core X, além de parcerias com o Teatro Gacemss, Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, entre outros. A curadoria contou com Letícia Leão, Pedro Paredes, Lucas Cerqueira e Gabriel Sam. A programação completa está disponível no perfil oficial da produção: @dosamproducoes

Quem é quem

. Produção e direção geral: Gabriel Sam
. Coprodução: Promax Produções, Quatro Paredes
. Investidores: Rio sem LGBTIfobia, Agência Foco e Core X
. Apoio: Teatro Gacemss, Mega Entretenimento, Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda, Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda, Volta Redonda sem LGBTIfobia, Studio Rodrigues, T8 Films, Studio BChio, Douglas Pereira Festas e Eventos, Associação Akai e Conexão Literária
. Curadoria: Letícia Leão, Pedro Paredes, Lucas Cerqueira e Gabriel Sam
. Produção de conteúdo: Sara Ribeiro e Thiago Garcia
. Produtores de conteúdo parceiros: Patrícia Guido, Miguel Tavares e Willian Carvalho
. Assistente de produção de conteúdo: Lorena Jim
. Coordenação de produção: Lucas Cerqueira
. Direção de arte: Márcio Rodrigues e Regis Cardoso
. Identidade visual: Pedro Paredes
. Produção backstage: Gabriela Sutil
. Assistentes de produção: Guilherme Rodrigues, Carol Cupertino, Isabely Reduzino e Wesley
. Coordenação de oficina: Lucas Cerqueira e Reginaldo Júnior
. Oficineiros: Claudia Chelque, Loba Machado, Pedro Paredes, Thiago Morelatto, Letícia Leão, Láis Dantas, Maycon Lendel, Gabriel Sam
. Coordenação Vale dos Artistas: Michele Felix
. Consultoria jurídica: Nathany Marques e Gabriel Adame

> Classificação: 16 anos. Data: 27 de setembro. Local: Gacemss 2. Entrada gratuita - sujeito a lotação. Hora: a partir das 18h. 

 

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×