Publicidade

Premiação 2026

Um Dia Inteiro de Atividades Culturais

Fasa leva programação gratuita a Mangaratiba

Show de forró, cortejo, artesanato e muito mais; evento promove atividades que valorizam tradições locais

Cena alternativa  –  04/12/2025 11:56

12217

 

(Foto: Divulgação)

Quando: Dia 6 de dezembro (sábado), das 9 às 21h; Festival de Artes e Saberes das Águas convida o público a vivências coletivas que geram conhecimento

 

Depois da abertura no MAM Rio, e uma edição em Paraty, o Fasa - Festival de Artes e Saberes das Águas segue pelo litoral da Costa Verde e chegará a Mangaratiba no sábado, 6 de dezembro, para um dia inteiro de atividades culturais gratuitas que unem memória, sustentabilidade e arte. O festival vai ocupar a cidade com passeio guiado, feiras, oficinas e apresentações musicais imperdíveis, incluindo um show de forró com dois grandes nomes do ritmo: o acordeonista Marcelo Caldi e o cantor e compositor Marcelo Mimoso. Idealizado e com direção artística de Pablo Castellar, em sua segunda edição, o evento se consolida como um espaço de arte, educação e sustentabilidade, sempre tendo a temática das águas como principal inspiração.

O projeto, em seu circuito Rio de Janeiro, Mangaratiba e Paraty, conta com patrocínio da Repsol Sinopec, por meio da Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais e realização de Artemundi Produções Culturais, Ministério da Cultura e Governo Federal - Do Lado do Povo Brasileiro. O projeto conta com o apoio institucional da Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Cultura.

- O Fasa busca transformar a experiência cultural em um mergulho coletivo, reunindo artistas locais e saberes tradicionais em diálogo com diferentes linguagens artísticas, para gerar conhecimento, fortalecer memórias e inspirar novas formas de relação com as águas e com o território - afirma Pablo Castellar.

Programação terá shows de Marcelo Caldi e Marcelo Mimoso

A programação em Mangaratiba começa às 9h, no Passeio Fasa, com Mirian Bondim, arqueóloga e historiadora, que vai conduzir o público numa caminhada de conhecimento sobre as águas da região. A atividade ainda contará com intervenções artísticas inspiradas nas águas e nas tradições locais, partindo da praça na altura da ponte que dá início à Avenida Frei Afonso. A caminhada segue até a Boca da Barra.

Entre as intervenções, o público vai conhecer a capoeira de Paulo Dendê e a dança popular de Marina Barros, coordenadores do Cedicab (Centro de Estudos e de Divulgação da Cultura Afro). Além disso, a cantora Pê Rodrigues também se apresentará.

A partir das 14h, o Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba se torna o grande ponto de encontro do Fasa em Mangaratiba. Na Alameda (pátio descoberto), acontecerá até 21h a Feira EncantoArt, além da Mostra de Artes e Saberes das Águas, que vai reunir artesãs, artistas e expositores da região, em um espaço dedicado à criação manual, diversidade artística e valorização da cultura local. O espaço ganhará novos contornos com as criações de Marcelo Firmino, Nelson Guerra e Thaís Machado, que revelam a essência da cultura caiçara, com objetos que carregam a delicadeza de quem tem as águas como modo de vida. No evento, o público poderá conhecer de perto seus trabalhos e processos de criação.

Também das 14 às 21h, a biblioteca do Ciep receberá a exposição de fotografias e pinturas em vídeo-projeção, com trabalhos dos artistas locais Priscila Alves da Silva e Fábio Rodrigues nas fotografias, e de Gilmara Ribeiro e Letícia Mozo nas pinturas.

Ainda às 14h, no Centro Cultural Pomar da Casa Branca, o público poderá acompanhar o cortejo dos Gigantes de Mangaratiba, coletivo que utiliza a arte da perna de pau para celebrar tradições populares e fortalecer a identidade cultural da Costa Verde.

A programação de oficinas começa às 14h30, com a oficina de fantoches conduzida por Gilmara Ribeiro; às 15h, oficina de jongo com Barbara Guerra, fortalecendo a transmissão de saberes e práticas tradicionais; e às 15h30, acontece a oficina de pintura com Letícia Mozo. Todas as oficinas estarão nos pátios do Ciep.

No palco montado na quadra esportiva, a música começa às 16h30 com o Grupo Cultural Filhos da Marambaia, que apresenta expressões da cultura quilombola da Ilha da Marambaia. Em seguida, às 17h, acontece o show do artista local Daniel Soares, seguido por Danielle Valente, às 17h45, ambos com repertórios inspirados nas águas da região.

Às 18h30, o festival promove o Fasa Reflexões, uma roda de conversa sobre memória, ancestralidade e tradições de Mangaratiba, reunindo Mirian Bondim, Barbara Guerra, Daniel Soares e Danielle Valente, com mediação do diretor artístico Pablo Castellar.

Encerrando a noite, às 20h, o palco recebe o aguardado show de forró com Marcelo Caldi e Marcelo Mimoso, dois nomes fundamentais do ritmo, em uma apresentação vibrante que celebra a cultura popular e marca o encerramento do evento.

- O Fasa nasce da ideia de que a arte pode atravessar todos os espaços da vida em comunidade, conectando artistas e público em torno das águas como fonte de conhecimento, memória e transformação - enfatiza Pablo Castellar.

O que é o Fasa

Nascido em 2024, idealizado e com direção artística de Pablo Castellar, o Fasa busca levar, de forma lúdica e multissensorial, as artes e os saberes das águas a diferentes regiões e públicos, promovendo a conscientização sobre sua importância vital. Por meio de ações que valorizam costumes, tradições e práticas culturais, o Festival propõe caminhos para estimular o sentimento de preservação e responsabilidade ambiental, destacando a água como um recurso fluido, moderno, sustentável e essencial para todas as gerações. Essa é a segunda edição do Festival, que em sua primeira jornada, realizou um circuito por seis municípios do interior do Estado de São Paulo. Além das atividades presenciais, o Fasa ainda leva um conteúdo diversificado sobre as águas para o universo online com o “Fasa Digital”, em que pessoas de qualquer lugar podem assistir aos “Concertos Fasa” em alta resolução, além de conteúdos como a websérie “Água na Boca”; a série “Caminho das Águas”; e o podcast “Água com História”.

Confira a programação completa

. 9h às 10h30 - Passeio Fasa: Caminhada cultural com a guia Mirian Bondim e participações de Paulo Dendê (capoeira), Marina Barros (dança popular) e Pê Rodrigues (música). Local: Partindo da praça na altura da ponte que dá início à Avenida Frei Afonso, até a Boca da Barra;
. 14 às 21h - Exposição de fotografias com Priscila Alves da Silva e Fábio Rodrigues e pinturas em vídeo-projeção com Gilmara Ribeiro e Letícia Mozo. Local: Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Biblioteca;
. 14 às 21h - Feira EncantoArt + Mostra de Artes e Saberes das Águas. Local: Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Alameda (Pátio descoberto);
. 14 às 15h - Cortejo Gigantes de Mangaratiba - Local: Centro Cultural Pomar da Casa Branca (Rod. Luiz Ascendino Dantas, s/nº);
. 14h30 às 16h - Oficina de fantoches com Gilmara Ribeiro (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Pátio coberto);
. 15 às 16h - Oficina de jongo com Barbara Guerra (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Pátio coberto);
. 15h30 às 17h - Oficina de pintura com Letícia Mozo (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Pátio coberto);
. 16h30 às 17h - Grupo Cultural Filhos da Marambaia (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Quadra esportiva);
. 17h às 17h30 - Daniel Soares (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Quadra esportiva);
. 17h45 às 18h30 - Danielle Valente (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Quadra esportiva);
. 18h30 às 19h45 - Fasa Reflexões: Roda de conversa sobre memória e tradições de Mangaratiba, com Mirian Bondim, Barbara Guerra, Daniel Soares e Danielle Valente, sob mediação do diretor artístico Pablo Castellar (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Quadra esportiva);
. 20 às 21h - Marcelo Caldi e Marcelo Mimoso (Ciep 294 Cândido Jorge Capixaba - Quadra esportiva). 

Fasa nas redes sociais: Instagram | Facebook | YouTube

 

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×