(Fotos: Divulgação)
Willian Carvalho teve contato com o estilo e trouxe à região
profissionais de destaque para trocar informações e técnicas
Equilíbrio, postura. Desperta a sexualidade e ajuda na autoestima. A dança é recente na região. O stiletto chegou há cerca de um ano e meio. Willian Carvalho teve contato com o estilo e trouxe profissionais de destaque para trocar informações e técnicas desse estilo. Diz que foi ele o primeiro a dar aulas regulares, fazer intercâmbios e trazer a essência do stiletto para o Sul Fluminense.
Não sabe do que se trata? É uma dança que utiliza do salto nas coreografias, apropria-se de outras duas danças: o vogue (dança com poses) e wacking (movimentação bem dinâmica dos braços). Adicione um toque de feminilidade e o salto temos o stiletto. Tem origem nos Estados Unidos. Madonna abriu sua mais recente turnê, "MDNA", com um impactante número de stiletto.
Veja o vídeo com a performance da Madonna
- Sabemos que Dana Foglia, uma das coreógrafas da cantora Beyoncé, é um ícone do stiletto mundialmente - fala.
Em Volta Redonda, Jhojo Ruarez, Zéeh, Mellany Lima e Willian Carvalho mostraram recentemente um pouco desse estilo na "Quinta Cult", no Cana Café.
Willian Carvalho é coreógrafo, dançarino sindicalizado e estudante de educação física. Tem 23 anos, há quatro, começou a dançar, e escolheu a área de danças urbanas. Apaixonou-se pelo jazz, começou a fazer balé e contemporâneo. Foi premiado no Festival Internacional em Barra Mansa (Dança Urbanas), Prêmio do Conselho Brasileiro de Dança (Dança Livre). Participou de workshop da cantora Beyoncé (street jazz e hip hop).
Veja o making of do vídeo para o programa "Plugue"
Confira a entrevista com Willian Carvalho
Dança no salto tem origem nos Estados Unidos; Madonna abriu sua
mais recente turnê, "MDNA", com um impactante número de stiletto
Como está sendo a receptividade a esse tipo de dança aqui na região?
A maioria gosta e admira o trabalho, demonstra interesse em aprender, ainda mais que a mídia ajuda muito com coreografias, por exemplo, das cantoras Beyoncé, Anitta, que usam saltos em suas performances.
Quem pode praticar?
Todos podem praticar, independente da idade.
Existe algum tipo de restrição?
Poderia ter, se o caso fosse ligado à saúde do praticante, alguma impossibilidade na utilização do salto, mas sem qualquer restrição de gênero e orientação sexual.
É mais voltado às mulheres?
A dança é para todos e o stiletto também, a dança pede um toque de feminilidade, mas o homem também consegue desenvolver muito bem. Muitos homens fazem aulas e estão na mídia devido à pratica do stiletto, no Estado do Rio de Janeiro temos o exemplo de Raphael Centurião.
Foram as divas pop que popularizaram o stiletto, isso pode ser apenas um modismo?
Contribuíram muito na popularização do estilo, principalmente Beyoncé, que é um grande ícone da dança.
Willian Carvalho é coreógrafo, dançarino sindicalizado e estudante de educação física
Ou o stiletto veio para ficar?
O stiletto veio para ficar, tenho certeza de que crescerá muito ainda.
Existe mais de um grupo/professor na região?
Sim, estão crescendo os profissionais de stiletto, grupo somente um, que eu organizo, amigos e pessoas que gostam desta modalidade.
Qual o preço médio para se aprender?
Varia muito, de acordo com o nível de qualidade técnica do professor, condição do espaço. Aqui na região já vi preço de R$ 40 duas vezes na semana e R$ 100, também duas vezes na semana.
Os homens praticam o stiletto como gênero de dança, ou apenas como show, como performance?
Sim, praticam aulas para obter qualidade técnica e muitos querem dar aula de stiletto, existem inúmeros homens que se destacam pela habilidade de andar de salto e se tornarem uma diva do stiletto, como Raphael Centurião (Niterói), Assiny (Rio de Janeiro) e Daniel Lourenço (Três Rios).
Existe o preconceito contra homens que praticam dança, isso é um fato. Contra homens que praticam stiletto isso é ainda maior?
Existe. Paradigmas como esses devem ser dissolvidos, já enfrentei isso até dentro do meu município, de autoridades do Executivo, na faculdade, professores de dança. Tenho certeza da minha personalidade e meu foco profissional, tenho um objetivo como profissional da dança: me tornar completo, aprender e dominar o máximo de estilos possíveis, e isso inclui stiletto.
Projetos. O que vem por aí?
Muitas metas para este ano, lançamentos de vídeos, fotos, workshop e performances que prometem. Acabei de iniciar um curso de dança no Rio para trazer o que há de novo e qualidade técnica para meus alunos na região.
Serviço
"O stiletto veio para ficar, tenho certeza de que crescerá muito ainda"
> Onde aprender o stiletto na região - Studio Daiane Marques (Volta Redonda) - Professor: Willian Carvalho. Rua: 558, n. 70. Bairro: Aterrado (em cima do Espoleto, ao lado da prefeitura). Telefones: (24) 9-9945-8232, (24) 9-8158-5212 e (24) 9-8845-8883.
Academia M. Periquito (Resende) - Telefone: (24) 3354-1606. Professor: Willian Carvalho. E-mail: (willian.quatis@yahoo.com.br). Sábados, às 10h. Idade: a partir de 14 anos.
Academia Dinâmica do Corpo (Quatis) - Telefone: (24) 9-9942-3521. Professor: Willian Carvalho. Quintas e sextas-feiras, às 15h. Idade: a partir de 11 anos.
Projeto Vem Dançar (Porto Real) - Professor: Yuri Willon (24) 9-9909-9013. Terças, quintas e sextas-feiras, de 1 às 4h. Idade: 12 a 24 anos.
Centro de Dança Resende - Telefone: (24) 3354-6273. Responsável: Andrea Souto.
Saiba as novidades no Facebook do artista.