<

Publicidade

Premio

Sexta Edição

Evento une povos por amor à língua portuguesa

EPLP conta com palestras, apresentações poéticas, musicais e lançamento de antologia comemorativa

Cena alternativa  –  02/09/2019 20:37

 

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

A capa do livro; registro da V EPLP, na Biblioteca Museu Nacional do Desporto (Lisboa), em setembro de 2018; e foto clicada na V EPLP - Luanda CPLP

_______________________________________________________

Unir povos e homenagear a língua pátria. Esses são os objetivos do VI Encontro de Poetas da Língua Portuguesa, que acontece a partir do dia 5 de setembro, no Rio de Janeiro. O evento conta com palestras, apresentações poéticas, musicais e lançamento de antologia comemorativa. Além do Brasil, a edição será realizada na África, em Guiné-Bissau, dos dias 18 a 21, e na Europa, em Lisboa, de 26 a 28. Gratuito e aberto ao público, as inscrições são feitas pelo e-mail (encontrodepoetasdalinguaportuguesa@hotmail.com). 

Segundo mentora e organizadora da iniciativa, a cantora e poeta brasileira Mariza Sorriso, o projeto nasceu em 2013. Desde 2014, vem sendo realizado, anualmente, nas cidades do Rio de Janeiro, Lisboa e numa capital de língua portuguesa em solo africano. 

- Por exemplo, em 2017, foi em Maputo. Em 2018, em Luanda. A partir deste ano conta com o Apoio Institucional da CPLP. 

_______________________________________________________ 

Encontro acontece a partir de 5 de setembro no Real Gabinete Português. Dias 6 e 7, no auditório do Museu da República. 

_______________________________________________________

Mariza comenta que uma das propostas do projeto é promover a inclusão. Segundo ela, os encontros sempre apresentam poetas das mais variadas idades e níveis de vivência poética, renomados e premiados doutores e PHDs em Letras, ao lado de poetas neófitos. 

- Mais de duas centenas tiveram seus dons poéticos despertados através dos nossos Encontros, alguns já com destaque internacional. Até a quinta edição contávamos com mais de 2.000 poetas participantes. 

O evento também conta com o lançamento de uma antologia comemorativa: “A Poesia na Rota dos Camões”. O livro conta com a participação de 142 poetas dos países lusófonos. A obra faz homenagem a importantes artistas, como a poeta e romancista brasileira Maria Firmina dos Reis, o poeta guineense Vasco Cabral e as portuguesas Sophia de Mello Breyner Andresen e Amália Rodrigues pelo centenário. 

Programação 

A abertura do VI EPLP acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 05 de setembro, às 14h, no Real Gabinete Português. Em seguida, nos dias 6 e 7, segue para o auditório do Museu da República. 

Em Guiné-Bissau, o evento será nos dias 18 a 21, no Centro Cultural Brasileiro, no Centro Cultural Franco-Bissau Guineense, no Centro Cultural Português - GB e na Casa de Vasco Cabral. A organização do EPLP ainda visita a Instituição máxima da Cultura, Pindjiguiti, Fortaleza de Amura, Museu da Luta de Libertação Nacional, Presidência de República. 

Já em Lisboa, o projeto será realizado, dia 26, na Sede da CPLP, Fundação Casa de Amália Rodrigues, e, dia 28, na Biblioteca do Museu dos Desportos. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×