_______________________________________________________
Com duração de 14 minutos, vídeo idealizado por André Whately reúne informações sobre o período em que o “Poetinha” frequentou a região das Agulhas Negras
_______________________________________________________
A relação do poeta Vinicius de Moraes com a região das Agulhas Negras, mais precisamente Itatiaia e Resende, é o tema do vídeo “Vinicius de Moraes em Itatiaia”, lançado esta semana no YouTube. Projeto do ator, diretor e produtor André Whately, que há quase 30 anos apresenta o espetáculo “Vinicius de Moraes… É Demais!”, o curta-metragem documental foi um dos contemplados pelo edital Cultura Presente nas Redes, lançado durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.
Com duração de 14 minutos, o vídeo idealizado por André Whately reúne informações sobre o período em que o “Poetinha” frequentou a região das Agulhas Negras, local que conheceu aos 18 anos, convidado pelo amigo da Faculdade Federal de Direito do Rio de Janeiro, Otávio de Farias, que teve papel fundamental no despertar artístico de Vinicius de Moraes. Na serra do Itatiaia, o poeta escreveu poemas, cartas e livros.
Veja o curta “Vinicius de Moraes em Itatiaia”
Segundo André Whately, a ideia de inscrever o projeto no edital do Estado surgiu naturalmente.
- Há 27 anos apresento um espetáculo poético-musical sobre a obra de Vinicius, e durante todo esse tempo estudei e pesquisei bastante sobre sua vida e seu trabalho artístico. Algumas das informações contidas no curta eu acabei incorporando ao espetáculo, pois achei importante destacar sobre sua vivência na região no início dos anos 30.
Além da participação de André Whately, que conta a história do poeta em Resende e Itatiaia, o vídeo tem as presenças de Laís Amaral, Marie Louise Goransson, Andréa Brandão e Augusto Martins, que se revezam na leitura de cartas, textos e poemas escritos pelo homenageado. Desde 2018, o município de Itatiaia instituiu a Semana Vinicius de Moraes, com o objetivo de celebrar e divulgar a obra do poeta e sua ligação com a cidade.