(Foto: Divulgação)
Tecnologia: Por meio das ferramentas da internet, foi possível tornar as apresentações ainda mais democráticas e abrangentes, excluindo as fronteiras geográficas
Com o distanciamento e o isolamento social impostos pelas medidas sanitárias para prevenção do novo coronavírus (Covid-19), a Cia Ballet de Câmara, idealizada e mantida pela ArteMagia, buscou formas de continuar se mantendo ativa, como relata a coordenadora geral da Associação Cultural, Viviane Almeida.
- Diante de um cenário atípico, onde nenhum de nós foi preparado para enfrentar, tivemos que usar a criatividade para nos adaptar. Apesar das dificuldades, cada ser humano, cada instituição, cada sistema, precisou se reinventar. Nós, da Companhia Ballet de Câmara também fizemos nossa parte. Entramos no ensino remoto e aos poucos fomos nos familiarizando com a tecnologia e suas possibilidades. Nosso próximo passo foi criar coreografias à distância e publicar nossas apresentações.
A partir desse momento foram realizadas apresentações online, transmitidas pelo canal do YouTube da Associação Cultural ArteMagia em formato de solos, duplas ou com mais integrantes. A imersão nesse universo online trouxe o espaço que a Companhia procurava para desenvolver novos trabalhos. Por meio das ferramentas da internet, foi possível tornar as apresentações ainda mais democráticas e abrangentes, excluindo as fronteiras geográficas.
- Hoje já faz parte do nosso cotidiano esse novo modo de funcionar, abrindo outros leques de opções. Do Médio Paraíba para o Mundo - reforça Viviane.
O que é a Cia Ballet de Câmara
A Cia Ballet de Câmara foi criada em 1985, sendo a primeira Companhia Profissional de Ballet da cidade de Barra Mansa e, segundo a coordenadora geral da Associação Cultural ArteMagia, Viviane Almeida, uma das mais importantes companhias de dança da região, com histórico de espetáculos originais apresentados gratuitamente e montados exclusivamente com bailarinos formados na cidade.
- A Cia atua como um espaço democrático, de complementação e aperfeiçoamento no estudo de dança, para jovens provenientes de projetos sociais da região do Médio Paraíba, além de contribuir com a democratização da cultura e formação de plateia, por meio de apresentações gratuitas e itinerantes. A Cia, voltada para atender jovens talentos, que em sua grande maioria não teriam como arcar com os custos de um ensino técnico, amplia possibilidade no mercado de trabalho para aqueles que já galgaram um alto nível no processo de estudo da dança e desejam permanecer e fazer da dança não só sua fonte de renda, mas opção de vida, sem sair do interior do Estado do Rio de Janeiro.
A Associação Cultural ArteMagia é Ponto de Cultura e o Projeto Cia Ballet de Câmara é patrocinado pelas empresas Saint Gobain Canalização e CCR Nova-Dutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Federal da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.
