Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Trabalho Online

Garoto Cidadão estreia websérie baseada em literatura de cordel

Quatro episódios irão ao ar em janeiro, sempre aos sábados, às 15h, e ficam disponíveis no YouTube

Cena alternativa  –  14/01/2021 19:41

WhatsApp Image 2021-01-11 at 11.41.45_1
 

(Fotos: Divulgação) 

_______________________________________________________

“Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão” é composta por 25 educandos e educandas 

_______________________________________________________

“A força não é necessariamente a arma que temos para reivindicar e nos posicionar sobre os nossos direitos”. Essa é a mensagem principal de “Lamparina e Zé Bonito, uma história de amor no sertão”, websérie que estreou em 9 de janeiro, na página do Centro Cultural Fundação CSN e está disponível no YouTube. Segundo a educadora responsável pelo teatro/autora do texto, Daniele Camargo, a série foi produzida pelos educandos e educandas do Garoto Cidadão Volta Redonda e é inspirada na literatura de cordel. São quatro episódios que irão ao ar em janeiro, com estreia sempre aos sábados, às 15h. “Lamparina e Zé Bonito” é composta por 25 educandos e educandas. A direção do vídeo é assinada pelos professores de comunicação, Marco Túlio, e de dança, Letícia Costa. 

- O roteiro foi escrito primeiro em forma teatral, depois dividido em quatro partes e adaptadas para uma série. Os episódios são curtos, com duração média de nove minutos por episódio, para assim termos uma melhor interação com o público e deixar um gostinho de quero mais para quem assiste. Cada episódio tem um título que desperta um pouco a curiosidade sobre o que o espectador vai assistir naquele capítulo - explica. 

. Episódio 1: Não existe rosa sem espinho
. Episódio 2: Não cutuque a onça com vara curta
. Episódio 3: Quando um não quer, dois não brigam
. Episódio 4: Água mole em pedra dura tanto bate até que fura 

- A ideia da websérie surgiu depois do Encontro de Educadores, realizado pela Fundação CSN, que trazia uma oferta de trabalharmos a literatura nas suas diversas formas, dentro dos objetivos pedagógicos de 2020. O texto levou dois meses para ficar pronto. Sua produção foi extremamente minuciosa, pois todas as frases tinham que trazer a rima presente, uma característica central da literatura de cordel - conta. 

 WhatsApp Image 2021-01-11 at 11.42.03

Websérie fala de revolução: força x poesia e deixa uma mensagem de esperança

O processo remoto se deu por três meses, de agosto a novembro. Foram necessários, de acordo com Daniele, dois ensaios presenciais para findar marcações e ajustes. As gravações foram realizadas nas três primeiras semanas de dezembro e as edições ainda estão sendo finalizadas. A proposta é fazer um resgate da literatura de cordel e da cultura nordestina.

- Pensamos na literatura de cordel porque é um gênero que ainda não tínhamos trabalhado com os educandos e educandas, e nos remete ao nordeste, com suas músicas, danças, poesia, rimas e alegria - comenta.

A websérie fala de revolução: força x poesia. Daniele enfatiza que a ideia central é provocar, por meio da arte, uma revolução reflexiva sobre o outro.

- Nós sempre deixamos uma reflexão para o público. Gostamos de dialogar e construir os nossos processos por esse caminho. Nesta websérie em específico, a gente traz a história baseada na literatura de cordel e na cultura nordestina, mas deixamos uma reflexão para quem assiste.

Assista ao 1°episódio: "Não existe rosa sem espinho"

Pandemia exigiu adaptação

Educandos e educadores se adaptaram na pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e produziram a história, mantendo a tradição de encerramento das atividades do projeto social todo o fim do ano. Daniele Camargo conta que o processo foi bem rico.

- Disponibilizamos aos educandos da especialidade vídeos, músicas e curiosidades sobre a literatura de cordel, dentro das nossas aulas online. Eles nos enviavam vídeos com as coreografias, com os personagens ganhando vida, cantando e tocando as músicas, e os educadores de cada área iam alinhando com eles o que precisava ser melhorado, tudo de forma remota. Foi bem desafiador.

As produções, segundo Letícia Costa, seguiram todos os protocolos contra a Covid-19.

- Todos os protocolos de segurança foram tomados, como o número limitado de educandos e educandas por ensaio, a aferição de temperatura no momento da chegada, o uso constante de álcool gel e da máscara. Foi um processo completamente diferente de tudo que já vivenciamos, pois não podíamos estabelecer contato físico, devido às exigências de distanciamento de 1,5m. Devido a isso, tivemos dificuldades em realizarmos algumas marcações cênicas e coreográficas.

Quem é quem na websérie

Personagens

. Lamparina: Anna Gama
. Zé Bonito: Wenderson Muniz
. Doroteia: Mariane Nascimento
. Rosinha: Luiza Melo
. Chico Cambito: Gabriela Carvalho
. Venta Fogo: Maria Eduarda Souza
. Pé de Rodo: Leonardo Castilho

Dançarinos e elenco de apoio

. Sarah Silva
. Gustavo
. Nalanda Beatriz
. Ágata
. Thalia Maria

Coral

. Fábia
. João Andrade
. Gabriel Leiroz
. Maria Eduarda Souza
. Katrina

Equipe de comunicação

. Ryan Fialho
. Luiza Melo

Sopros

. Asafe
. João Carlos
. Fabrício
. João Paulo
. Suzana
. Jairo
. Isabelly
. Fellipe
. Marcus
. Milena

Tambores de Aço

. Quézia
. Arthur Antero
. Laís
. Davi
. Augusto
. Michele

> Acompanhe a estreia dos próximos episódios na fanpage do Centro Cultural Fundação CSNVeja a websérie no canal do Garoto Cidadão no Youtube.

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Marco Túlio Carvalho

    Humor, amor e encantamento em tempos difíceis.
    Agradecemos pela matéria, Cláudio Alcântara.