Publicidade

Premiação 2026

Reinvenção

Festival Tons da Dança Volta Redonda ganha versão virtual

Inscreva-se até o dia 31 de agosto; quem for selecionado participa da Mostra Artística Online, de 11 e 12 de setembro, e ganha prêmios em dinheiro

Cena alternativa  –  21/08/2021 17:54

10129

 

(Foto: Divulgação)

Festival selecionará 15 coreografias que serão exibidas no canal de um dos parceiros do evento no YouTube

 

Realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, o Festival Tons da Dança Volta Redonda selecionará coreografias que participarão da Mostra Artística Online, nos dias 11 e 12 de setembro, com direito a prêmios em dinheiro. A realização é de Cleide Salgado, em parceria com a Associação Cultural ArteMagia e a Secretaria Municipal de Cultura. Se você é coreógrafo, tem um grupo de dança ou é bailarino solo, inscreva-se até o dia 31 de agosto. As inscrições são gratuitas. O Festival selecionará 15 coreografias que serão exibidas no canal de um dos parceiros do evento no YouTube. 

- Em tempos de pandemia (novo coronavírus/Covid-19), sempre tem um balé, um filme, uma série, uma novidade na internet, uma peça de teatro recriada para o espaço digital. Com a Lei Aldir Blanc, está sendo possível reavivar o Tons da Dança, oferecer arte de qualidade e compensar financeiramente os artistas. Só podemos comemorar com alegria esta possibilidade. Estamos loucos para ver muitos bailarinos, grupos e coreógrafos brilharem no espaço virtual - diz Bete Spinelli, presidente do Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro. 

Exposição 

A Exposição Tons da Dança reúne obras dos artistas Adriana Jacob, Ana de Nigris, Claudia Jacob, Mirthes Ballod e Tonon, de 3 a 30 de setembro. A grande novidade é a visita virtual, que poderá ser acessada no canal da Associação Cultural ArteMagia (visite aqui).

As mais diversas expressões da arte 

> Festival Tons da Dança tem mais de 400 coreografias inscritas (em 2015)
> Festival Tons da Dança abre inscrições para oficinas (em 2015)
> Inscrições para o Festival Tons da Dança podem ser feitas até 10 de setembro (em 2015)


O Tons da Dança foi lançado em 2015, realizado no Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí, com participantes do Brasil inteiro. Naquele ano, as oficinas foram ministradas pela primeira-bailarina Cecília Kerche (balé clássico), Caio Nunes (jazz) e Ugo Alexandre (danças urbanas), entre outros. 

- Foi uma experiência fascinante. Nossa palavra mágica é “tons”. Esses tons podem ser musicais, podem referir-se à paleta dos pintores e aos distintos tons que se pode obter numa fotografia, por exemplo, ou mesmo em artes digitais. Mas estes são apenas exemplos, pois os tons da vida e da arte são infinitos - comenta Cleide. 

O pintor Francês Édgard Degas, conhecido como “o pintor das bailarinas”, foi o homenageado na primeira edição do Tons da Dança, brindado com releituras de sua obra por vários artistas, numa exposição. A homenagem se renova nessa versão itinerante e digital. 

- Vamos ter exposição também, sem releitura, mas as famosas bailarinas de Degas serão lembradas. Para o futuro, podemos escolher à vontade, pois em todos os espectros da arte há novos tons a descobrir para iluminar a dança - enfatiza. 

> Festival Tons da Dança Volta Redonda. Inscrições até 31 de agosto (clique aqui para se inscrever). Online: 11 e 12 de setembro. Às 10h: Artistas convidados, palestras e oficinas. Às 14h: Artistas convidados, oficinas e Mostra Artística. Assista aquiExposição Tons da Dança - De 3 a 30 de setembro. Visitação virtual.

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×