Publicidade

RH

Olho Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Amor e União

Movimento Arte Bar - Resistência cultural em Volta Redonda

Projeto do artista visual Zaqueu Pedroza reúne artistas de segmentos variados: artes visuais, dança, performance, culinária, moda e música

Cena alternativa  –  01/11/2021 18:23

10216

 

(Foto: Divulgação)

“Atribuo o sucesso da iniciativa ao respeito pelos trabalhos de cada um; uma proposta pública e de possíveis vendas, visibilidade, crescimento”

 

Resistência. Essa é a palavra que define o Movimento Arte Bar, projeto do artista visual Zaqueu Pedroza que vem conquistando cada vez mais adeptos em Volta Redonda. Em novo formato, ao ar livre, como uma feira, a 11ª edição foi realizada em setembro, e a próxima já tem data marcada (clique aqui para acompanhar as novidades, atrações, local, dia e horário). Mais de 40 artistas, de segmentos variados, participaram da iniciativa, desde o início do evento, que nasceu em meados de 2017. 

- O Movimento Arte Bar acontecia no Metamorphose, na Colina, e agora estamos no Barbudo´s Bar (bairro Aterrado, Avenida 17 de julho, 280/292). A ideia surgiu como uma quase aventura de levar arte e cultura em espaços públicos que não fossem especialmente destinados para isso - conta.

Foram realizadas dez edições no Metamorphose Bar, mas com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em 2019, a 11ª edição teve que ser cancelada.

- Com a maioria da população já vacinada, dei continuidade ao evento, no Barbudo´s, convidando alguns artistas que participaram de edições anteriores. Todos os expositores que participam estão vacinados e seguimos o protocolo de segurança, com o uso de máscaras e higienização. Estou muito tranquilo e feliz com esse novo local. O Alexandre (proprietário do bar) acolheu e entendeu bem a ideia. O atendimento é feito com muito respeito e simpatia. É um bar que também agora começo a frequentar.

O que é o Movimento Arte Bar

A proposta do Movimento Arte Bar, segundo Zaqueu Pedroza, é reunir artistas: artes visuais, dança, performance, culinária, moda, música e afins.

- É democrático! Na próxima edição, participarão 12 artistas que serão divididos em sete mesas, e mais duas duplas musicais. Alguns desses artistas entraram em contato comigo e fui viabilizando a possibilidade do espaço. Não contamos com patrocinadores. Tudo é apoio mesmo, sem taxas ou porcentagem a ser dividida. O que vender é pra conta de cada um. Aos músicos, é pago um cachê.

O evento começa às 10h e os expositores ficam livres para escolher o horário de encerrar suas atividades - geralmente, de acordo com Pedroza, quando começa a anoitecer. Para os músicos são dois horários: 13h às 15h30 e 17 às 20h. O bar encerra as atividades às 22h.

Como participar do Movimento  

Para participar do Movimento Arte Bar o artista deve entrar em contato com Zaqueu Pedroza pelo Instagram (clique aqui).   

- Conversamos e vejo as possibilidades da participação. Existe a situação de espaço, mas estou estudando uma forma de alcançar outras calçadas. Um bom diálogo pode ajudar - explica.

E qual seria o motivo do sucesso do Movimento Arte Bar?

- Eu atribuo o sucesso do projeto como uma unidade de amor pelo que os artistas fazem, o respeito pelos trabalhos de cada um. Uma proposta pública e de possíveis vendas, visibilidade, crescimento. Pessoas de Volta Redonda são frequentadoras de bares. Por que não levar arte e cultura para todos?

Quem é Zaqueu Pedroza

Zaqueu Pedroza começou a se envolver com arte aos 12 anos: desenho, pintura e dança clássica. Aos 15, entrou para o mundo da moda e do teatro, desfilando em passarelas e produzindo figurinos, coreografias e cenários. Depois resolveu ficar somente com a dança. Vieram os grupos, as academias de dança e os festivais em Volta Redonda. Arte - em todos os sentidos - sempre foi a sua vocação, mas formou-se em técnico de enfermagem. Morou em São Paulo durante 20 anos, onde expôs e conheceu pessoas envolvidas com teatro, dança e artes plásticas. Autodidata nas artes visuais, tem paixão por expressionismo abstrato, além da pop art e do geometrismo, muita cor.

> Acompanhe também as novidades sobre o Movimento Arte Bar pelo Facebook de Zaqueu Pedroza.

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×