
(Foto: Divulgação)
_______________________________________________________
“Empresto minha voz a grandes poetas brasileiros, a um ícone português atemporal e a um Nobel da literatura para realizar esta celebração”
_______________________________________________________
Os apaixonados por poesia terão a oportunidade de contemplar uma sequência de clássicos do gênero na “Semana da Poesia por Nívea Moraes Marques”. Começou na segunda-feira, dia 28. O evento é virtual, pelo site da poeta. Os vídeos gravados serão publicados diariamente, até domingo (3 de abril), sempre às 19h.
Nívea Moraes Marques é de Barra Mansa e gravou as declamações no teatro do Grêmio Barra-mansense de Letras (Grebal). Segundo ela, nomes que são referências para ela protagonizam a homenagem a essa importante data para o cenário literário.
- O evento é uma forma que escolhemos para celebrar o Dia Nacional da Poesia (21 de março). Empresto minha voz a grandes poetas brasileiros, a um ícone português atemporal e a um Nobel da literatura para realizar esta celebração. Poetas que são referência para mim e suas palavras habitam o meu imaginário e o meu coração. Cada dia será a vez de um - explica Nívea, que também é escritora e grebalista (associada ao Grebal).
Relevância da poesia
Os espectadores podem esperar por poemas de Manuel Bandeira, Thiago de Mello, Cecília Meireles, Marina Colassanti, Fabrício Carpinejar, Octávio Paz e Camões.
- O principal objetivo é dar à poesia o seu papel de relevo, como deve ser: um poeta, as palavras e a fruição da beleza, da cultura, do imaginário, e do conteúdo de um poema que alimenta nossa alma e pode transformar aquele que sofre a sua ação.
De acordo com Nívea, o público-alvo é bem diverso. De jovens a idosos, profissionais de todas as áreas e gêneros, amantes ou não da poesia.
- Pois a poesia traz esperança e sempre há uma nova chance de se apaixonar por essa que é também a linguagem dos anjos - argumenta.
Quem é Nívea Moraes Marques
Nívea Moraes Marques é poeta e escritora, tendo feito breves estudos para dizer poemas em voz alta, com a poeta e atriz Elisa Lucinda. Preparação vocal com a maestrina Gláucia Henriques e dança moderna e balé clássico com Odília Cuiabano e Daniel Mendez.
Foi integrante do grupo de dança Habeas Corpus, no Teatro Gacemss, publicou quatro livros: “Retratada” (poesia - 2002); “Estrela das Águas” (poesia para crianças - 2014); “Como se Fosse Flor” (poesia - 2014); “Batizado de Boneca” (poesia - 2021), que foi publicado no Brasil e em Portugal.
Atualmente, Nívea tem feito estudos sobre o livro e o mercado literário, além de reposicionamento de carreira. Ela cita profissionais com quem tem contado atualmente em seus trabalhos, como Paulo Rangel, Lilian Cardoso, Bruno Peres e Maria Clara Marques.
O primeiro e-book da escritora e outros conteúdos do universo literário também podem ser conferidos no mesmo site em que será realizado o evento virtual.
