Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

O Corpo Fala

Luma Petriz expõe colagens no Premium Café

Exposição reúne 22 obras de tamanhos variados; visitação pode ser feita até 18 de junho

Cena alternativa  –  16/05/2022 21:24

 

Creme Ovos de Páscoa Páscoa Cartão_15

(Fotos: Divulgação)

_______________________________________________________

“Há alguns anos venho num processo íntimo de autoconhecimento e as atividades físicas foram fundamentais nesse período, surgindo ‘Alonga-se’, a série”

_______________________________________________________

A partir de uma crise de ansiedade surgiu a série “Alonga-se”, da artista visual Luma Petriz. Agora é a vez da arte nascida de um processo de autoconhecimento ganhar outros olhares, por meio de uma exposição. A abertura será no dia 18 de maio (quarta-feira), às 18h, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss), em Volta Redonda. A visitação pode ser feita até 18 de junho, de terça a sexta-feira, das 10 às 23h, e no sábado, das 10 às 18h. “Alonga-se” reúne 22 obras, colagens de tamanhos variados.

- A principal e maior obra tem 1,60m x 0,60m. Além da série “Alonga-se”, levarei outros trabalhos marcantes - diz a artista.

Luma conta que há alguns anos vem num processo íntimo de autoconhecimento e, segundo ela, as atividades físicas foram fundamentais nesse período.

- Eu passei por uma crise de ansiedade e foi quando percebi que o corpo fala, ele reflete as nossas emoções, ele abriga nosso ser. Foi a partir daí que surgiu a série “Alonga-se”, nos colocando sempre em movimento na busca de nos alongar como indivíduos.

A artista acredita que esse autoconhecimento, que, de acordo com ela, passa pelo corpo físico, desbrava sentimentos e desdobra o intelecto, vai de encontro ao potente modo de existir.

- Tudo com equilíbrio, sabedoria e liberdade. Como mensagem eu escrevi um pequeno poema:

Quando olho para mim e me percebo
Posso sentir as sensações
O ar que respiro
A água que bebo
Um leve arrepio
Meu modo de existir
Alongue-se-aí
Desdobre o coração
Irradie felicidade
Viva eternidade 

Foram dois meses trabalhando na série “Alonga-se”. Luma começou fazendo uma seleção de imagens e separando por paleta de cores: verde, azul, laranja e amarelo.

- A próxima etapa foi fazer os bordados de papel, uma técnica que eu gosto muito de trabalhar. Acredito que a nossa vida é um bordado, as vezes em cima, outras em baixo, e nessa trança vamos construindo nossa história.

Com os bordados prontos, a artista cortou as imagens das pessoas se alongando e começou a montar as colagens, optando por setorizar as cores, para proporcionar mais potência e contraste. Dentre os materiais, Luma usou muitos papéis de revistas, livros e papelão.

- Eu tenho um carinho especial pela técnica da colagem, pois foi através dela que veio forte o pulsar artístico dentro de mim. Além das colagens, eu trabalho também como muralista, fazendo pinturas em paredes e lettering.

Primeira vez

Creme Ovos de Páscoa Páscoa Cartão (1)

Luma Petriz já participou de outras exposições em Volta Redonda, movimentos como o Arte Bar e A.M.E. “Alonga-se” é a primeira vez que vai expor suas colagens por um período extenso de um mês.

- Estou muito feliz e empolgada, agradeço a iniciativa do Premium Café de abrir as portas para os artistas da região, incentivando a arte e a cultura. Volta Redonda é uma cidade com grandes artistas, pessoas muito talentosas, mas acredito que falta incentivo e espaço para que esses artistas possam ser vistos. A arte tem que ocupar mais, nossa cidade já é muito cinza - enfatiza.

E, comercialmente falando, arte visual é um bom negócio? As pessoas estão consumindo cada vez mais esse tipo de arte?

- A arte está longe de ser um bom negócio, no Brasil arte é amor e resistência. Mas eu acredito que aos poucos as pessoas estão reconhecendo o valor da arte para a sociedade, a pandemia (do novo coronavírus/Covid-19) levantou muito essa pauta.

Quem é Luma Petriz

Os primeiros recortes de Luma Petriz ocorreram em 2015. A produção da artista é múltipla, atuando com quadros, instalações, murais, lettering, ilustrações de revistas e livros e oficinas criativas. Já participou de diversos movimentos, feiras e exposições.

- A arte entrou em minha vida, rasgando minha história e colando retalhos de papel nessa trajetória. Por meio da colagem desenvolvi um pensamento plástico de descontração do real, abrindo caminhos poéticos.

> Alonga-se - Exposição reunindo trabalhos da artista visual Luma Petriz está em mais uma edição do projeto Café & Arte, do Zaqueu Pedroza. Abertura: dia 18 de maio (quarta-feira), às 18h, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss). A visitação pode ser feita até 18 de junho, de terça a sexta-feira, das 10 às 23h, e no sábado, das 10 às 18h. Rua 16, nº 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Contato profissional com a artista: @atelielumapetriz 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×