
(Fotos: Divulgação)
Amstell foi formada em 2011,
por jovens entre 20 e 22 anos,
apoiados pela família
Pedro Lopes (vocal), Igor Delesposti (bateria), Roberto Vicentini (guitarra e sintetizador), Matheus Pinheiro (guitarra). Já apontada por alguns como a banda revelação de 2012 em Volta Redonda, Amstell venceu a enquete que escolheu o "melhor clipe lançado por um artista/ou banda da região este ano". O vídeo de "Heartless & Rodo cotidiano" fechou a disputa com 57,78% dos votos dos leitores do OLHO VIVO. Em segundo lugar ficou "Brigar não tá com nada - Ao vivo", do Nosso Estilo (23,03%), que ganhou como o "melhor grupo de pagode da região". E na terceira colocação aparece "Vulcão em erupção - Ao vivo", da banda Dakocaga, registrando 7,68%. O resultado completo da enquete está aqui.
A Amstell foi formada em 2011, por cinco jovens entre 20 e 22 anos, apoiados pela família. O encontro dos integrantes aconteceu há um ano. A banda já tem um EP, com as músicas “Cárcere”, “Primeiros planos”, “Ei você” e “Quantas vezes”, compostas por Matheus e Roberto, e gravadas em maio de 2012, num estúdio em Juiz de Fora. O nome da banda? Segundo os rapazes, deve-se ao espírito da banda e a certeza de seguir em frente, mesmo nos momentos de dificuldade. Amstel é o nome do rio mais famoso da cidade Holandesa de Amsterdã, daí vem uma ideia de fluidez e força.
A Amstell tem referência em nomes como Audioslave, Incubus e Coldplay, mas seus integrantes dizem que não temem experimentar novas sonoridades e estilos. Nos shows rola de tudo um pouco: versões de DJs, como Calvin Harris e David Guetta, misturando música eletrônica e rock. Mais: hits de O Rappa e Skank, Kanye West, Flo Rida, Kings of Lyon e Maroon Five, além das conposições próprias, é claro.
Confira a entrevista com Pedro Lopes, vocalista da Amstell
Veja o clipe vencedor
Confira o bate-papo com os rapazes da banda
Quando e em quanto tempo foi gravado o clipe? Como foi a gravação? É o primeiro clipe da banda?
Roberto Vicentini: O clipe foi gravado há cerca de um mês e a experiência foi ótima. Tivemos muita correria, primeiro para fazer a gravação do áudio e depois para fazer o vídeo. Ainda mais que no mesmo dia tivemos que ensaiar e depois fazer um show. Mas, mesmo com o cansaço, todos ficamos felizes com o resultado do nosso primeiro clipe.
Quem dirigiu e editou o clipe? Detalhar toda a ficha técnica.
Roberto Vicentini: O áudio foi gravado no Wave Estúdio, pelo Felipe Canjah. E o vídeo foi feito pela agência Dinâmica. Os câmeras foram o Pedro Moraes e Diogo Carvalho e a edição ficou por conta do Matheus Albuquerque.
Quem escolheu as duas músicas e por que elas foram escolhidas para o clipe?
Pedro Lopes: Desde o começo da banda nós sempre tivemos facilidade em combinar músicas que, aos nossos ouvidos, casariam bem e chamariam a atenção do público. Para o vídeo usamos dois grandes sucessos, um do rapper Kanye West e o outro do Rappa, que são nomes incríveis nos quais nos inspiramos muito. Após alguns ensaios, elaboramos um arranjo que mostrasse bem a essência da Amstell e o que temos de melhor. Foi um trabalho bem minucioso, mas que tem dado certo.
Banda já tem um EP, com as músicas “Cárcere”,
“Primeiros planos”, “Ei você” e “Quantas vezes”
Como está a repercussão do clipe, número de visualizações, comentários e tal?
Igor Delesposti: A repercussão está sendo ótima. Em uma semana alcançamos mil visualizações no YouTube e ganhamos um bom número de curtidores na nossa fan page do Facebook. Fora os elogios que a galera tem nos dado quanto à escolha das músicas e o arranjo. Estamos realmente felizes com o resultado desse trabalho.
E a banda, que avaliação faz do resultado final do clipe? Gostaram da experiência? Alguma curiosidade?
Pedro Lopes: A avaliação é muito positiva. A produção do nosso primeiro clipe nos fez alcançar um público que ainda não tinha conhecimento da banda. Pessoas até de outros estados e cidades que através das redes sociais se interessaram pela Amstell. Fazer o vídeo foi algo bem engraçado. Quase todos nós ainda não tínhamos experiência com as câmeras, o que gerou boas risadas durante as gravações.
Foi difícil selecionar dez clipes para a enquete. Pesquisamos bastante, mas quase não se faz clipes na região. Qual seria o motivo, além do custo, é claro?
Matheus Pinheiro: Esse número reduzido se deve às dificuldades para a produção de um clipe independente. É um trabalho árduo que demanda tempo e não tem como ser feito sem suar a camisa. Por outro lado, um vídeo bem produzido é um artifício muito valioso para a divulgação de uma banda. Vivemos numa época em que se valoriza cada vez mais o que é visual. Não é a toa que a maioria das grandes bandas dá imensa importância às suas páginas no YouTube. Por isso é primordial nos dias de hoje que as bandas tenham um olhar empreendedor sobre suas redes sociais e as utilize da melhor maneira possível.
Dos clipes concorrentes, qual (ou quais) a banda mais curtiu? E por quê?
Roberto Vicentini: O clipe da Inabitual está muito legal, é uma grande produção e que já está tendo sucesso na internet. Eles têm alguns anos de estrada e estão representando o rock de Volta Redonda em alto nível.
Amstel é o nome do rio mais famoso da cidade Holandesa
de Amsterdã, daí vem uma ideia de fluidez e força
E, dos clipes de artistas nacionais e internacionais, quais são os favoritos da banda?
Igor Delesposti: Um dos clipes que marcaram a nossa geração é certamente "Californication", da banda Red Hot Chilli Peppers. Nele os integrantes do grupo fazem parte de um jogo de videogame. Entre as nacionais, nós destacamos “O salto”, do Rappa, é um audiovisual que possui fundo político e foi muito premiado no ano de seu lançamento.
Pode adiantar alguma coisa sobre o próximo clipe?
Matheus Pinheiro: Vai ser surpresa! Estamos nos planejando para começar 2013 com o nosso segundo vídeo. Aguardem!
E, no geral, projetos futuros da banda? O que vem por aí?
Matheus Pinheiro: Estamos fechando a programação de dezembro agora e já temos algumas datas definidas para este fim de ano. O 2013 vai ser incrível para nós, vamos trabalhar ainda mais para conseguirmos crescer na região e possivelmente expandir em outras cidades. Para ficar por dentro da nossa agenda de shows é só ficar ligado na nossa fan page.