(Foto: Divulgação/João Marcos Coelho)
Carina Sandré é a intérprete de "Versos limados"
Uma das enquetes mais disputadas do ano, "Versos limados" conseguiu fechar no topo, conquistando o prêmio de "melhor música lançada por um artista da região este ano". A canção conseguiu 51,71% dos votos dos leitores do OLHO VIVO. Com isso, Carina Sandré, que foi indicada em três categorias, incluindo "melhor clipe", tornou-se duas vezes campeã (já tinha vencido como "melhor cantora da região"). A enquete também foi a segunda mais bombada, com 2.046 votos, ficando atrás apenas da de "melhor dupla" (2.804 votos). A música vice-campeã é "O porto", da banda Não Fique Triste (38,95%). E na terceira colocação aparece "Por correr demais", da Quarto do L, registrando 2,98%. O resultado completo da enquete está aqui.
Confira a entrevista com a intérprete da canção vencedora
A enquete foi disputada voto a voto. Você curte a música segunda colocada? No geral aqui na região, que avaliação você faz das músicas lançadas este ano?
Ouvi a música da banda Não Fique Triste, curti muito o estilo, a proposta, a letra, são muito talentosos. Sempre pesquiso e ouço bastante coisas novas e o que percebo é a grande qualidade dos trabalhos autorais dos artistas da região, e tenho certeza de que vem mais por aí.
Como nasceu "Versos limados"? Quem é o autor da letra, quem fez o arranjo?
"Versos limados" surgiu de um poema, feito por Roberto Siqueira, e meu amigo Wilson Fort adaptou-o para ser letra e música. A canção fala sobre o que motiva alguém a escrever ou quem motiva, o autor fala de um relacionamento que findou e reflete sobre como poderia ter sido de outra forma, "Pudesse eu te amar sem posse e necessitar de sua vontade", e também relata como usa a literatura para externar sentimentos que o silêncio verbal impede. O nome "Versos limados" foi dado porque cobravam do autor que seus poemas não eram rimados, por isso usou a rima "limados", e foi mantido, depois de adaptado para ser letra de música, por ele ter "limado" (suprimido) alguns versos do poema original. E eu acabei recebendo um presentão! A música ganhou uma roupagem funkeada, e tive a liberdade para tal intento, contando, claro, com a parceria fiel do guitarrista Adriano Oliveira, juntamente com nosso baixista Fábio Gonçalves.
Veja o clipe da música que venceu a enquete
De que fala "Versos limados", o que a música quer passar para as pessoas?
Vale a interpretação de cada um que a escutar, mas de um modo geral ela fala de amor e é sobre isso que sempre quero cantar.
Na questão estilo, gênero, como podemos classificar "Versos limados"?
Vamos rotular de pop/MPB/soul. (risos)
Você interpreta músicas de grandes artistas. Qual a sensação de cantar uma música feita especialmente para você?
É emocionante, acabo "vestindo" a letra e a sensação é a de que ela se torna minha segunda pele mesmo e "Versos Limados" tem um sabor especial, é o recomeço!
(Fotos: Divulgação)
"Interpretar uma canção feita para mim é emocionante, acabo vestindo
a letra e a sensação é a de que ela se torna minha segunda pele mesmo"
Como, quando e onde foi gravada "Versos limados"? Quem são os músicos que participam da gravação?
"Versos limados" foi gravada no ano passado, a princípio ela ganhou uma roupagem mais MPB, mas em seguida ganhou um ar funkeado, meu estilo preferido. Os músicos que a gravaram foram os mesmos que me acompanham nos shows.
"Versos limados" também ganhou um clipe. Como foi essa experiência?
Sim, é verdade, optamos por um clipe de estúdio mesmo, bem simples. Efeitos em videoclipes são legais, dão mais notoriedade à música, mas optamos pela simplicidade para que a música e a letra brilhassem.
"Versos limados" fará parte do seu primeiro EP. Como estão os trabalhos para essa nova etapa da sua carreira?
Pretendemos terminar as gravações até o segundo semestre de 2013 e estamos a todo vapor.
"A canção surgiu de um poema, feito por Roberto Siqueira,
e meu amigo Wilson Fort adaptou-o para ser letra e música"
Este ano foi bem positivo para você. Comente os seus trabalhos de destaque em 2012. Você também recebeu três indicações nos "Melhores de 2012" e venceu em duas categorias. Seus fãs são bem fiéis e participativos. Fale um pouquinho sobre isso.
Sim, foi de muito trabalho, graças a Deus e, todos muito importantes, tanto nos eventos que organizei ou nossos shows por aí. Os mais emocionantes foram nossa homenagem ao Queen, sem dúvidas, e o show de sábado (1 de dezembro) no Black Jack. Sobre as indicações nos "Melhores de 2012", ter vencido em duas categorias foi gratificante, especialmente por saber que meus amigos e parentes fizeram campanha, pediram votos, o que acho saudável e muito válido, espalharam links com nossos vídeos, fotos, por acreditarem no trabalho principalmente e, no meio disso tudo acabei descobrindo novos fãs e admiradores do som que eu e os meninos, que me acompanham sempre (Adriano, Fábio e Fabrício Groetaers), fazemos. Um beijo a cada um que votou, pediu votos e levou mais um e mais um a conhecer nosso trabalho! Isso é o que vale! Obrigada ao OLHO VIVO por dar espaço e valorizar os talentos da região.
Projetos futuros? O que vem por aí?
Muitos! Aguardem as novidades, que infelizmente ainda não posso contar, trabalho novo e mais shows pra vocês.