Publicidade

RH

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

Bate-Papo Com Artista Cultural - Episódio 8

Márcia Kanitz - Diálogos poéticos com Casimiro de Abreu

Compositora e poeta fala sobre sua trajetória, inspirações e os próximos projetos

Entrevistas  –  07/07/2023 18:25

 
marcia

(Fotos: Divulgação)

“O fato de morar na cidade de Casimiro de Abreu contribuiu para a construção do acervo literário em homenagem ao maior poeta da segunda geração romântica do Brasil”

O nosso oitavo bate-papo com artista cultural é com...
Márcia Ruth Kanitz - Autora nacional, professora, Dra. H.C. em Educação, mestre em Literatura, psicomotricista clínica, especialista em dez áreas de conhecimento. Compositora e poeta. 

Confira a entrevista com Márcia Kanitz

Qual inspiração tem para escrever e como começou a perceber que tinha a “veia literária” no seu sangue?

A inspiração surge de algo que chama minha atenção, uma filha caindo, a luz do sol refletida no riacho, elementos da natureza são inspiradores de minha poesia. Despertei para a poesia aos 14 anos de idade, meu pai era poeta, eu o observava escrevendo, gostava de ouvir os poemas que ele recitava em casa.

Por quais experiências tem passado nos eventos que tem realizado e o que é “Poesia é Arte”, lançada por você, para promover eventos e antologias literárias?

Eu estava assistindo uma aula no curso de Letras e a professora de Literatura estava falando sobre o Congresso de Arte Moderna, onde a poesia foi considerada “arte da palavra”. Nesse momento, imediatamente, eu pensei: “Poesia é Arte... Arte é Poesia”. Anotei no caderno e, quando cheguei em casa, tratei de registrar minha logomarca.
Quanto aos eventos, as experiências são sempre gratificantes porque temos oportunidade de encontrar os amigos de longa data, participar das palestras, confraternizar e trocar ideias sobre os trabalhos na Literatura. 

Como escritora, quais obras já lançou? Você tem se inspirado como moradora da terra do poeta Casimiro de Abreu? Como foram as experiências com a literatura por onde passou e com a recepção dos leitores?

O fato de morar na cidade de Casimiro de Abreu contribuiu para a construção do acervo literário em homenagem ao maior poeta da segunda geração romântica do Brasil, Casimiro de Abreu. O acervo é composto por:

Livro 1- “Casimiro de Abreu é Prosa e Poesia”, 2014;
Livro 2- “Diálogos Poéticos com o Poeta Casimiro de Abreu”, 2015;
Livro 3 - “Diálogos Poéticos com o Poeta Casimiro de Abreu e Poeta Olavo Bilac”, 2019;
Projeto de Leitura intitulado - “Poeta Menino”;
Roteiro - “Mãe Amada”, Luiza Joaquina, mãe do poeta Casimiro de Abreu;
“Folheto da Poesia Regionalista do Casimiro de Abreu”

Como compositora:
Música “Casimiro de Abreu” (cidade: Capital da poesia);
Música “De Leripe a Indaiaçu” (história cantada da colonização de Barra de São João - Casimiro de Abreu;
Música - “Poeta Menino - Casimiro de Abreu”.  

Em 2014, Primeira Lírica do poeta Casimiro de Abreu, autora do evento realizado no Museu Casa do Poeta em Barra de São João.
Em 2017, “EpoArte - Casimiro de Abreu”. Encontro de poetas, escritores e artistas. 

E como artesã, construí o acervo das vestimentas das lendas da cidade do poeta, trabalho esse realizado com reciclagem de roupas compradas em brechó. Trabalhei dez anos na construção desse acervo que foi premiado pela Câmara de Vereadores da Cidade de Casimiro de Abreu - vereador Pedro Gadelha, no ano de 2022. Por todos os lugares onde tenho passado, sempre sou muito bem recebida, recebo o carinho dos leitores, dos artistas e dos poetas. Todos têm interesse pelo acervo, alguns conhecem pelo Facebook e convidam para eventos. A experiência é sempre positiva.

Quais os próximos projetos, seja como escritora ou ativista cultural? Seu público principal é bem variado em seus eventos e promoção dos outros artistas culturais?

No momento, estou trabalhando no projeto “Casimiranas”, que está sendo realizado com o designer que faz a edição das poesias em vídeos. É um projeto ousado e inovador onde a essência poética exalta a poesia regionalista do poeta Casimiro de Abreu, por isso, eu chamei esse projeto de “As Casimiranas”. A poesia está em meu canal de YouTube (compositora Marcia Kanitz). O público que acompanha o trabalho na Literatura e na Cultura na mídia é bastante diversificado, poetas, escritores, artistas e leitores. Esse mesmo público participa dos eventos na mídia e no presencial.

Quais os seus contatos para quem quiser conhecer mais de perto a Márcia Kanitz, escritora e editora?

. Facebook - Marcia Ruth Kanitz - Embaixada da Poesia
. Facebook - Marcia Ruth Kanitz - Diálogos Poéticos
. Instagram - @marcia.kanitz
. E-mail - marciakanitzportela@gmail.com 

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×