Publicidade

RH

Vida em Crônicas e Muito Mais...

Rofa Rogério Araújo

rofa.escritor@gmail.com

Bate-Papo Com Artista Cultural - Episódio 9

Rai d´Lavor - A semeadora de livros

Escritora-poeta conta detalhes do projeto Semeando Livros no Sertão, fala sobre sua trajetória e os próximos projetos

Entrevistas  –  18/07/2023 22:17

11008

 

(Fotos: Divulgação)

O projeto e a autora: “O projeto funciona por meio de doações em livros e em especial os infantis, embora as doações tenham caído em quase 100%. Mas eu continuo crendo que os escritores voltarão a me ajudar”.

 

O nosso nono bate-papo com artista cultural é com...
Rai d´Lavor - Escritora-poeta, natural de Pernambuco. Graduada em Letras/Português e Literatura, pela Universidade Veiga de Almeida, polo Tijuca (RJ). Participou de antologias nacionais e internacionais. Autora de três livros solos. Cidade atual: Rio de Janeiro, paraíso de seus sonhos e reflexões. Ama a vida e a arte literária, adora ser solidária. Um de seus maiores desejos, desde jovem, ajudar as crianças nordestinas em seus primeiros contatos com as letras. E, para isso, lançou o projeto Semeando Livros no Sertão, por meio de livros doados pelos amigos escritores. Desde então, vem ajudando os pequeninos nordestinos da Escola Municipal Dom Avelar Vilela, em Sítio Bezerro Serrita (Pernambuco).

Confira a entrevista com Rai d´Lavor

Você é a prova viva de que o escritor não tem idade para iniciar na arte literária.

Sim. Claro! Quando temos um propósito na vida, não importa a idade, basta querer, ter fé, e confiar, que o mais Deus fará.

Como foi a experiência de realizar-se na escrita, desde o seu primeiro texto até hoje? 

Minha realização com a escrita se deu aos 57 anos, quando consegui concluir meu E.M no EJA - Escola de Formação Básica e Profissional, Fundação Bradesco Rio de Janeiro. Anos 2006- 2007. Foi quando conheci o verdadeiro sentido da vida literária. Essa foi a primeira porta que Deus me abriu, para que viajasse nesse universo das Letras. Foi a partir de então que eu fui me descobrindo para o mundo literário, foi ali que escrevi minha primeira poesia, intitulada “Momento de Agradecimento”, no início de abril de 2007. Após concluir em dezembro de 2007, parei com os estudos, mas continuei rabiscando algumas pobres poesias.

E, após dez anos, senti que precisava continuar com meus estudos, mesmo porque esse era um sonho que acalentava desde a adolescência. E a fome de leitura e de escrever, de crescer nesse meio, tornou-se minha companheira aliada. E, hoje, aos 73 anos, estou formada em Letras-Português/Literatura pela UVA - Universidade Veiga de Almeida (RJ). Gostaria muito de ter a oportunidade de atuar nessa área. Pois uma das coisas que mais me entristece é ver que, em pleno século XXI, ainda existe uma parcela de analfabetos, inclusive, nas regiões Norte e Nordeste. Eu me arriscaria a alfabetizar pessoas nessas faixas etárias.

semeando

Sei que além de escritora tem um projeto chamado Semeando Livros Pelo Sertão com as crianças no Nordeste.

Bom, para quem não sabe, meu projeto Semeando Livros no Sertão nasceu da leitura do Renan da Silva Gomes (foto), ex-aluno da Escola Municipal Dom Avelar Vilela Sitio Bezerro, Serrita (PE). Ele foi o aluno leitor que me inspirou em meus projetos literários, e inclusive me levou a um grande desafio, que foi voltar à sala de aula para cursar Letras-Língua Portuguesa/Literatura aos 67 anos de idade, e me formar aos 71 anos.

Nossa história é linda! Ele se tornou um filho das minhas entranhas literárias, um aluno citado em todo o meu período universitário, nos debates de fóruns nos trabalhos acadêmicos, na minha monografia, pois como figura principal de minhas decisões finas ele acabou entrando para a história. 

Como funciona e como foi citá-lo como TCC de sua licenciatura em Letras?

O projeto funciona por meio de doações em livros e em especial os infantis, embora as doações tenham caído em quase 100%. Mas eu continuo crendo que os escritores voltarão a me ajudar. Esse projeto foi citado em meu TCC, desde os meus primeiros períodos. Meu objetivo seria concluir meu curso com um novo projeto de leitura e produção, lançando uma antologia com as crianças das escolas nordestinas. E, em especial, na Escola Municipal Dom Avelar Vilela, que adotei, em 2013, para ajudar e dei continuidade ao segundo projeto intitulado Semeando Versos, Cordel e Identidade nordestina para prática de letramento em sala da aula.

O primeiro Semeando Livros no Sertão, em 2013, e o segundo, em 2022. Essa história completa eu pretendo contar em breve. Para que o mundo saiba o quanto eu lutei para aqui chegar, em nome de Jesus!

Como escritora, quais obras já lançou?

Meu primeiro livro solo, “Momento de Agradecimento”, pela Editora Delicatta - São Paulo, 2012; “100 Anos de um Pernambucano”, uma minibiografia da vida de meu tio Manoel Lavor, Editora Delicatta - São Paulo, 2013; “Sertão em Alerta”, 2015, Editora Literarte - Cabo Frio (RJ); e, por último, o tão desejado “Semeando Versos” (foto da vencedora), esse que marcou minha história literária e cultural, que segue dando frutos nas escolas nordestinas.

Como tem sido as experiências em eventos que participa como artista literária?

Sim sempre, embora não me considere uma escritora, pois ainda tenho muito a aprender.

Quais os próximos projetos escritora?

Gostaria muito de poder ajudar mais minhas crianças nordestinas, com mais recursos e projetos inovadores, como por exemplo, que as escolas, além da leitura e aprendizagem, adotassem novos métodos, como balé infantil, esportes, artes em desenho e tudo que pudesse estimular as crianças. Falo isso segura, pois sei que o Nordeste tem muito talentos que precisam ser revelados, é só uma questão de participação política e social, mas, confiando em Deus, em breve veremos grandes mudanças. Ou melhor, já estão mudando e muito...

Seu público principal é bem variado em seus eventos e promoção dos outros artistas culturais?

Sinceramente! No momento tenho vivido apenas para eles, meus pequeninos nordestinos, mesmo de longe, me sinto a pessoa mais realizada do mundo, meu público principal são as crianças que sempre me citam e me agradecem pela atenção e o carinho que tenho com eles.

Quais os seus contatos para quem quiser conhecer mais de perto a Rai d´Lavor escritora?

Meus contatos: e-mail railavor@hotmail.com
Instagram @raidlavor
Meu celular/WhatsApp: (21) 98143-0820 

 

Por Rofa Rogério Araújo  –  rofa.escritor@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×