(Fotos: João Paulo Cardeal/Cardeal Produções)
Diga olá para a sua jaqueta,
você vai precisar muito dela nos próximos dias
Modelos: Lucas Eusébio, Yasmin Duarte, Leticia Duarte, Alexia Sier, Daiana da Paz,
Stella Marques, Marcella Ribeiro, Thifanny Guedes, Viviane Rodrigues, Stefany Simões
Modelos Convidados: Julio Druzian, Mylaine Rezende, Vinicius Druzian
Agradecimentos Especias: Direção do Espaço Alpha Park (Resende) e Bufallo Couros (Penedo)
Texto: João Paulo Cardeal
Amores e amoras desta coluna, vocês estão bem? Outono chegou e com ele a esperança de temperaturas mais amenas e, quiçá, aquele friozinho gostoso regado a edredom e séries para maratonar. Claro, dentre todas as trends que prometem para esta estação, a gente abre o guarda-roupa e mata saudade daquela companheira estilosa que estava guardada lá no fundão. Sim, diga olá para a sua jaqueta, você vai precisar dela nos próximos dias!
Só para não fugir ao meu estilo, vamos começar com etimologia: A palavra “jaqueta” vem do francês jacquet, significando “casaco curto com manga longa”. Uma das hipóteses é a de que viria de jaque de maille, originalmente “cota de malha”, do espanhol jaco, ou finalmente do árabe shakk, “proteção peitoral”.
É difícil montar a cronologia dessa peça tão valiosa, mas sabe-se que, assim como a calça jeans, ela começou como uma roupa para trabalho. Acredita-se que os primeiros modelos foram feitos pela Levis (aquela mesma da calça jeans) e foram inventados para se usar em profissões desgastantes, como de fazendeiros, trabalhadores ferroviários e mineradores dos Estados Unidos, no fim do século 19 e início do século 20.
Dito isso, daremos uma passada breve nos principais modelos atualmente:
. Bomber - No início do século 20, era usada por pilotos das forças armadas americanas. Ganhou as ruas a partir dos anos 60 e virou marca registrada dos punks, antes de se tornar um item pop.
Como usar: Com uma camiseta clara por baixo, calça jeans e botas ou coturnos.
. Varsity - Esportivas e colegiais, dão um toque jovem a qualquer look.
Como usar: Ideal para looks casuais. Calça jeans, tênis e camisetas estampadas são boas pedidas.
. Jeans - Versáteis e clássicas, são atemporais e dispensam apresentações. Curiosidade: O nome correto é jaqueta denim, tecido extraído a partir do algodão que dá origem ao jeans da jaqueta.
Como usar: Como quiser! A jaqueta denim vai bem com tudo.
. Perfecto - Minha favorita! Também conhecida como “jaqueta de moto” ou “jaqueta de punk”, surgiu nos anos 20 para atender um grupo bem específico: motociclistas. Popularizada nos anos 50, ela também virou marca registrada de bandas punks, como Ramones e Sex Pistols.
Como usar: Calça jeans, botas e camisetas em cores que contrastem com o couro.
. Corta Vento - Feita de tecidos leves, como o tactel, e resistente a pingos dágua, esse modelo ganhou força num país onde o inverno nem é tão “inverno” assim.
Como usar: Combiná-las com leggings, calças de moletom, shorts e calças jeans são sempre boas apostas!
Como participar da coluna de Moda
Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. Basta entrar em contato com a Cardeal Produções:
Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com