(Fotos: Thiciane Cardeal/Cardeal Produções)
A combinação de cores e estampas fica incrível com peças mais básicas (ou vice-versa); aposte na criatividade para se destacar
Modelos: Yasmin Duarte, Edson Secatto, Letícia Duarte, Maria Alice, Thais Figueiredo, Madu Rodriguez, Arthur Carvalho, Nicole Markes, Jô Lopes, Isa Bombom, Bruno Camilo e Hanna Ribeiro
Texto: João Paulo Cardeal
Amores e amoras, gente bonita que passa por aqui, tudo bem? O assunto de hoje com certeza “vai dar pé”, mas se for um pé só não adianta. Não é à toa que dizemos meias, no plural, porque tem que ser par. Sim, difícil é encontrar quem não tenha um par de meias, mesmo que furada e com bolinhas, para aquecer os pés cansados.
Não resta a menor dúvida: é um detalhe que pode mudar o look em qualquer estação. Coloridas, esportivas ou clássicas, essas peças tornam o visual nada óbvio ou divertido nas mais variadas ocasiões. A combinação de cores e estampas fica incrível com peças mais básicas (ou vice-versa). Aposte na criatividade para se destacar.
Moda também é cultura
Em inglês dizemos socks. Em espanhol medias. Em francês chaussettes. A meia também é chamada de carpim no Rio Grande do Sul e de peúga na região norte de Portugal. Mas então, de onde e como surgiu o nome para esse item tão democrático e tão diário das nossas vidas? Vamos dar uma esclarecida, enquanto você procura aquele outro pé na gaveta.
Vamos lá: Os antigos romanos não usavam calças nem sapatos fechados. Franceses e alemães, acostumados às baixas temperaturas, é que os aconselharam a usar peças de pano que iam até os joelhos. Os romanos as chamaram de calceum, mantendo o mesmo nome que davam aos sapatos (criatividade total, né?). Essas peças acabaram sendo encompridadas e chegaram até à cintura, sem sequer mudar de nome (segue a criatividade).
Por fim, acharam melhor cortar a parte do pé, que sujava mais do que o resto, e deixar a peça de roupa indo da cintura até os tornozelos (Habemus calças!). Quanto à parte que cobria os pés, ela passou a ser chamada de “meia”, pois antes era uma parte da calça. Claro que não chegava a ser metade exata, mas isso é só um detalhe.
Dúvidas frequentes
Por que usamos meias? Claro que o motivo básico é esquentarmos os pés, mas ela vai muito além disso: absorvendo o suor, evitando o mau cheiro e o aparecimento de bactérias.
Qual o material adequado? O algodão é o material mais utilizado para a produção de meias atualmente. Isso se dá principalmente porque o tecido é resistente, fácil de lavar e muito confortável.
O que acontece se não usarmos meias? Nem todo mundo curte usar, porém usar calçados sem meias não só é pouco higiênico e deixa os pés e o calçado cheirando mal, como o hábito frequente aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde, como pé de atleta.
Como participar da coluna de Moda
Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. Basta entrar em contato com a Cardeal Produções:
Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com