Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Releituras

O tênis da biqueira branca

O tradicional (Cano Alto/Botinha) é o original do basquete; ele tem aquele patch com a estrela no tornozelo que é icônico

Moda  –  04/04/2026 10:10

 

01_23

(Fotos: João Paulo Cardeal e Thiciane Cardeal)

O Oxford (Cano Baixo) foi lançado só em 1957, mas os fãs do estilo old school às vezes torcem o nariz, achando que ele perdeu a "alma" rebelde

Modelos: Léo Debrav, Rafael Thor, Vitória Pereira, Veronica Pereira, Lunna Cardinalle, Duda Drillard, João Miguel Cardeal

Texto: João Paulo Cardeal

Amores e amoras dessa coluna, como vão vocês? Bom, quem me acompanha aqui desde o começo se lembra de que já falamos sobre esse assunto tempos atrás. Sim, decidi revisitar algumas matérias mais antigas com ideias e pessoas novas, pois assim como o tempo, pessoas mudam e ideias surgem. Entendeu?

02_26

O clássico "tênis de biqueira branca" ou popularmente conhecido "All Star" tem suas vertentes e uma infinidade de modelos genéricos, paralelos, similares e afins. Sim, mas deixa eu te contar um fato curioso aqui: A Converse (acho um barato esse nome), dona do All Star, detém a marca, o logo da estrela e o nome. Mas o formato do tênis, aquela biqueira de borracha, o solado e o corpo de lona, caiu no que chamamos de domínio público de design. É como a calça jeans de cinco bolsos: ninguém é dono do conceito "calça jeans", mas sim da sua marca específica. Só é pirataria quando a fábrica faz um tênis idêntico e coloca o selo "Converse" ou "All Star" para enganar o consumidor. Quando marcas brasileiras (como a Rainha, Moleca ou marcas de supermercado) fazem o modelo com biqueira e cadarço, mas colocam a própria etiqueta, isso é perfeitamente legal. Eles vendem o estilo "sneaker de lona", que já se tornou um padrão universal da moda.

03_24

Outras curiodidades: O All Star nasceu em 1917 pela Converse Rubber Shoe Company. No início, ele era um tênis para jogar basquete! Nos anos 70 e 80, ele saiu das quadras e foi para os pés dos punks (Ramones) e depois do Grunge (Kurt Cobain). Ele virou o símbolo da rebeldia porque era barato e durável.

04_22

O tradicional (Cano Alto/Botinha) é o original do basquete. Ele tem aquele patch com a estrela no tornozelo que é icônico. O Oxford (Cano Baixo) foi lançado só em 1957, mas os fãs do estilo old school às vezes torcem o nariz, achando que ele perdeu a "alma" rebelde.

05_21

Pra encerrar: Sabia que durante décadas, o All Star vendido no Brasil não era o americano? Um empresário brasileiro registrou a marca "All Star" e o logo da estrela no INPI antes da Converse americana chegar oficialmente aqui. Por anos, a Converse não podia usar o nome "All Star" no Brasil! Eles tinham que vender como "Converse Chuck Taylor". Já a marca brasileira fazia o "All Star" nacional, que era uma cópia legalizada. Só depois de uma batalha judicial de anos é que a Converse americana conseguiu recuperar os direitos do nome aqui. 

06_16

Como participar da coluna de Moda

Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. Basta entrar em contato com a Nova Cardeal  Produções: 
Instagram, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail 
cardealphotoevideo@gmail.com 

.....................................................................................   

Apoie o jornalismo cultural independente 

Como apoiar

Para contribuir: Chave Pix 88836843700
O processo é simples e seguro.   

A cultura agradece. O jornalismo independente também.  

Há cerca de 15 anos, este portal acompanha, registra e divulga a cena de arte, lazer e cultura da região. Shows, espetáculos, exposições, eventos, artistas e movimentos culturais fazem parte de uma cobertura construída com regularidade, critério jornalístico e compromisso com o público.

Desde a criação, o projeto não conta com patrocínio fixo nem financiamento institucional. A manutenção do portal envolve custos permanentes de produção de conteúdo, fotografia, vídeo, hospedagem, domínio, equipamentos, deslocamentos e atualização técnica. Todo esse trabalho é realizado com recursos próprios, o que torna a continuidade cada vez mais desafiadora.  

Apoiar este portal é uma forma direta de fortalecer o jornalismo cultural independente e garantir que a cobertura continue sendo feita com liberdade editorial, acesso gratuito e foco na cultura local.     

A contribuição é voluntária e pode ser feita de acordo com a possibilidade de cada leitor. Todo apoio é destinado exclusivamente à manutenção do portal e à produção de conteúdo jornalístico. 

Se você acompanha, confia e considera importante a existência de um espaço dedicado à cultura, sua contribuição ajuda a manter esse trabalho ativo. 

 

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×