Publicidade

RH

Tendência

Saiba quando e onde usar a gola rolê

Peça clássica do inverno é usada, geralmente, para substituir o cachecol; super versátil e democrática

Moda  –  29/07/2019 23:08

8639

 

(Foto: Divulgação)

Embora fosse uma peça oriunda do guarda-roupas masculino, aos poucos, os modelos também foram adotados por algumas mulheres, inclusive personalidades do cinema mundial, como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe

 

Oficialmente, o inverno começou no Brasil no dia 21 de junho. Embora essa estação do ano possa ser mais rigorosa em algumas regiões do país, como os estados do Sul e Sudeste, o fato é que não estamos enfrentando quedas muito bruscas de temperatura. O que não significa que os looks de inverno não estejam ganhando as vitrines das lojas e as redes sociais. Não é mesmo? Botas, cachecóis, casacos de lã já começam a pulular no dia a dia dos centros urbanos onde as temperaturas estão mais amenas. E se tem um clássico que é tendência para o inverno de 2019 é a gola rolê. Usada, geralmente, para substituir o cachecol, essa peça é super versátil e democrática. 

Quando surgiu a gola rolê 

Segundo alguns historiadores da moda, a gola rolê surgiu no Japão, no período posterior às duas Guerras Mundiais. Conta-se que as fábricas passaram a oferecer uniformes para os trabalhadores que, por causa da devastação dos conflitos mundiais, não tinham muitas opções de vestuário. As fábricas passaram a desenvolver uniformes exclusivos para os funcionários, isto é, as peças deveriam criar uma identificação com as empresas. E, nesse processo, algumas acabaram criando golas mais altas - até o meio do pescoço - para os funcionários. Ou seja, a gola rolê surgiu justamente para proteger a região do colo e do pescoço do frio intenso e também para ajudar no processo de identificação dos funcionários. É válido lembrar que a gola rolê é conhecida também como alta ou olímpica. Cacharrel e turtleneck (expressão em inglês) são também maneiras de chamar a gola rolê.  

Popularidade da gola rolê 

Nos anos 1960, as camisetas com gola mais alta ficaram muito populares, sobretudo por causa das personalidades que as usavam. Os quatro integrantes dos Beatles, por exemplo, tinham sempre uma peça dessas por perto. O boxeador Muhammad Ali também usava modelos de gola rolê. Embora fosse uma peça oriunda do guarda-roupas masculino, aos poucos, os modelos também foram adotados por algumas mulheres, inclusive personalidades do cinema mundial, como Audrey Hepburn e Marilyn Monroe. Na década de 1980, o visionário fundador da Apple, Steve Jobs, também passou a adotar a turtleneck. Segundo contam os seus biógrafos, esta era uma opção de Jobs, justamente para criar uma identificação visual forte entre ele e sua empresa, a Apple. 

Quando usar a gola rolê 

A gola rolê é uma peça versátil, isto é, pode ser utilizada em diversas situações, de eventos mais casuais a ocasiões mais informais. Tem um passeio com as amigas que não vê há muito tempo? Que tal colocar uma blusa de manga alta por baixo de um macacão, por exemplo? Tem uma reunião de negócios com algum cliente importante? Então, pense em combinar a gola rolê com elementos mais contemporâneos, como a saia midi ou mesmo uma calça flare.  Embora seja uma peça muito útil, o seu uso fica mais condicionado às temperaturas mesmo. Isto é, de forma geral, são peças que combinam com as temperaturas mais amenas. 

Como adotar a gola rolê 

Como já dissemos, além de clássica, a gola rolê é muito versátil e pode ser usada em diversas situações.  

Temperaturas mais amenas: Se a temperatura estiver amena - se não estiver muito frio - é possível usar apenas a gola rolê para se proteger do frio, ou seja, é possível dispensar o uso de cachecóis e lenços para proteger a região do pescoço e do colo, por exemplo. Uma saia jeans de comprimento midi e uma gola alta são a combinação perfeita. Nos pés, uma ankle boot dá ainda mais charme e requinte para a produção.

Dias mais frios: Se estiver uma temperatura mais baixa, é legal adotar a gola alta para manter o corpo mais quentinho. Muita gente sente mais frio na região do colo e do pescoço e, neste caso, a gola rolê é uma boa aliada. É interessante combiná-la com outras peças de tecidos mais quentinhos como a lã, por exemplo. É interessante manter as camadas à mostra, para ajudar a criar volume para as produções. Casacos como sobretudos e cardigãs são boas opções. 

Agora que você já sabe que a gola rolê pode criar looks bem fashion, é só torcer para os termômetros baixarem um pouco mais! 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×