Publicidade

RH

Origens

O jeans nosso de cada dia

Conheça a história da peça que saiu das minerações e fábricas para o cotidiano das pessoas

Moda  –  27/09/2019 11:51

8832

 

(Fotos: João Paulo Cardeal/Cardeal Photo & Vídeo)

Em 1950, quando o ator americano James Dean passou a adotar as calças jeans como vestimenta, que a peça se tornou popular

 

Modelos: Bruno Laranjeira e Maria Sallete
Texto: João Paulo Cardeal 

Amores e amoras do meu coração, como vão? Cá estamos de volta nesta coluna "mara" pra falar de um assunto que une estilo e cultura. Vamos lá: Desafio você a abrir seu guarda-roupa e não encontrar nenhuma peça de roupa jeans. Sim, o jeans está em nove em cada dez guarda-roupas desse nosso patropi, dada a sua versatilidade (amo essa palavra quando o assunto é moda). Mas você já teve curiosidade de saber onde surgiu esse nosso queridinho do dia a dia? 

Em 1792 foi fabricado, pela primeira vez, na cidade de Nîmes, no sul da França, o denim. Tecido robusto e durável, que viria a ser a matéria-prima para as calças jeans. O uso da palavra “jeans”, no entanto, não vem da França, mas sim da Itália. O termo é uma forma jocosa pela qual os franceses se referem aos cidadãos e produtos de Gênova, na Itália. E lá o jeans começou a tomar a forma e a cor que conhecemos hoje, com seu azul índigo tradicional. 

jeans2 

Em 1851, Levi Strauss migrou da cidade de Buttenheim, Alemanha, para Nova York, nos Estados Unidos. Lá, Strauss foi trabalhar em um pequeno armazém de família. Jacob Davis, um alfaiate do estado americano de Nevada, chegou em São Francisco para vender roupas para mineradores e, de imediato, viu as possibilidades que o denim francês, vendido por Levi Strauss, tinha. Uma das grandes inovações de Davis foi fixar pequenos pedaços de metal nas bordas dos bolsos das calças jeans, o que os tornava mais firmes e mais seguros. Outra grande inovação da calça jeans foram os zíperes. Isso porque permitia aos mineradores que fossem urinar, sem a necessidade de descer toda a calça. (risos) 

jeans3 

No entanto, a história da calça jeans demoraria mais 80 anos para sair das minerações e fábricas e passar para o cotidiano das pessoas. Apenas em 1950, quando o ator americano James Dean passou a adotar as calças jeans como vestimenta, a peça se tornou popular. Até então não era aceitável o uso das calças jeans, já que se tratavam de roupas de “baixo escalão”. Dentro do seu espírito rebelde, James Dean passou a usar as calças e, desde então, a peça se tornou uma das mais populares do mundo. 

Talvez, você até esteja vestindo jeans neste momento. Ou, certamente, vestiu em algumas das últimas horas de sua vida. Isso porque, desde que surgiu o jeans ganhou o mundo. Muito por conta de sua praticidade e versatilidade, podendo ser usado em casa, no trabalho ou em mesmo em eventos sociais. Sim, lets jeans!!!!! 

________________________________________________________

Como participar da coluna de Moda

Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO. Basta entrar em contato com a Cardeal Photo & Vídeo: Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com   

________________________________________________________

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×