Publicidade

Premio

Amigo do Peito

Sutiã, das tiras de pano ao reinado do bojo

Saiba como surgiu essa peça tão importante e polêmica no vestuário de toda mulher

Moda  –  08/12/2019 21:28

9014

 

Hoje temos uma gama de modelos para todos os gostos e bolsos, mas quem reina absoluto é o famoso bojo 

 

(Fotos: João Paulo Cardeal/Cardeal Photo & Vídeo)

Modelos: Renata Goulart, Julienne Karoline, Josiane Santana, Maria Sallete, Fernanda Albuquerque, Geovanna Sah
Texto: João Paulo Cardeal 

Amores e amoras, tudo bem? De volta à essa coluna top pra falar desse companheiro de (quase) todas as horas, esse "amigo do peito", o sutiã!

2_10 

A palavra sutiã vem do francês soutien, que significa "apoio, suporte". Isso mesmo, simples assim. Hoje temos uma gama de modelos para todos os gostos e bolsos, mas quem reina absoluto é o famoso "bojo" (vide as fotos da matéria), o que pessoalmente me dá uma tremenda saudade dos modelos de ferrinho dos anos 90 e dos belíssimos sutiãs de renda, cuja transparência dava o ar de graça e sensualidade que tanto agradavam.

3_7 

Mas, como surgiu essa peça tão importante no vestuário de toda mulher?

Há milênios, as mulheres buscavam uma matéria-prima para confeccionar algo que desafiasse a lei da gravidade e sustentasse os seios. Referências revelam que em 2000 a.C., na Ilha de Creta, elas usavam tiras de pano para modelá-los. Mais tarde, as gregas passaram a enrolá-los para que não balançassem. Já as romanas adotaram uma faixa para diminuí-los. O espartilho (tortura!) surgiria na Renascença para encaixar as mulheres no padrão estético imposto pela aristocracia (sim, já tinha isso naquela época). O sutiã apareceu para libertar a mulher daquela ditadura.

4_3 

Embora o sutiã já fosse usado havia milênios, o título de inventora do acessório ficou com uma americana. Após causar frisson desfilando com um modelito feito de lenços de seda pelos salões da alta sociedade novaiorquina, em 1914, a socialite Mary Phelps Jacob acabou patenteando a peça no ano seguinte. Mas, no início do século 20, os modelos já começaram a se aproximar daquele que conhecemos hoje. A novidade teria sido introduzida pelas inglesas, sendo logo adotada e difundida pelas francesas.

5_1 

Fim da matéria. Desafio vocês a esquecerem a revolta dos sutiãs de 1968 e se lembrar de quando ganharam seu primeiro sutiã, assim como no histórico comercial da Valisére, de 1987. Quem se lembra?

________________________________________________________

Como participar da coluna de Moda

Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO. Basta entrar em contato com a Cardeal Photo & Vídeo: Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com   

________________________________________________________

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×