Publicidade

RH

Passos Democráticos

Tênis - Sucesso até mesmo entre as fashionistas de plantão

Peças coringas para um visual moderno, deixaram de ser exclusividade esportiva ou casual e dominaram todos os estilos

Moda  –  11/09/2021 09:14

1_4
 
(Fotos: João Paulo Cardeal/Cardeal Produções)

_______________________________________________________

Com cores e formas das mais variadas, tênis podem compor looks de todos os tipos

_______________________________________________________

Modelos: Bruno Camilo, Nathy Guedes, Lidia Pançardes, Gio de Paula, Vicky Pereira, Maria Vitoria, Flavio Augusto, Sophie Rabena, Lucas Eusébio, Heitor Almeida, Duda Boneca, Thaís Andrade, Marcella Ribeiro, Gaby Rodrigues, Jorge Luciano e Anna Julia Oliveira
Texto: Thiciane Cardeal 

Eu uso tênis e tenho certeza de que você que está lendo usa ou já usou também. É quase impossível não ter um em casa, pois eles são peças coringas para um visual moderno. Antes, usado na maioria das vezes com roupas esportivas ou casuais; agora, tem ganhado força até mesmo entre as fashionistas de plantão com combinações inusitadas. E a moda queridinha do momento é, sem sombra de dúvidas, tênis com vestido.

2_4

A origem do tênis

O tênis tem história, representava os jovens e rebeldia, graças a lendas do basquete e do hip hop que deram origem à cultura sneaker. Mas o que pouca gente sabe é que sua história é muito mais antiga. Tudo começou lá na Grécia Antiga, quando os atletas dos Jogos Olímpicos pararam de andar descalços e passaram a usar sandálias de couro para proteger os pés e garantir uma melhor tração com o solo. Em meados de 776 a.C. e 393 d.C.

3_3

Dessa ideia de proteger os pés abriu espaço para os pensamentos de grandes inventores de calçados que entenderam de fato que o calçado certo pode influenciar numa melhor desenvoltura no esporte.

4_1

No século 19, já voltados para a prática de corrida, na Grã-Bretanha, eram totalmente confeccionados em couro. Mas foi na década de 1830 que as solas de borracha chegaram. Ele passou por vários processos, bota de couro com solado de borracha acoplado, calçados confeccionados com cabedal de lona e solado de borracha e muito mais.

5

Por incrível que pareça, gente linda, toda essa manipulação da borracha para servir de matéria prima para os calçados inspirou a criação dos pneus. Acreditam nisso? O químico americano Charles Goodyear descobriu que a borracha vulcanizada acabava se tornando flexível, impermeável e não mudava de rigidez. E pasmem! Não foram os sapateiros que criaram o primeiro calçado de lona, o famoso tênis, em 1892, foram os fabricantes de pneus, os grandes responsáveis por produzirem tênis! Vai me dizer que você sabia disso? Duvido!

6

Daí pra cá, foram transformações atrás de transformações até chegar no famoso All Star, já citado aqui tempos atrás em outra coluna.

7

Em 1916, a marca Keds, da US Rubber Company, lançou um modelo com solas grossas de borracha, lona e cadarços. Mas em 1917 a Converse apareceu com o queridinho de todos: o All Star. Criado para a prática de ginástica, o calçado caiu no gosto dos jogadores de basquete. Nesse mesmo período, o tênis começou a ser usado no boxe e pelos tenistas.

8

Tênis virou moda, minha gente! E abriu espaço para outros superconcorrentes em 1920-1940: Puma, Adidas e Asics. Mas essa é outra história que a gente vai deixar pra contar depois!

> Agradecimentos especiais à Alice Fialho Calçados pela cessão dos tênis. 

________________________________________________________

Como participar da coluna de Moda

Modelos de qualquer gênero podem participar da coluna de Moda do OLHO VIVO. Basta entrar em contato com a Cardeal  Produções: Fanpage, telefones (24) 98811-1348 e (24) 99957-0833 ou e-mail cardealphotoevideo@gmail.com   

________________________________________________________

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Ivelize

    Adoro ler a coluna social da OLHO VIVO.
    Essa matéria sobre o tênis foi perfeita.! Eu não sabia da trajetória do tênis.
    Os modelos da cardeal Produções são lindos e cheios de talentos!
    Parabéns a todos os envolvidos.