Publicidade

ProMusica

Na Frente

OLHO VIVO promove primeiro debate online da região

Formato é simples com candidatos direcionando perguntas uns aos outros; internautas podem participar perguntando por meio do recurso "Comentários"

Política  –  09/09/2012 23:59

51

(Foto Ilustrativa)

Além de inovar na abordagem do jornalismo na internet, o OLHO VIVO já estreia com outra novidade. Formato até então inédito no Sul Fluminense, o jornal traz um debate online, com os prefeitáveis de Volta Redonda. Mais: a interatividade é total com os internautas, que podem participar bombardeando os candidatos com perguntas, por meio do recurso “Comentários”. Quatro dos cinco principais candidatos a chefe do Palácio 17 de Julho aceitaram o desafio de se enfrentar num “palanque” de perguntas e respostas diretas, feitas por eles próprios. O único que declinou da participação, como já era de se esperar, é o atual prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB). Mas, como consta nas regras do debate, ele não está livre das perguntas, que ficarão no ar sem as suas respostas.

O presidente da Câmara Municipal, Jair Nogueira (PV), foi o primeiro a confirmar “presença” no enfrentamento promovido pelo OLHO VIVO. Tido como o candidato da chamada “terceira via” e tendo como seu principal aliado o ex-prefeito Gotardo Netto (PSB), o vereador encara sua primeira disputa pelo Executivo. Jair é, também, considerado oposição da atual administração, bem como os demais concorrentes.

Parceria inviabilizada

A segunda a sacramentar que participaria do debate online foi a professora Isabel Fraga, candidata pelo PSTU. Ela é uma das diretoras do núcleo local do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação). Durante meses, Isabel e os caciques de sua sigla “namoraram” o PSOL, no intuito de formarem uma aliança para tentar chegar ao comando da prefeitura. No entanto, não houve acordo entre os partidos da radical esquerda - pelo que consta, ambos faziam questão de encabeçar a majoritária, o que inviabilizou a parceria.

Desse modo, o PSOL optou por alçar um voo solo, lançando ninguém menos do que sua eterna candidata a prefeita: Maria das Dores Mota, a Dodora. Sindicalista tradicional da cidade e também diretora do Sepe, a professora é opositora ferrenha do governo Neto, o qual considera o “prefeito dos ricos”. Dodora também participa do confronto de ideias realizado pelo OLHO VIVO. Ela enfrenta a Professora Isabel aqui no site nesta terça-feira, 11 de setembro.

Pedra do sapato

Por fim, completa o time ninguém menos do que a principal pedra no sapato do prefeito Neto nessas eleições: Jorge de Oliveira, o Zoinho (PR). O deputado federal vem apoiado pelo colega de bancada e ex-governador Anthony Garotinho (PR). Com o lema “As pessoas em primeiro lugar”, a candidatura do parlamentar vem prometendo acabar com a hegemonia do PMDB em Volta Redonda, interrompendo o “continuísmo” que, segundo o grupo, é representado por Neto.

Já o atual líder do Palácio 17 de Julho não demonstrou interesse em participar do evento. O OLHO VIVO entrou em contato, inúmeras vezes, com a assessora de imprensa da campanha de Neto, a jornalista Teresa Monteiro. Porém, o celular dela só chamou, e nenhuma das chamadas foi retornada. Orientado pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Volta Redonda, o OLHO VIVO encaminhou o convite e as regras para a ACS - mesmo assim, não obteve resposta. Sendo assim, o prefeito foi o único dos cinco candidatos a não direcionar perguntas nem respondê-las durante o debate.

Como funciona o debate

O funcionamento do debate é simples: os candidatos direcionam perguntas uns aos outros. Vale destacar que a Justiça Eleitoral foi comunicada sobre a iniciativa, que está devidamente registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

Confira todas as regras do primeiro debate online da região

Por Felippe Carotta  –  felippecarotta@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • JULIO LAIA

    quando um candidato foge do debate ou é exigente nas regras,é porque não tem propostas.autoritarismo não é democratico.