Publicidade

RH

Perfil Histórico e Cultural

Angra e Paraty ganham roteiros de turismo rural

Elaborados pelo Sebrae/RJ, a proposta de criação dos roteiros tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos

Economia  –  13/08/2018 22:43

7663

 

(Fotos: Divulgação)

Lançamento será durante um evento no CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, em 21 de agosto, das 10 às 14h

 

Os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Cantagalo (Boa Sorte), Santa Maria Madalena, Amparo, Trajano de Moraes, Ipiabas e Guapimirim ganharão roteiros de turismo rural, intitulados Eu Quero Essa Experiência. Elaborados pelo Sebrae/RJ, a proposta de criação dos roteiros tem por objetivo fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, agricultura e tradições desses destinos que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o turismo. O lançamento será durante um evento no CRAB - Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro, em 21 de agosto, das 10 às 14h. 

Para a elaboração dos roteiros, o Sebrae/RJ realizou uma pesquisa nos municípios participantes que demonstrou que é predominante a participação familiar na atividade rural em praticamente todos os roteiros (90%). Entre os entrevistados, 70% afirmaram que o turismo rural era uma atividade secundária dentro do empreendimento. A maioria é produtor rural e não tinha conhecimento do potencial turístico de seu empreendimento. 

Para aumentar a rentabilidade do negócio, os proprietários dos empreendimentos rurais decidiram investir na vocação turística de sua região e os roteiros oferecerão emoção, surpresa e interatividade por meio de suas atividades. As principais características de cada roteiro (o que o visitante pode vivenciar): Angra dos Reis - cultura no roteiro do Sertão de Mambucaba; Paraty - aventura; Cantagalo/Boa Sorte - história; Santa Maria Madalena - artesanato; Amparo - orgânicos; Trajano de Moraes - lazer; Ipiabas - gastronomia e Guapimirim - preservação ambiental. Os roteiros funcionam sob agendamento, geralmente, aos fins de semana, mas, é possível, seu funcionamento durante a semana. 

O projeto de Turismo Rural do Sebrae/RJ começou há dois anos, com foco nos pequenos negócios. O objetivo era diversificar a oferta turística a partir da valorização de produtos formatados de forma adequada as características locais e assim melhorar a promoção e a comercialização turística das empresas e destinos participantes. Os produtores rurais participaram de capacitações sobre finanças e atendimento ao cliente, inclusive os roteiros foram validados por consultoria de inovação. 

> Data: 21 de agosto. Local: CRAB (Praça Tiradentes, 69, Centro, Rio de Janeiro/RJ). Horário: das 10 às 14h. Clique aqui para se inscrever. 

Lançamento do Selo de Denominação
de Origem da Cachaça de Paraty
 

A Associação de Produtores e Amigos da Cachaça de Paraty (Apacap), em parceria com o Sebrae, apresentará neste sábado, 18, durante o 36º Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty, o novo selo de Indicação Geográfica da Cachaça de Paraty, relacionado aos alambiques Maria Izabel, Engenho D´Ouro, Coqueiro, Corisco, Paratiana e Pedra Branca. 

A cerimônia, que ocorrerá às 20h30, no areal do Pontal, é um marco importante para a região, pois celebra a qualidade e a tradição dessa bebida secular, uma vez que o novo selo garantirá ao consumidor que o produto é genuíno e possui qualidades particulares ligadas à sua origem. 

Durante o festival, que acontecerá de quinta?feira a domingo, estarão alambiques da região de Paraty. Todos são produtores que trabalham para manter a identidade e tradição da cachaça que existe desde o século XVII. 

Os visitantes poderão degustar as cachaças e saborear dezenas de pratos ? pois haverá uma praça de alimentação com quiosques e food trucks no mesmo ambiente ?, e aproveitar uma extensa programação musical com vários shows ligados à cultura caiçara e quilombola, cirandas, jongos, danças tradicionais, sertanejo, pop rock, chorinho, MPB, samba, soul e outros estilos.

_______________________________________________________

Confira a programação completa do festival 

Quinta-feira - Dia 16
20h - Ciranda de Tarituba
22h - Frank Cadilac 

Sexta-feira - Dia 17
17h - Jongo do Campinho
21h - Samba de Rosena
23h - João Pedro e Fabiano 

Sábado - Dia 18
17h - Ciranda de Tarituba
20h30 - Lançamento do Selo de Indicação Geográfica da Cachaça de Paraty
21h - Soul Batuque
23h - Grupo Aglomerou 

Domingo - Dia 19
13h - Bebeto e os Chorões
17h - Juarez e Banda
21h - Moreira Júnior 

*DJ Ricardo Braz todos os dias a partir das 15h

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×