Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

"Pequeno Quadro Público"

Gunnar Borges repensa as estruturas de convívio coletivo

Espetáculo que será encenado no Sesc Barra Mansa lança sobre a sala de apresentação desejos de transformação; diretor foi do Arte em Cena e mora no Rio há oito anos

Teatro  –  14/08/2014 16:56

1

(Foto: Divulgação/Clarice Lissovsky)

Agora em BM: Espetáculo estreou em novembro
de 2013 na Universidade Federal do Rio de Janeiro
 

Ele nasceu em Volta Redonda, mora na cidade do Rio de Janeiro há oito anos, foi integrante do grupo Arte em Cena (Stael de Oliveira) pelo período de nove anos e mudou-se para o Rio a fim de expandir os experimentos teórico-práticos. É formado em artes cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - bacharel em interpretação (UniRio) e direção teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, 15, às 20h30, no Sesc (Serviço Social do Comércio), em Barra Mansa, o público poderá conferir "Pequeno quadro público", espetáculo dirigido por Gunnar Borges que estreou em novembro de 2013, na UFRJ.

- É com muita honra que volto para Barra Mansa com "Pequeno quadro público", meu trabalho de conclusão do curso de direção teatral, com orientação da performer e doutora Eleonora Fabião, juntamente com os artistas integrantes de Miúda, núcleo de pesquisa em artes continuada, do qual faço parte - diz. 

O que o público vê no palco 

"Um quadrado feito com fita crepe ocupa o centro do espaço cênico italiano. O paralelogramo suporta a noção de estruturação de força, operações pragmáticas e contenção de ordem - pontos básicos com os quais os atuantes lidam no decorrer da peça. Outro quadrado, este de madeira, se encontra no canto da sala de apresentação e espelha, em perfeita simetria, a forma demarcada no solo. Este bloco de madeira faz alusão a uma tampa de buraco e funciona como plataforma para uma projeção em vídeo transmitida e manipulada ao vivo. Uma câmera zenital, posicionada no alto, captura a área total do chão do quadrado, e a transmite em tempo real".

"Partindo da pesquisa apresentada pelos livros As cidades invisíveis, de Ítalo Calvino, e Estado de exceção, de Giorgio Agamben, a peça apresenta quatro atuantes que buscam elaborar novas formas para territórios, tanto geopolíticos quanto existenciais, a partir de um quadrado vazio, demarcado com fita no chão. Este recorte propõe circulações de forças, atrito entre corpo e palavra, pluralidade de formas. Em outras palavras, lança sobre a sala de apresentação desejos de transformação que repensam as estruturas de convívio coletivo, através de ferramentas do teatro contemporâneo".

> O teaser da primeira temporada da peça

Quem é quem no espetáculo 

. Elenco: Lucas Canavarro, Marília Nunes, Patrícia Teles e Rafael Lorga
. Direção: Gunnar Borges
. Orientação de direção: Eleonora Fabião
. Assistência de direção: Bel Flaksman
. Dramaturgia: Criação colaborativa
. Dramaturgia do movimento: Luar Maria
. Dramaturgista: Caio Riscado
. Trilha sonora original: Philippe Baptiste
. Videocriação: Lucas Canavarro
. Iluminação: Luciana Nardelli e Diogo Liberano
. Cenário: Otávio Borba e Rui Abreu
. Colaboração de cenário: Marina Dalgalarrondo
. Figurino: Manoela Moura
. Programação visual: Gunnar Borges e Lucas Canavarro
. Ensaios: UniRio e UFRJ
. Produção: Miúda
. Realização: Miúda e UFRJ 

Serviço

> Pequeno quadro público - Dia 15 de agosto (sexta-feira), às 20h30, no Sesc Barra Mansa. Rua Tenente José Eduardo, 530, Ano Bom. Saiba mais no site de Miúda.

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×