(Fotos: Divulgação)
Comédia é recheada de clichês românticos embalados pela música chamada brega
> Leia também: Luciene Martes abre o projeto Cena Papagoiaba no Gacemss
> Obra híbrida é a atração de abril do Cena Papagoiaba
> Cia. da Ação! Teatro! Dança leva Fernando Pessoa para o Cena Papagoiaba
> Maksin Oliveira é a atração do Cena Papagoiaba
> Os velhinhos se divertem em peça de Marcelo Soares
> Cordão Popular encena peça intimista no Cena Papagoiaba
As Palhaças Bastianas encenam "Mulher na TPM até o diabo treme", dias 27 e 28 (sábado e domingo), às 20h, no Cena Papagoiaba - parceria do Coletivo Teatral Sala Preta + Gacemss. As apresentações serão no Teatro 1 do Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva, em Volta Redonda.
Segundo o material de divulgação, "pensando no riso e no bom humor como uma manifestação salvadora do ser humano, As Palhaças Bastianas sobem ao palco para falar de temas relacionados ao cotidiano feminino, e, através de falas que parecem meras tolices, entretêm e relaxam, virando do avesso sofrimentos diários, tornando-os divertidos e risíveis". O texto enviado aos veículos de comunicação informa que "As Palhaças Bastianas elevam as angústias femininas ao primeiro plano, numa comédia recheada de clichês românticos embalados pela música chamada brega, fenômeno recente da cultura de massa".
O espetáculo é realizado nos moldes de uma palestra. Temas como iniciação sexual, namoro, casamento, infidelidade e filhos são tratados pelas palhaças de forma a permitir uma profunda interação com o público, explica o texto divulgado pelo Gacemss. E acrescenta: "Considerando que palhaços são personagens presentes e queridos da infância, As Palhaças Bastianas propõem um retorno à criança existente dentro de cada um e ao prazer de ouvir um conto da Carochinha extraído da cultura popular".
A trilha sonora de "Mulher na TPM até o diabo treme" foi selecionada a partir do universo das palhaças: são românticas, encantadoras e popularmente chamadas de bregas. Por vezes são acompanhadas por uma coreografia.
Um pouco sobre As Palhaças Bastianas
O grupo de teatro As Palhaças Bastianas é formado por três atrizes palhaças: Márcia Venina, Giane Carvalho e Marlei Braga. Tem como foco principal a pesquisa e resgate da cultura popular. Como resultado dessa pesquisa, foi criado o espetáculo "Mulher na TPM até o diabo treme".
Desde sua estreia, em julho de 2007, As Palhaças Bastianas se apresentaram em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, selecionadas para o Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro, o Teatrofest. Em setembro de 2009, participaram como convidadas do Festival Internacional de Comicidade Feminina Esse Monte de Mulher Palhaça, no Sesc Copacabana. Em 2010 para unidades Sesi.
______________________________________________________
Quem é quem no espetáculo
. Texto: Giane Carvalho, Márcia Vhenina, Marlei Braga - As Palhaças Bastianas
. Direção: As Palhaças Bastianas
. Supervisão: Maristela Araújo
. Elenco: Márcia Venina - Sebastiana, Marlei Braga - Bastiana, Giane Carvalho - Tiana
. Cenário e figurinos: As Palhaças Bastianas
. Trilha sonora pesquisada: As Palhaças Bastianas
. Iluminação: Mauricio Silveira
. Design gráfico: Rafael Alves Moura e Tche Tonioni
______________________________________________________
Serviço
> Mulher na TPM até o diabo treme - Dias 27 e 28 (sábado e domingo), às 20h, no Gacemss, em Volta Redonda. Classificação: 14 anos. Duração: 50 minutos. Acompanhe as novidades no blog.