Publicada em: 22/07/2015 (11:32:28)
Atualizada em: 15/08/2015 (10:27:15)

(Foto: Divulgação)
"Fazer teatro não é apenas subir em um palco de qualquer maneira, de forma exibicionista"
Bernardo Maurício está de casa nova. Ou melhor, retornou ao lar onde já presenteou o público com espetáculos teatrais inesquecíveis. O curso de teatro do Cena (Centro Experimental de Novos Atores) agora reside no Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva), em Volta Redonda. Com matrículas abertas desde junho, ainda há vagas. Com a vantagem de que o interessado pode participar de uma aula gratuita, antes de se matricular.
Enquanto isso, o diretor e professor participa da gravação de um curta-metragem e aguarda o lançamento de outro já gravado. Bernardo deixou o teatro da Ilha São João, onde estava com o seu curso e deu sobrevida ao espaço, sucateado e abandonado há anos.
- Aquele local é histórico, fiz o que pude lá, coloquei dinheiro do meu bolso. Considero o teatro da Ilha um pouco meu, mas infelizmente não há vontade política de injetar a verba necessária para revitalizá-lo. Um espaço como aquele não pode ser esquecido - enfatiza.
Bernardo estava na Ilha São João com o seu curso, desde que foi convidado a deixar o Memorial Zumbi, onde realizava seu trabalho teatral com dezenas de alunos.
No Gacemss, as aulas são para interessados a partir de 14 anos, ou, como frisa o professor, "de acordo com a idade psicológica". São realizadas às segundas e sextas-feiras, das 19 às 21h. A mensalidade custa R$ 60 e a duração do curso é de dois anos. Ao término, a prova pública consiste na participação do aluno na montagem de um espetáculo.
Professor de teatro com formação tabladiana, com estágio no curso para 22 encenadores do Estado do Rio, ministrado por Augusto Boal, dentro da "Poética do oprimido", o encenador, premiado em festivais, é o mais experiente em arte dramática na região. São mais de 50 anos na área.
- O objetivo das aulas é oferecer um curso básico de formação teatral, superar erros e bloqueios de comunicação, valorizar o poder de argumentação criativa e trabalhar a comunicação prejudicada pela ansiedade e pela inibição - explica.
O cuidado com uma arte milenar e complexa
Bernardo enfatiza a importância e o cuidado que se deve ter com os cursos de teatro. Segundo ele, muitos jovens acabam contaminados pelo vírus do palco, que mexe com o ego, a vaidade, o exibicionismo, a carência, levando esses jovens a crer que são o máximo.
- Eles saem por aí com ares de quem pensam que sabem, se autointitulam atores e diretores de uma arte milenar e complexa. Isso é perigoso e nocivo, porque atraídos pela luz dos holofotes do sucesso a qualquer custo eles entram pelo caminho da mediocridade, tornando-se canastrões pretensiosos - diz.
O professor lembra que fazer teatro não é apenas subir em um palco de qualquer maneira, de forma exibicionista:
- Alguns chegam a se promover a diretores. Aí o desastre é ainda maior, porque direção não pode ser ensinada, é uma questão de bagagem cultural, aliada a um espírito revolucionário e inovador. A arte do teatro é um processo de amadurecimento, uma evolução. O teatro é uma arte comunitária, democrática, culturalmente eficaz e socialmente útil.
O conteúdo do curso
. Noções de teoria do teatro
. Noções de história do teatro
. Noções de história da arte
. Noções de psicologia
. Noções de sociologia
. Noções de encenação
. Oficina de dramaturgia
. Oficina de corpo
. Oficina de bonecos
. Oficina de cenografia
. Oficina de figurino
. Oficina de maquiagem
. Oficina de iluminação
. Oficina de adereços
. Oficina de preparação do ator
. Prova pública
. Certificado de capacitação
________________________________________________________
Serviço
> Núcleo de Oficinas/Curso de Teatro Cena - Com Bernardo Maurício, no Gacemss. A partir de 14 anos. Aulas às segundas e sextas-feiras, das 19 às 21h. A mensalidade custa R$ 60 e a duração do curso é de dois anos. Rua 14, n° 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefones: (24) 3343-1770 e (24) 3343-3033. Acompanhe as novidades no Facebook do professor.
Edição impressa



