Publicidade

RH

Para Crianças e Adultos

Confira a programação do 12º Festival Gacemss da Criança

Foram escolhidos espetáculos com textos autorais de grupos teatrais da região e alguns clássicos adaptados da literatura infantil

Teatro  –  02/10/2015 19:16

O Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva, em Volta Redonda, há 12 anos promove o Festival Gacemss da Criança. Para a edição 2015 foram escolhidos espetáculos com textos autorais de grupos teatrais da região e alguns clássicos adaptados da literatura infantil. O evento começa dia 7 e segue até 22 de outubro. Uma peça por dia, em dois horários: 9h30 e 14h30.

1

 (Fotos: Divulgação)

# Dia 7 (quarta-feira) - "A Caixa de Histórias" - Grupo: Saia Contada (a partir de 4 anos). O grupo de contadores de histórias reuniu em um só espetáculo a magia dos contos populares e a alegria das cantigas de roda que marcaram a nossa infância. A mímica também está presente durante o espetáculo. São histórias participativas que convidam o público a testar suas habilidades e mergulhar fundo no universo das histórias infantis. O espetáculo reúne grandes contos populares, como a divertida história de um "campo santo", histórias adaptadas da ilustre Bia Bedran e algumas de autoria do grupo.

8

# Dia 8 (quinta) - "O Pinto Sura" - Projeto Bate Matraca - Grupo: As Palhaças Bastianas (a partir de 4 anos). O Pinto Sura é uma história em que um pinto fraquinho, triste e maltratado viaja ao Palácio do Rei em busca de solução para os maltratos sofridos no galinheiro. No caminho encontra vários amigos que partem com ele nesta aventura. O final da história mostra ao Pinto Sura que o tempo foi o melhor remédio para o seu descontentamento. Ele se tornou um galo e ocupa o lugar do Rei do Galinheiro. O espetáculo se desenvolve entre encenação e contação de uma história, acompanhados por trilha musical executada pelas próprias palhaças.

5

# Dia 9 (sexta) - "Greve dos Signos" - Grupo: Cia. de Teatro Arte em Cena (a partir de 12 anos). Destruição, morte, acidentes... Um verdadeiro caos vai acontecer, não por causa do fim do mundo, mas devido à "Greve dos Signos". Mas o que seria essa greve? Um ato de protesto ao que os humanos vêm fazendo à "sagrada" astrologia: ciência dos astros que une o homem ao universo. Os signos estão indignados com a falta de respeito dos mortais e vão usar suas armas para mostrar o seu valor.

7

# Dia 13 (terça) - "O Cascudo Douradinho em: Amiga Lata, Amigo Rio" - Grupo: Coletivo Teatral Sala Preta (a partir de 6 anos). Um pequeno peixe cascudo vivia solitário em rio muito poluído. Um dia, enquanto procurava comida, uma lata de alumínio dourada ficou presa em sua nadadeira e passou a ser a sua única companheira. Por isso ele recebeu o apelido de Douradinho. Douradinho e sua lata resolveram nadar contra a corrente a procura de um lugar mais limpo para viver, um paraíso, a nascente do rio. No caminho, eles conhecem a Língua Negra, a Árvore, o Menino e o Afluente. Todos esses personagens explicam ao peixinho as causas da poluição e indicam formas de combatê-la. A viagem do peixe é uma jornada de amadurecimento pelo conhecimento. Será que ele conseguirá chegar ao paraíso do rio?

9

# Dia 14 (quarta) - "Rap Rima com Escola" - Rapper Thiago Elniño (a partir de 10 anos). O Projeto Rap Rima com Escola é uma oficina executada pelo rapper voltarredondense Thiago Elniño, utilizando o rap como ferramenta para incentivar o hábito da leitura e a criatividade de crianças e jovens através da música. Com uma sempre surpreendente interação dos alunos, que constroem letras de músicas e poesias juntamente com o rapper durante a oficina. Thiago se aproxima dos alunos e do universo pedagógico através de uma linguagem já presente no cotidiano destes e, na maioria das vezes, já admirada por eles.

 

# Dia 16 (sexta) - "Alice no País das Maravilhas" - Grupo: Arte In Foco Cia. Teatral (a partir de 5 anos). Alice, menina curiosa e cansada de seu mundo monótono, acaba caindo no maluco País das Maravilhas ao seguir o apressado Coelho Branco. Lá começa sua grande aventura, conhecendo personagens como: A Fechadura, O Gato Listrado, o Chapeleiro Maluco e a Lebre Maluca. Mas nem tudo ocorre como o planejado e Alice provoca uma fúria na Rainha de Copas que promove um julgamento para que a pobre menina Alice seja julgada, já dada a sentença: "Cortem-lhe a Cabeça"... Uma peça baseado na obra de Lewis Carroll: "Alice no País das Maravilhas". Cheia de magia e efeitos para levar o público ao verdadeiro mundo das Maravilhas!

6

# Dia 19 (segunda) - "Histórias que a Gente Conta" - Grupo: Granada Cia. Teatral (a partir de 5 anos). "O Menino da Janela" e "O Amor Está no Ar", duas histórias que vão despertar a imaginação com ternura, encanto e magia. "O Menino da Janela" - Um menino em toda a sua meninice, passa horas em frente à janela do computador e se afasta dos amigos reais, criando para si um mundo de amigos e viagens virtuais. "O Amor Está no Ar" - O amor contado e cantado pela Cia. leva o público a se envolver numa história romântica e divertida. Com canções alegres e situações inusitadas que vão trazer graça e humor na medida certa.

4

# Dia 20 (terça) - "O Bosque da Cuca" - Grupo: Coletivo de Teatro O Bando (a partir de 5 anos). João e Maria estavam no bosque mágico, atrás da casa da vovó, lendo o livro "A Lenda da Cuca". De repente, a própria Cuca aparece disposta a acabar com o bosque para construir uma fábrica. A partir disso, a jacaroa vai aprontar muito e tentar enganá-los com seus poderes de araque, mas os irmãos são mais espertos e não vão deixá-la acabar com o bosque mágico.

2

# Dia 21 (quarta) - "A Bela e a Fera" - Grupo: Arte In Foco Cia. Teatral (a partir de 5 anos). Adaptação do clássico infantil da Disney. Um príncipe egoísta recebe um feitiço que o transforma em uma Fera e que só será quebrado quando alguém o amar de verdade. Um dia, um inventor resolve levar sua mais nova criação para outra cidade, mas no meio do caminho sua carroça quebra e vai ele parar no castelo onde vive a Fera, lá ele é aprisionado. Sua filha Bela, uma camponesa, decide fazer uma troca com a Fera: ficar no castelo se seu pai for libertado. Aos poucos Bela e Fera vão se entendendo e começa a nascer um amor que resistirá além das aparências. 

3

# Dia 22 (quinta) - "A Viagem da Intrometida" - Grupo: Oficina de Artes Roriz (a partir de 4 anos). A "estrela intrometida", que pertence ao Cruzeiro do Sul, resolve ver o que esta acontecendo em um foguete que parecia estar abandonado. Sem querer ela faz a maquina funcionar. A estrela então embarca numa viagem e vem parar na terra, onde é recebida pelas formigas, que dão a ela uma linda lição de vida. 

> Rua 14, n° 315, Vila Santa Cecília, Volta Redonda. Telefones: (24) 3343-1770 e (24) 3343-3033.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×