Publicidade

Premiação 2026

Fim de Ano

Rodrigo Hallvys prepara Festival de Esquetes Estudantis de Vargens

Terceira edição do evento será no Pontal Country Club, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde serão encenados seis textos

Teatro  –  11/12/2015 07:42

Publicada em: 04/12/2015 (11:44:57)
Atualizada em: 11/12/2015 (07:42:50) 

1

(Foto: Divulgação/Jana Machado)

“Eles aprendem, eu aprendo; eles criam possibilidades dentro da oficina;
eu encaixo, altero, proponho, analiso e reanaliso; vamos testando e aproveitando
o que eles criam dentro das próprias personagens”
 

Rodrigo Hallvys está em contagem regressiva para o III Festival de Esquetes Estudantis de Vargens. O evento, produzido junto com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, em Vargem Grande, tem estilo parecido com o evento que ele realizava no Estudarte. Porém, adapta-se com mais facilidade a qualquer espaço cênico. A sede deste ano será o Pontal Country Club, espaço de lazer da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que abrirá os portões na terça-feira, 15 de dezembro, às 19h30.

Serão seis esquetes em um único dia de evento (ano passado foram dois dias de um fim de semana) e parte de alguns textos são releituras de esquetes também já produzidos pelo Estudarte.

Entre correria e ajustes finais, Hallvys lembra de quando residia em Volta Redonda, onde promoveu dez festivais. Dentre eles, sete com o Grupo Estudarte, que se encerraram em 2010. Três anos depois, retornou com projetos semelhantes no Rio de Janeiro, onde já vive há alguns anos.

- Não há como esquecer, apagar ou distanciar de determinadas coisas. O Estudarte faz parte até icônica do meu trabalho e tenho um carinho gigantesco por isso. Selecionamos alguns textos em formatos rápidos que marcaram e vamos fazendo rodízio dentre eles a cada ano - explica.

Segundo ele, a diferença está nas próprias releituras, baseadas em experiências que vão alterando a forma de encenar.

- Eles aprendem. Eu aprendo. Eles criam possibilidades dentro da oficina. Eu encaixo, altero, proponho, analiso e reanaliso. Vamos testando e aproveitando o que eles criam dentro das próprias personagens - detalha. 

O que o público vai ver em cena... 

2

(Fotos: Divulgação)

Seis esquetes em um único dia (ano passado foram dois dias de um fim de semana) e
parte de alguns textos são releituras de esquetes também já produzidos pelo Estudarte

O texto inédito está por conta da comédia “Altos e baixos”, que encena uma sessão de Terapia Maiêutica, trazendo discurso sobre pensamentos prontos e a experiência individual expressada por cada ser humano.

“Papo de muié!” foi criada já no Rio de Janeiro e participa pela terceira vez consecutiva do evento, demonstrando o desespero que parte do público feminino vem apresentando midiaticamente por relacionamento amoroso. “Hum, sei!” também é criação de Hallvys já residindo no Rio, em um texto com nuances típicas de Teatro do Absurdo.

- Tive oportunidade de experimentar Teatro do Absurdo em textos escritos pela Lelê Garnier, dirigido pelo Lúcio Roriz e pela Luciene Martes, em 2007. Foi uma das experiências mais divertidas que tive - diverte-se.

“Barulho” foi destaque do último festival do Estudarte, em Volta Redonda. Relido em 2013, no Festival das Artes promovido pelo Via Alternativa e participando também do I Festival produzido por Hallvys no Rio e, pela primeira vez, terá mulheres interpretando as personagens que sempre foram apresentadas por homens, enquanto o texto de “As meninas da rua do medo” será encenado pela quarta vez desde sua criação, em 2009, também com o Estudarte.

Para encerrar, foi escolhida a comédia “Em boca fechada...”, texto escrito em 2004 por Rodrigo Hallvys em parceria com sua antiga atriz Lidiane Silveira, levando à cena situações de fofocas entre vizinhos com uma ideia mais elaborada e inserindo o cenário de forma mais lúdica para o público. 

Quem é quem no festival

Esquetes
. As meninas da rua do medo - Carol Carpinteiro, Izabella Cunha e Lissa Rodrigues
. Barulho - Brenda Polyana, Duda Simões e Rafaela Gomes
. Papo de muié! - Lidia Araújo e Natália Braun
. Altos e baixos - Brenno Lucas e Mateus Almeida
. Hum, sei! - Caci Lobo, Mariana Lustosa e Thalia Vitória
. Em boca fechada... - João Pedro Castilho, Julia Waack, Juliana Regueira, Luisa Nogueira e Mariana Borges 

Ficha Técnica
. Direção geral - Rodrigo Hallvys
. Figurino e caracterização - Eliete Braun
. Som e apoio de produção - Endy Parisotto e Hélio Figueiredo 

________________________________________________________
Serviço 

> Pontal Country Club - Estrada do Pacuí, 200, Vargem Grande, Rio de Janeiro (RJ).

Edição impressa

1

2

Por Redação do OLHO VIVO  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×