Publicada em: 04/12/2015 (11:44:57)
Atualizada em: 11/12/2015 (07:42:50)

(Foto: Divulgação/Jana Machado)
“Eles aprendem, eu aprendo; eles criam possibilidades dentro da oficina;
eu encaixo, altero, proponho, analiso e reanaliso; vamos testando e aproveitando
o que eles criam dentro das próprias personagens”
Rodrigo Hallvys está em contagem regressiva para o III Festival de Esquetes Estudantis de Vargens. O evento, produzido junto com o Centro Educacional Nossa Senhora de Fátima, em Vargem Grande, tem estilo parecido com o evento que ele realizava no Estudarte. Porém, adapta-se com mais facilidade a qualquer espaço cênico. A sede deste ano será o Pontal Country Club, espaço de lazer da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que abrirá os portões na terça-feira, 15 de dezembro, às 19h30.
Serão seis esquetes em um único dia de evento (ano passado foram dois dias de um fim de semana) e parte de alguns textos são releituras de esquetes também já produzidos pelo Estudarte.
Entre correria e ajustes finais, Hallvys lembra de quando residia em Volta Redonda, onde promoveu dez festivais. Dentre eles, sete com o Grupo Estudarte, que se encerraram em 2010. Três anos depois, retornou com projetos semelhantes no Rio de Janeiro, onde já vive há alguns anos.
- Não há como esquecer, apagar ou distanciar de determinadas coisas. O Estudarte faz parte até icônica do meu trabalho e tenho um carinho gigantesco por isso. Selecionamos alguns textos em formatos rápidos que marcaram e vamos fazendo rodízio dentre eles a cada ano - explica.
Segundo ele, a diferença está nas próprias releituras, baseadas em experiências que vão alterando a forma de encenar.
- Eles aprendem. Eu aprendo. Eles criam possibilidades dentro da oficina. Eu encaixo, altero, proponho, analiso e reanaliso. Vamos testando e aproveitando o que eles criam dentro das próprias personagens - detalha.
O que o público vai ver em cena...

(Fotos: Divulgação)
Seis esquetes em um único dia (ano passado foram dois dias de um fim de semana) e
parte de alguns textos são releituras de esquetes também já produzidos pelo Estudarte
O texto inédito está por conta da comédia “Altos e baixos”, que encena uma sessão de Terapia Maiêutica, trazendo discurso sobre pensamentos prontos e a experiência individual expressada por cada ser humano.
“Papo de muié!” foi criada já no Rio de Janeiro e participa pela terceira vez consecutiva do evento, demonstrando o desespero que parte do público feminino vem apresentando midiaticamente por relacionamento amoroso. “Hum, sei!” também é criação de Hallvys já residindo no Rio, em um texto com nuances típicas de Teatro do Absurdo.
- Tive oportunidade de experimentar Teatro do Absurdo em textos escritos pela Lelê Garnier, dirigido pelo Lúcio Roriz e pela Luciene Martes, em 2007. Foi uma das experiências mais divertidas que tive - diverte-se.
“Barulho” foi destaque do último festival do Estudarte, em Volta Redonda. Relido em 2013, no Festival das Artes promovido pelo Via Alternativa e participando também do I Festival produzido por Hallvys no Rio e, pela primeira vez, terá mulheres interpretando as personagens que sempre foram apresentadas por homens, enquanto o texto de “As meninas da rua do medo” será encenado pela quarta vez desde sua criação, em 2009, também com o Estudarte.
Para encerrar, foi escolhida a comédia “Em boca fechada...”, texto escrito em 2004 por Rodrigo Hallvys em parceria com sua antiga atriz Lidiane Silveira, levando à cena situações de fofocas entre vizinhos com uma ideia mais elaborada e inserindo o cenário de forma mais lúdica para o público.
Quem é quem no festival
Esquetes
. As meninas da rua do medo - Carol Carpinteiro, Izabella Cunha e Lissa Rodrigues
. Barulho - Brenda Polyana, Duda Simões e Rafaela Gomes
. Papo de muié! - Lidia Araújo e Natália Braun
. Altos e baixos - Brenno Lucas e Mateus Almeida
. Hum, sei! - Caci Lobo, Mariana Lustosa e Thalia Vitória
. Em boca fechada... - João Pedro Castilho, Julia Waack, Juliana Regueira, Luisa Nogueira e Mariana Borges
Ficha Técnica
. Direção geral - Rodrigo Hallvys
. Figurino e caracterização - Eliete Braun
. Som e apoio de produção - Endy Parisotto e Hélio Figueiredo
________________________________________________________
Serviço
> Pontal Country Club - Estrada do Pacuí, 200, Vargem Grande, Rio de Janeiro (RJ).
Edição impressa


