Publicidade

RH

Infantil

Resende: Cia. Da Ação! encena a peça - Chapeuzinho Vermelho -

Texto de Calé Miranda é baseado nos estudos do psicanalista Bruno Betelheim; espetáculo será apresentado no Espaço Z

Teatro  –  03/04/2017 17:22

1

(Foto: Divulgação/Marco Netto)

Encenação, segundo Calé Miranda, busca constantemente levar a criança para o jogo cênico 

A peça infantil “Chapeuzinho Vermelho será encenada nos dias 8 e 9 de abril (sábado e domingo), às 17h, no Teatro do Espaço Z, em Resende. O texto de Calé Miranda é baseado nos estudos do psicanalista Bruno Betelheim. Em seu livro “A psicanálise dos contos de fadas”, Betelheim diz que “Chapeuzinho Vermelho” trata de um ritual de passagem da infância para a adolescência. 

- A menina ingênua coloca-se deliberadamente em perigo para testar sua independência longe do mundo adulto. É por isso que, inconscientemente, essa história interessa a tantas crianças através dos tempos - explica Calé Miranda. 

Ainda hoje esse conto é apontado como um dos mais populares entre crianças e adultos. Não existe uma só criança que jamais tenha ouvido ou que não saiba repetir a máxima: “Por que esta boca tão grande?”. Então, por que montar esta peça? O diretor responde: 

- Porque é no teatro que a fantasia se torna concreta. Ao ver essas personagens em “carne e osso”, as crianças percebem que elas são vivas e poderiam ser qualquer um de nós. No teatro a mensagem de Charles Perrault e dos irmãos Grimm se concretiza e a criança percebe que se essa menina/atriz/personagem pode vencer seus medos, ela também pode. 

A encenação, segundo Calé Miranda, busca constantemente levar a criança para o jogo cênico, onde, conscientes de que a plateia já conhece a história, os atores incentivam sua participação e sua contribuição para o desenrolar da cena. 

- Não se trata de “teatro interativo”, mas a conexão entre plateia e atores é bastante intensa, inclusive nos momentos em que se exige silêncio e concentração - enfatiza. 

A companhia de dança-teatro 

Baseada em Resende, a Cia. Da Ação! tem como característica principal a pesquisa cênica como propulsora da criação. A companhia é multidisciplinar, tendo como colaboradores: atores, bailarinos, músicos, artistas plásticos e praticantes de todas as formas de criação artística. O grupo apresenta-se constantemente em festivais de teatro no Brasil e no exterior, já tendo visitado a Rússia, França, Inglaterra, Itália, Croácia, Tunísia, Peru etc. 

O autor e diretor Calé Miranda

Calé Miranda é diretor de teatro e arte-educador. Trabalha há mais de 20 anos com arte-eduação para todas as idades. À frente da Cia. Da Ação!” dirigiu mais de 30 espetáculos de autores consagrados, como Shakespeare, Brecht, Beckket, Nelson Rodrigues, Ésquilo, Sófocles, Ghelderode, HeinnerMuller etc. Participou como diretor convidado do I Seminário de Diretores Teatrais para a Infância e Juventude, em Zagreb, Croácia. 

Quem é quem no espetáculo 

. Texto, direção, cenário e figurino: Calé Miranda
. Elenco:
Marcelly Nascimento
Leonardo Odilon
. Fotografia: Marco Netto
. Produção: Cia. Da Ação!

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Chapeuzinho Vermelho - Dias 8 e 9 de abril (sábado e domingo). Horas: 17h. Local: Espaço Z, em Resende. Preço: R$ 10 (meia entrada para todos), ingressos à venda a partir das 16h no local. Promoção: Entrada gratuita para professores e coordenadores do ensino infantil e fundamental. Classificação etária: livre.

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×