Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Revolução Humana Através do Teatro

Cia. Oficina de Artes Roriz participa de workshop sobre Antonin Artaud

Coordenado pelo ator e diretor Marcelo de Freitas, em Engenheiro Paulo de Frontin, artistas mergulharam no universo do dramaturgo e diretor de teatro francês

Teatro  –  21/07/2017 12:22

Publicada: 27/06/2017 (21:37:47) . Atualizada: 21/07/2017 (12:22:35)

(Fotos: Divulgação)

Gratuito: Evento/intercâmbio reuniu cerca de 50 atores da região sul fluminense 

Gratuito e feito pelos próprios artistas. Assim foi o workshop “Revolução humana através do teatro e as máximas de Antonin Artaud”, realizado no dia 17 de junho, em Engenheiro Paulo de Frontin, com a presença da Cia. Oficina de Artes Roriz, de Volta Redonda. 

O workshop foi coordenado pelo ator e diretor Marcelo de Freitas, fundador do grupo teatral da cidade onde foi realizado o evento que reuniu cerca de 50 atores do Sul Fluminense. Segundo o diretor da Cia. Oficina de Artes Roriz, Lúcio Roriz, o workshop proporcionou o intercâmbio entre os atores e companhias de teatro da região. 

- Foi maravilhoso, um dia extremamente proveitoso. Aprender sempre é muito bem-vindo, sem contar que mergulhar no universo de Artaud, onde não existe nenhuma distância entre ator e plateia, onde todos são atores e todos fazem parte do processo, ao mesmo tempo, não é uma tarefa fácil. Mas tivemos o privilégio de contar com o ator e diretor Marcelo de Freitas, que sempre foi um grande estudioso de Antonin Artaud, principalmente sobre o Teatro da Crueldade, onde ele expõe o grito, a respiração e o corpo do homem como lugar primordial do ato teatral, e denuncia o teatro digestivo, rejeitando a supremacia da palavra - comenta Roriz. 

Na prática, o workshop, além de proporcionar conhecimento, estabeleceu um novo canal de comunicação e de relação entre as companhias de teatro envolvidas, que já estudam a possibilidade de ampliar o trabalho para outros grupos e realizar outros eventos, da mesma forma que foi realizado esse. 

Um pouco sobre Antonin Artaud 

Poeta, ator, escritor, dramaturgo, roteirista e diretor de teatro francês. Morreu em 1948, aos 51 anos, em Paris. Com aspirações anarquistas, Antoine Marie Joseph Artaud era também fortemente ligado ao surrealismo e foi expulso do movimento, por ser contrário a filiação ao partido comunista. Sua obra “O Teatro e Seu Duplo” é um dos principais escritos sobre a arte do teatro no século XX, referência de grandes diretores, como Peter Brook, Jerzy Grotowski e Eugenio Barba. Seus restos mortais se encontram no Cimetiere de Marseille, França.

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×