Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Diversidade Artística

Zaqueu Pedroza participa da exposição Muito Além da Parada

Artista visual que mora em Volta Redonda leva oito obras para a Galeria Objectos do Olhar, em São Paulo

Cena alternativa  –  28/05/2023 19:54

 
zaqueu1

(Fotos: Divulgação)

 

Visitação pode ser feita do dia 5 de junho a 2 de julho, de terça-feira a domingo, das 11 às 20h; obras de mais de 30 artistas do Brasil, Chile, Uruguai, Irã, México, EUA, Reino Unido e Espanha

Zaqueu Pedroza voltou a frequentar São Paulo, onde morou durante 20 anos, já faz algum tempo. Foi como em um flerte, que virou namoro e, quem sabe, daqui a pouco já estão novamente dividindo o mesmo espaço... Prova disso é que em junho ele estará com oito trabalhos na exposição “Muito Além da Parada”. A inauguração será no dia 4 (domingo), às 17h, na Galeria Objectos do Olhar. A visitação pode ser feita do dia 5 de junho a 2 de julho, de terça-feira a domingo, das 11 às 20h. Obras de mais de 30 artistas do Brasil, Chile, Uruguai, Irã, México, EUA, Reino Unido e Espanha.

- Levo trabalhos inéditos, com dimensões diferentes. Pinturas em papel e tela com técnicas mistas de tintas e caneta. Uma espécie de arte cartaz. Com muita forma geométrica e cor, muita cor - detalha Pedroza.

Ele conta que no ano passado conheceu a galeria, e estava aberta a inscrição para a primeira exposição. O tema era “Além da Parada”, voltada para artistas LGBTQIA+ e Pedroza ficou bastante interessado com a ideia de expor com essa temática.

- Foi gratificante a receptividade da galerista, como também o entrosamento com outros artistas, novos conhecimentos, contatos e amizade. A abertura foi bem mágica mesmo. Muitas conversas, expressões artísticas, alegria e cores. Este ano a galerista Junia Melluns e o curador Filipe Chagas resolveram criar mais uma edição com o tema “Muito Além da Parada” e logo me inscrevi, junto com outros artistas que participaram no ano passado, e vamos que vamos.

Para Pedrza, que mora em Volta Redonda, a proposta dessa nova edição está diretamente ligada à importância de uma sociabilidade mais presente.

- Entendo que as redes sociais e os canais nos oferecem uma grande visibilidade do que acontece no mundo, mas é preciso sair pra rua, sair um pouco da telinha e termos uma sociabilidade mais presente. É uma grande oportunidade de fazer e vermos outras informações, outras expressões e comportamentos - enfatiza.

E acrescenta:

- Mostrar minha arte com essa proposta só engrandece meu lado artístico eclético e dinâmico. Não é sobre o belo ou feio, considero como meu lugar de fala. Ver as coisas como elas são, sem agredir ou ser agredido. Estarei expondo com mais de 30 artistas do Brasil e de outros países, imagina a grande diversidade artística disso tudo? Bom demais!

Quem é Zaqueu Pedroza

zaqueu2

Zaqueu Pedroza começou a se envolver com arte aos 12 anos: desenho, pintura e dança clássica. Aos 15, entrou para o mundo da moda e do teatro, desfilando em passarelas e produzindo figurinos, coreografias e cenários. Depois resolveu ficar somente com a dança. Vieram os grupos, as academias de dança e os festivais em Volta Redonda. Arte - em todos os sentidos - sempre foi a sua vocação, mas formou-se em técnico de enfermagem. Morou em São Paulo durante 20 anos, onde expôs e conheceu pessoas envolvidas com teatro, dança e artes plásticas. Autodidata nas artes visuais, tem paixão por expressionismo abstrato, além da pop art e do geometrismo, muita cor. Zaqueu Pedroza também é o responsável pelo Movimento Arte Bar
Acompanhe as novidades sobre o artista plástico no Facebook ou no Instagram @zaqueupedrozaartemeio

O que é a exposição

O material de divulgação de “Muito Além da Parada”, lembra que “em 2022, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) começou a dar uma trégua. A população voltou para as ruas, para os encontros, para as relações coletivas. São Paulo promoveu o retorno da maior Parada do Orgulho LGBTQIA+ do mundo e atraiu 4 milhões de pessoas que urgiam gritar novamente por suas liberdades, ao mesmo tempo que ainda temiam por um resultado eleitoral que mantivesse um governo contrário à própria existência delas. Foi no olho desse furacão, que nasceu a exposição ‘Além da Parada’, com artistas brasileiros unidos para ressignificar ideias e espaços, amplificando conceitos básicos que estão enraizados e precisam ser superados”.

O texto prossegue, explicando que “agora a Galeria Objectos do Olhar resolveu ir muito além disso. Com a exposição ‘Muito Além da Parada’, o principal objetivo é aumentar a visibilidade da produção artística voltada para a comunidade LGBTQIA+ e trazer novas discussões transdisciplinares sobre sexualidades e afins. Este ano, a exposição se faz beneficente a partir da modalidade Cartaz, onde os artistas enviaram imagens que serão impressas em formato cartaz e eles doarão suas partes na venda para uma instituição LGBTQIA+. A revista ‘Falo Magazine’ - uma das promotoras do evento - também estará com uma mostra comemorativa de seus 5 anos, apresentando algumas de suas capas com artistas nacionais e internacionais. A exposição terá agenda de performances, shows e oficinas de colagem”.

A Galeria Objectos do Olhar busca, segundo o material de divulgação, “ser diversa, polêmica e ao mesmo tempo sofisticada”. E destaca: “Desde sua abertura em janeiro de 2021, realiza exposições coletivas temáticas de grandes artistas brasileiros, performances, oficinas, cursos e residências artísticas. Está aberta a visitas guiadas, bate-papos com o público, performances e oficinas”.

> Exposição “Muito Além da Parada” - Curadoria: Filipe Chagas. Inauguração: 4 de junho, domingo, às 17h. Visitação: 5 de junho a 2 de julho, terça-feira a domingo, das 11 às 20h. Local: Galeria Objectos do Olhar (Rua Augusta, 837, São Paulo). Instagram: @objectosdoolhararte | @falomag 

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×