Publicidade

Premiação 2026

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Novo Normal

Online, Mostra Dança Independente vai destacar talentos do Médio Paraíba

Evento dispensa atividades presenciais, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19); são 25 vagas

Cena alternativa  –  21/08/2020 20:03

 
1598046827486312

(Fotos: Divulgação) 

_______________________________________________________

Inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 31 de agosto a 6 de setembro; os dez bailarinos selecionados na primeira etapa terão seus vídeos divulgados na mídia social do evento 

_______________________________________________________

Online. Todos os estilos. Formato solo. E sem categorização. A Mostra Dança Independente é voltada para os artistas do Médio Paraíba. Podem participar os bailarinos independentes ou os que já fazem parte de alguma escola, acima de 18 anos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas de 31 de agosto a 6 de setembro. São 25 vagas disponíveis, que serão preenchidas por ordem de recebimento da inscrição. Brenno Rocha (finalista do Prêmio OLHO VIVO 2020 - Categoria Performance/Dança) é o idealizador e coordenador do evento.

- A ideia surgiu da minha própria necessidade de estar de volta ao palco, participar de algum evento ou de um festival de dança, que não tivemos este ano, devido às circunstâncias (pandemia do novo coronavírus/Covid-19). Então pensei em organizar uma mostra 100% online para movimentar um pouco a nossa arte - conta.

Serão duas etapas e três premiações oferecidas por apoiadores do evento. Os critérios para avaliação: criatividade e composição coreográfica. Na banca avaliadora estão seis profissionais atuantes na área:

. Bruno Paiva (@brunopaivacampos)
. Caio Paiva (@caiopaiva93)
. Edney D´onty (@edneydconti)
. FeijãoCUD (@feijaocud)
. Lissiana Schlick (@lissianaschlick, @repulicadomovimento), que ganhou o Prêmio OLHO VIVO 2017
. Marcelle Pessanha (@marcellepessanha_ | @studiomarcellepessanha), que foi finalista do Prêmio OLHO VIVO 2016

- A prioridade do evento é reunir trabalhos na área de dança e talentos da nossa região. Apesar de contar com premiações, não é um evento puramente competitivo. No nosso planejamento, além das exibições dos trabalhos coreográficos dos bailarinos selecionados, abriremos espaço para participação de professores, escolas, projetos e eventos de dança, oferecendo um local para mostrarem seu trabalho, sua arte, mesmo após o término do evento em si. Queremos formar uma plataforma sólida de incentivo à dança na nossa região, onde as pessoas, mesmo as que não fazem parte diretamente do mundo da dança, possam conhecer e ter acesso à nossa arte e, ao mesmo tempo, incentivar a união dos artistas da dança na nossa região e divulgar seus trabalhos - diz Rocha.

Os dez bailarinos que forem selecionados na primeira etapa terão seus vídeos divulgados na mídia social da Mostra Dança Independente. Além disso, o evento contará com três prêmios oferecidos pelos apoiadores (República do Movimento, Studio Marcelle Pessanha e DêKáUnXêro Saboaria Artesanal).

- Com o evento de forma online, não será necessário um espaço físico (teatros, quadras ou palcos) para que seja realizado ou para que os participantes exibam sua arte. Todas as funções a serem feitas, desde a inscrição até as apresentações dos trabalhos recebidos, serão de forma online, por plataformas de comunicação, sem a necessidade do modelo presencial - explica.

O ano da reinvenção

A ideia do formato online nasceu por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), que também obrigou os profissionais da dança a se reinventarem:

- Devido ao período em que nos encontramos hoje, tivemos que procurar maneiras e formas de continuar levando aos nossos alunos aulas, que antes eram presenciais, para uma plataforma online, nos reinventando. E a cada dia buscando soluções para que a arte resistisse. E é em momentos como esse que novas ideias surgem como maneiras de inovação. Foi assim que acabou surgindo a ideia do Mostra Dança Independente, por uma necessidade da nossa adaptação em busca de melhores saídas.

Na avaliação de Brenno Rocha, o cenário de dança na região tem, sim, potencial.

- Temos profissionais com trabalhos únicos e com muita vontade de fazer mais pela dança. Profissionais e escolas comprometidos com a arte e preocupados com o âmbito da dança na região, que pensam de forma séria e profissional. Mas ainda sinto a necessidade de um grupo mais forte e unido que trabalhe junto, para que nossa arte seja ainda mais forte, que dê voz à dança no Médio Paraíba e que incentive ainda mais a importância e grandeza dessa arte, que é a dança, para nossa região e para quem a pratica e apoia.

Um pouco sobre Brenno Rocha

Dança

O idealizador e coordenador da Mostra Dança Independente começou sua história com a dança em 2013, quando fez parte do Grupo Fifi Salvador, em Barra Mansa, na Escola de Dança Fifi Dance (que ganhou o Prêmio OLHO VIVO em 2013), onde teve a oportunidade de se apresentar em festivais, com a experiência de um ano e meio na escola. Em 2015 entrou na Republica do Movimento, em Volta Redonda, onde é bailarino e professor de dança contemporânea, participando de trabalhos e espetáculos pela escola, assim como festivais de dança.

- Tive a honra de poder participar de uma composição coreográfica montada e dirigida por Eloir Xavier, renomado bailarino da região que hoje tem sua carreira internacional.

Fez parte também do Studio Marcelle Pessanha, onde teve sua primeira experiência com as danças urbanas, apaixonando-se pelo estilo, tendo participado de eventos e espetáculos por esse Studio.

- Tive também a felicidade de fazer parte do projeto Janelas, com direção de Pâmela Sobral, uma brilhante artista da região que tem uma bagagem linda na dança com diversos trabalhos, um deles com a companhia Deborah Colker. Além de vários cursos e workshops de dança com artistas incríveis, como Anyel Aram, Alex Neoral, Edney D´Conti, entre outros. E sigo buscando cada vez mais o aprendizado e a vivência na dança, agora com a realização desse evento.

Quem é quem na Mostra Dança Independente

. Brenno Rocha: idealizador e coordenador do evento
. Natasha Lenskaia: mídia e marketing digital, apoio administrativo
. Lissiana Schlick: apoiadora e jurada do evento (República do Movimento) 
. Marcelle Pessanha:
apoiadora e jurada do evento (Studio Marcelle Pessanha)
. Caio Paiva: jurado do evento (bailarino profissional e professor)
. Bruno Paiva: jurado do evento (bailarino profissional e professor)
. Edney D´Conty: jurado do evento (bailarino e professor, Centro de Movimento Deborah Colker)
. Feijão: jurado do evento (integrante do CUD - Companhia Urbana de Dança)
. Janaína Rocha: apoiadora do evento (DêKáUnxêro Saboaria Artesanal)

> A inscrição deve ser feita pelo WhatsApp do evento (disponível na bio do Instagram @mostradancaindependente). As regras para inscrição podem ser consultadas direto no feed do @mostradancaindependente, assim como o cronograma do evento e mais informações. 

________________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×