Publicidade

RH

De Volta à Cena

Grupo Estudarte estreia quarta temporada do Pequenas Leituras

Primeiro episódio é a atração no Premium Café, em Volta Redonda, no dia 11 de agosto, às 20h; entrada é gratuita e o público só paga o que consumir no local

Cena alternativa  –  08/08/2022 11:18

 
PL03

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto: Divulgação/Deivid Camões)

_______________________________________________________

Novos textos serão apresentados nas vozes criadas por Fábio Mendes, Ramon Amorim, Rita Mendes e Rodrigo Hallvys

_______________________________________________________

> Quarta Temporada - Segundo Episódio: Pequenas Leituras de setembro conta com elenco jovem
> Grupo Estudarte: Pequenas Leituras lança Terceiro Episódio de sua Quarta Temporada

Uma fórmula simples e que parece ter conquistado a plateia. O Pequenas Leituras entra em contagem regressiva para estrear sua quarta temporada no dia 11 de agosto, às 20h, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda. A entrada é gratuita e o público só paga o que consumir no local.

No primeiro episódio estarão os atores Fábio Mendes, Ramon Amorim, Rita Mendes e Rodrigo Hallvys, apresentando textos novos e mais vertentes vocais, tendo em vista que dois dos atores escalados são estreantes em cena. Fábio e Rita Mendes são filho e mãe e estarão contracenando com os dois veteranos na escala do elenco, que faz rodízio entre os integrantes do Grupo Cênico Estudarte a cada episódio.

- Funciona como uma sequência de estágio. Os integrantes de nossas oficinas de atores precisam assistir aos episódios para colherem referência de como fazer perante o público e, depois que passam pelas aulas de criação de vozes (parte de nosso conteúdo programático), começam a ser escalados - explica Hallvys, diretor geral do grupo e proprietário da RH Soluções Artísticas, responsável pelo evento.

A expectativa é grande a cada edição, que ocorre sempre na segunda quinta-feira de cada mês e já está com planejamento de ir até janeiro de 2023 nesta temporada.

- Lançamos em setembro de 2019 e só paramos nos meses em que estamos com festival ou os dois anos de pandemia (novo coronavírus/Covid-19). Retornamos para a terceira temporada em janeiro deste ano com nova dinâmica e com a casa ainda mais cheia - comemora o diretor.

Para Rita Mendes, que vinha acompanhando na plateia e agora debutará em cena, a proposta do evento é uma oportunidade diferenciada para quem segue nas artes cênicas.

- Como fã do evento, sempre achei desafiador o formato, o improviso, a proximidade com a plateia. Espero que as pessoas que venham nos prestigiar se divirtam tanto quanto nós -comenta.

Diferencial

Que a voz é uma das ferramentas as quais os atores lançam mão todos sabemos. Mas para Rodrigo Hallvys há uma importância que precisa ser trabalhada.

- Vejamos que durante sua trajetória todo ator precisa experimentar o máximo possível de personagens, que dispõem de temperamentos diferentes. A voz demonstra e ajuda a construir exatamente tais temperamentos. Faz parte do corpo da personagem. Por isso às vezes estranhamos vozes que parecem não combinar com determinadas construções. Inclusive em trabalhos de dublagem. O Pequenas Leituras é oportunidade para eles exercitarem isso. Em contrapartida, o público cai na gargalhada com as propostas dos textos e como cada integrante propõe voz em sua leitura. É diversão garantida para todos os lados.

E para quem acha que o trabalho é fácil, o diretor explica que o próprio elenco tem que desenvolver foco, segurança e disposição para experimentar.

- Primeiro porque cada ator recebe seu bloco de textos apenas uma hora antes de entrar em cena. Então não dá tempo de memorizar, já que cada página é uma cena e um personagem distinto. Segundo porque a improvisação e escolha da voz posicionada acontece sem aviso prévio, causando um desafio que todo ator precisa passar para dar conta de espaço cênico para desenvolver a habilidade e domínio do que está fazendo. É algo que acaba fazendo a diferença para a consciência cênica deles - detalha.

Segundo Hallvys, além de o projeto ser pioneiro na questão de leituras dramáticas a público na região sul fluminense, a cobrança de atenção é redobrada no que se trata de higiene vocal, articulação, hidratação e respiração.

- Os próprios atores comentam entre um texto ou outro o que estão fazendo, dando a oportunidade da plateia se divertir e entender como vozes de personagens são criadas, abrindo inclusive a compreensão sobre foco e concentração, tanto do elenco quanto da plateia, que busca acompanhar cada detalhe do que está em cena. Uma forma de aprender um pouco das artes cênicas já estando na plateia e se divertir em um dia de semana sem desembolsar muito dinheiro.

> Pequenas Leituras - Quarta Temporada - Primeiro Episódio - Dia 11 de agosto (quinta-feira), às 20h, no Premium Café (anexo ao Teatro Gacemss 1), em Volta Redonda. Elenco: Fábio Mendes, Ramon Amorim, Rita Mendes e Rodrigo Hallvys. Produção: RH Soluções Artísticas. Realização: Grupo Cênico Estudarte. Entrada gratuita. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

1 Comentário

×

×

×

  • Leslie Assis

    Parabéns Rodrigo pelo projeto inovador. Que venham mais temporadas, pois todos ganham, os atores e o público. Parabéns Cláudio por sempre ser um grande incentivador e propagador da nossa cultura.