(Foto: Divulgação/Brunna Monteiro)
No encontro, foi falado sobre o avanço
multissetorial integrado envolvendo a ZEN,
o terreno da antiga Edimetal e o PqTec Rio Sul
O presidente da Representação Regional Firjan/Cirj no Sul Fluminense, Edvaldo de Carvalho, se reuniu na manhã desta quinta-feira, 4, com o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, para falar sobre futuras possibilidades de negócios para o município e região. No encontro, foi falado sobre o avanço multissetorial integrado envolvendo a ZEN (Zona Especial de Negócios), o terreno da antiga Edimetal e o PqTec Rio Sul (Parque Tecnológico do Sul Fluminense).
A melhoria do ambiente de negócios da região e a implantação do PqTec Rio Sul estão entre os principais pleitos dos empresários da Firjan no Sul Fluminense, na Agenda Regional do Mapa do Desenvolvimento 2016-2025. O objetivo da Federação em apoiar o projeto desenvolvido pela Associação de Pesquisadores em Prol da Tecnologia e Inovação do Sul Fluminense é para que micro, pequenas, médias e grandes empresas tenham oportunidade de inovar e gerar negócios sem precisar sair da região.
- Levamos dois anos para chegar à consolidação do projeto junto à Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). Temos o terreno em um ponto estratégico à beira da Via Dutra, em Barra Mansa, doado pelo empresário Fernando Moreira, e grandes empresas já manifestaram apoio. Visamos não apenas o avanço das indústrias instaladas na região, como também a atração de novas empresas e startup´s. E, consequentemente, todo o Sul Fluminense será beneficiado - salienta o presidente regional da Firjan, Edvaldo de Carvalho.
O prefeito Rodrigo Drable acredita que o terreno da antiga Edimetal tem uma vantagem, por ter uma infraestrura pronta, com calçamento, instalações elétrica e hidráulica.
- Pelas condições das áreas, a da Edimetal é a que tem maior possibilidade de promover negócios no momento. Essa também seria uma grande oportunidade de gerar renda e emprego para a região - comenta.
Para aprofundar o assunto, Drable propôs a Edvaldo uma reunião prevista para este mês com o deputado federal e ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Celso Pansera; o diretor geral do Parque Tecnológico de São José dos Campos e ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp; e o presidente da Associação de Pesquisadores da região, Alexandre Silva.
