Publicidade

Premiação 2026

Mais Uma Vez

Sebrae/RJ participa do Festival Vale do Café em Vassouras

Projeto tem entre seus objetivos revitalizar a cafeicultura para produção de cafés especiais e apresentar as possibilidades de agregar valor ao que é produzido no estado

Economia  –  25/07/2017 21:13

6484

(Foto: Divulgação)

Sebrae/RJ oferece aos visitantes a degustação

de cafés especiais de várias regiões do Brasil

 

O Sebrae/RJ participa de mais uma edição do Festival do Vale do Café, que acontece em Vassouras, de 21 a 30 de julho, oferecendo aos visitantes a degustação de cafés especiais de várias regiões do Brasil. As seguintes marcas participam do evento: Café da Condessa, de Minas Gerais; Café Iranita, da região Noroeste do RJ; Café Canta Galo, do Sul de Minas; Café Monthal, da região Serrana do RJ; Café Jatobá, do Cerrado Mineiro-MG; e Café Cooperbio, de Piatã-BA. 

Uma cafeteria foi montada no Centro da cidade de Vassouras, onde os visitantes do festival poderão, não só degustar, como comprar os cafés especiais. Também será possível visitar as fazendas participantes do projeto "Introdução de Cafés Especiais no Estado RJ", desenvolvido pelo Sebrae/RJ no estado. Na região do Médio Paraíba, as fazendas participantes são Aliança (Barra do Piraí); Florença (Conservatória); St. Robert (Piraí); Taquara (Barra do Piraí) e União (Rio das Flores). 

O projeto do Sebrae/RJ tem entre seus objetivos revitalizar a cafeicultura para produção de cafés especiais e apresentar as possibilidades de agregar valor ao que é produzido no estado. É desenvolvido em três regiões: Noroeste, Serrana e Vale do Café, escolhidas pela tradição e potencial para produção de cafés diferenciados. O projeto prioriza critérios de sustentabilidade, uso intensivo da tecnologia e cultivo de variedades nobres como grande diferencial de competitividade dos empresários, conforme as características regionais. 

As cinco propriedades que fazem do projeto do Sebrae do Médio Paraíba já receberam os projetos agronômico, ambiental e da Unidade de Processamento de café; além do calendário de atividades agrícolas, do guia para torrefação do café e do Plano de Negócios. 

Segundo Lidia Espindola, analista do Sebrae/RJ e gestora do projeto, já foi iniciado o plantio das primeiras mudas e em breve o turista poderá conhecer as variedades de cafés produzidas por essas fazendas, degustar e consumir cafés da região. 

- A proposta do programa é revitalizar a cafeicultura no estado e no Vale do Café para produção de cafés especiais. Com essa ação, o Sebrae tem o objetivo de disseminar na região o gosto pelos cafés especiais e, ainda, promover negócios entre os produtores e frequentadores e estabelecimentos presentes no Festival e na Região - explicou. 

Segundo ela, as fazendas participantes são apoiadas pelo Sebrae/RJ com acompanhamento técnico e poderão utilizar os recursos disponíveis pelo Programa Sebratec. 

> Outras informações sobre o projeto Cafés Especiais podem ser obtidas no Sebrae em Volta Redonda - Avenida Paulo de Frontin, 463, no Aterrado, pelos telefones 0800 570 0800/ (24) 3346-4323 / (24) 3347-5845 ou ainda pelo e-mail contatovoltaredonda@sebraerj.com.br

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×