(Fotos: Divulgação)
Onze cidades fluminenses participam do programa que foi desenvolvido pelo Sebrae/RJ
O prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, assinou nesta terça-feira, 8, o termo de adesão ao programa Cidades Empreendedoras, desenvolvido pelo Sebrae/RJ com a proposta de fomentar políticas públicas voltadas para a micro e pequenas empresas em 11 cidades fluminenses. A analista da gerência de Políticas Públicas do Sebrae/RJ, Flavia Guedes Gonçalves, e o coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, apresentaram o programa, que vai aprimorar o ambiente de negócios em Angra, simplificando o trâmite dos processos e capacitando os gestores e os servidores públicos municipais.
O objetivo, dentre outros, é promover a desburocratização para ampliar a participação das micro e pequenas empresas locais nas compras governamentais, simplificar a abertura de novos negócios e fomentar o desenvolvimento dos pequenos negócios.
- Ao aderir ao Programa, a prefeitura colocou a micro e pequena empresa como uma das prioridades do plano de governo. Isso é fundamental para que o município desenvolva uma base econômica forte e mais estável e o Sebrae dará todo o apoio na consolidação desse processo - afirmou o coordenador regional, José Leôncio.
_______________________________________________________
Angra dos Reis foi uma das cidades escolhidas por atender a critérios como lei geral municipal implementada, densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. O próximo passo que cabe ao município é montar o Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, que poderá ser formado por secretários municipais e representantes da inciativa privada.
_______________________________________________________
O prefeito Fernando Jordão destacou que o programa chegou na hora certa.
- Estamos enfrentamos crises na Brasfels e na Eletronuclear, que são as grandes empresas que sustentam nossa economia. Precisamos incentivar o desenvolvimento de outros setores, e investir nas micro e pequenas empresas é um boa saída. É nos momentos de crise que precisamos nos reinventar para crescer, e o Sebrae vai nos ajudar muito a transformar o ambiente de negócios em Angra - disse.
Participaram da reunião o ex-prefeito de Três Rios e embaixador do Programa, Vinícius Farah; o secretário municipal de Indústria, Aurélio Marques; o secretário de Governo e Relações Institucionais, Marcus Viníssius Barbosa; o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello; e o presidente da CDL de Angra, Valter Ornellas.
Em formato de “game”, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. No final, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta. O programa é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro - Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Duque de Caxias, Itaperuna, Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis, São Pedro D’Aldeia, Três Rios e Volta Redonda.




