(Fotos: Divulgação)
A segunda edição do Fórum Circuito Ganhando Mercado em Tempos de Crise, evento gratuito que será realizado pelo Sebrae/RJ, dias 30 e 31 de agosto (quarta e quinta-feira), no Clube Comercial (Rua Jofre Catapreta s/nº, bairro São Geraldo), em Volta Redonda, terá uma intensa programação que inclui: sessão de negócios, palestras, oficinas gastronômicas, discussão sobre startups na área de gastronomia, desenvolvimento do mercado de cervejas artesanais e muita oportunidade para troca de informações entre os participantes. Tem como público alvo todas as empresas da Cadeia de Alimentos e Bebidas como bares, restaurantes, lanchonetes, delicatessens, padarias, cervejarias artesanais, sorveterias, cafeterias, produtores rurais, entre outras. Para participar é preciso se inscrever pelo site ou no próprio evento.
Tecnologia aliada da gastronomia
O crescente mercado de startups gastronômicas, que nos Estados Unidos movimenta mais de US$ 6 bilhões por ano, tem conquistado também o Brasil. No entanto, as micro e pequenas empresas do segmento de alimentos ainda estão distantes deste novo mundo. Por isso, a tecnologia foi escolhida como um dos eixos para o Fórum. As startups são parceiras na aproximação das micro empresas e o consumidor conectado. No primeiro dia do evento, Priscila Sabará, da Plataforma Foodpass, eleita uma das Startups queridinhas da gastronomia pelo Programa Mundo SA, vai fazer a palestra “A gente não quer só comida! Conheça o mercado do entretenimento gastronômico”. O criador do site Infood, Reginaldo Andrade, vem na sequência apresentando os estudos gerados em sua plataforma sobre “Tendências e Análise de Mercado”.
No dia 31, o especialista em redes sociais e soluções eficientes e inovadoras na área digital, Juliano Kimura, fundador da Trianons e do Social Brunch, vai falar sobre mídias online, juntamente com Ivan Vianna, professor universitário e sócio fundador da Emporio HT, empreendedor da região.
As novas plataformas, como o aplicativo de entregas em domicílio IFood, será o tema do diretor comercial da empresa, Bruno Rossi. Encerrando o debate sobre o tema, às 16h, Marcos Maramaldo e Fernando Gonçalvez falam sobre “Soluções tecnológicas: Get in e Wire fire”.
Oficinas gastronômicas
A organização montou duas cozinhas profissionais que durante os dois dias de eventos vão promover 36 oficinas gastronômicas com o objetivo de trabalhar a inovação de produto, o cardápio e o conhecimento de novas técnicas de cozinha. Todas as oficinas serão ministradas por chefs de renome nacional em temas variados, que vão desde a fabricação de bolos, biscoitos, tortas e sorvetes até harmonização de azeites, fabricação de massas frescas, técnicas de preparação de risoto cremoso, hambúrguer artesanal e drinks de café gourmet, entre outras.
Cervejas artesanais
O evento terá uma programação especial para o segmento de cervejas artesanais, com a participação de dez fábricas da região que vão expor as suas marcas para empresários do setor como hotéis, bares e restaurantes. Todas participam do projeto que o Sebrae promove na região visando o desenvolvimento desse segmento. A região do Médio Paraíba reúne 12 fábricas de cervejas registradas no Ministério da Agricultura e mais cinco em fase de construção, com previsão de serem inauguradas ainda este ano. Será lançada a Trilha de Mercado para Cervejarias, onde o consultor Paulo Mangia vai falar sobre posicionamento e segmentação de mercado da microcervejaria, e da Cartilha Legalização de Cervejarias Artesanais, muito aguardada por quem deseja empreender no setor de cervejaria.
A cartilha foi montada de forma conjunta entre o Ministério da Agricultura, Sebrae e Firjan e mostra o passo a passo para o empreendedor legalizar sua fábrica. Tem ainda palestras de Rodrigo Junqueira, da cervejaria Trupe, sobre Marca; do chef Ronaldo Rossi, sobre harmonização; Alexandre Melo da Ecolab, sobre higienização das cervejarias; entre outras. Os participantes também terão informações sobre a programação de cursos dos Sebrae nos próximos meses como Tecnologia Cervejeira, Técnicas de Lupulagem e outros. E ainda terá a participação de fornecedores do setor de cervejaria, como insumos (maltes e lúpulos), máquinas (fermentadores, cozinhas), equipamentos (chopeiras) e produtos (garrafas, copos e tampinhas) e é totalmente gratuito.
Food experience
O Fórum terá um espaço dedicado ao tema, com palestra do chef Marcos Livi, sócio proprietário dos bares Veríssimo e Quintana, ambos em São Paulo, sobre “Food Experience: A arte e o sabor de empreender e Inovar”, no dia 30. Em paralelo, no Espaço Sabores da Experiência, um restaurante será simulado onde serão aplicados diversos conceitos, com degustação às cegas para que os empresários possam visualizar como aplicar o conceito na prática e ainda trabalhar a inovação de produtos e serviços. Esse conceito pode ser aplicado a qualquer segmento como padaria, lanchonetes, sorveterias, cervejarias e outros.
Ainda no dia 30, a Chef Ro Gouvea falará sobre o mercado da gastronomia e passo a passo para se diagnosticar e melhorar as vendas e o chef Leandro Santos sobre “Macrotendências: Uma saída para aquecer o mercado em tempos de crise”.






.jpg)
.jpg)