(Foto: Divulgação)
Adriano dos Santos, presidente da CDL-VR:
“A ideia é fazer com que o consumidor que esteja
inadimplente possa recuperar seu poder de compras,
quitando as dívidas numa negociação direta com
seu credor, podendo voltar a comprar”
Quem estiver inadimplente vai poder renegociar dívidas em atraso com descontos dos dias 28 de novembro a 1° de dezembro, com a campanha “Nome Limpo, Crédito Forte”, que acontece pela segunda vez neste ano. O projeto é promovido pela CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas de Volta Redonda). O objetivo é incentivar a negociação entre empresas e consumidores que tenham dívidas em atraso e reduzir a inadimplência, e voltar a ter crédito para as compras de Natal. Em Volta Redonda, a inadimplência aumentou 5% este ano.
Segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), mesmo diante da recessão econômica em que o país se encontra, os inadimplentes brasileiros têm assumido mais compromissos financeiros, em comparação com o ano passado, estejam eles em dia ou não. Ainda foi analisado que os cartões de loja e os empréstimos são os principais causadores da inadimplência dos brasileiros.
Várias empresas do varejo, prestadores de serviço e instituições bancárias vão oferecer melhores condições para que o consumidor possa quitar as dívidas. Segundo Adriano dos Santos, presidente da CDL-VR, a ideia é fazer com que o consumidor que esteja inadimplente possa recuperar seu poder de compras, quitando as dívidas numa negociação direta com seu credor, podendo voltar a comprar.
- Isso vale também para quem tem dívidas, mesmo que seja, por exemplo, com bancos e cartão de créditos. Saiba que é possível renegociar o que deve, analisando o custo benefício de deixar de ser inadimplente - comentou.
De acordo com ele, é uma oportunidade dos inadimplentes retirarem o nome da lista do SPC e do Serasa.
- O Natal está chegando, então esta é uma oportunidade para quem quer consumir e para o comércio no geral aumentar as vendas - disse.
