(Fotos: Divulgação)
_______________________________________________________
Foram 74 municípios inscritos e 35 finalistas em todo o estado, que concorreram com 41 projetos, já que cada município poderia inscrever mais de um projeto em uma das oito categorias
_______________________________________________________
Os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares; Cantagalo, Guga de Paula; Magé, Rafael Santos de Souza; Nova Iguaçu, Rogerio Martins Lisboa; São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos; e Volta Redonda, Samuca Silva, foram os grandes vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, anunciados em evento realizado hoje, 28, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro.
Nesta edição, foram 74 municípios inscritos e 35 finalistas em todo o estado, que concorreram com 41 projetos, já que cada município poderia inscrever mais de um projeto em uma das oito categorias. Foi o caso de Volta Redonda, que levou dois prêmios. Uma das categorias - Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico - foi compartilhada por 11 municípios representando a Rede com o projeto Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana do Rio De Janeiro. São eles: Bom jardim, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidoro e Trajano de Moraes.
Na região do Médio Paraíba, as cidades de Itatiaia, Piraí, Porto Real, Resende, Vassouras e Volta Redonda foram as finalistas. Ao comemorar seus prêmios, Samuca Silva, disse que é possível fazer algo diferente e é o que ele e sua equipe estão tentando fazer no município.
- É por isso que estamos aqui hoje sendo reconhecidos com esses prêmios, que têm a chancela do Sebrae. Fica aqui meu agradecimento a toda a equipe envolvida neste trabalho que nos trouxe até aqui - comemorou.
No Médio Paraíba, os projetos concorreram nas categorias Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios; Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico; Compras Governamentais de Pequenos Negócios; Pequenos negócios no campo; Inovação e Sustentabilidade; Empreendedorismo nas escolas; Desburocratização e Implementação da Redesimples; e Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI). Este ano, Pequenos Negócios no Campo, Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) e Desburocratização e Implementação da Rede Simples foram as categorias com maior número de inscritos.
O prêmio é um reconhecimento a prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados para o desenvolvimento dos pequenos negócios do município. O Prêmio conta com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro.
Cerimônia de premiação
Anfitrião do evento, o governador Luiz Fernando Pezão, lembrou a importância dos municípios fluminenses para o desenvolvimento do estado e da dificuldade de cada um deles de manter seus compromissos com suas populações.
- Vocês todos são heróis e estão de parabéns por ter seu trabalho reconhecido pelo Sebrae através do Prêmio Prefeito Empreendedor - disse.
A presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, ressaltou o trabalho incansável dos prefeitos e suas equipes para o desenvolvimento local.
- Nós, do Sebrae/RJ, ficamos muito felizes quando visitamos os municípios e encontramos as prefeituras de portas abertas para nós. Porque sabemos que um prefeito que entende a importância do empreendedorismo consegue estabelecer um ambiente favorável de crescimento das pequenas empresas. E esse é o nosso DNA, nossa missão.
Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, fez uma breve apresentação sobre o Prêmio e comemorou o engajamento dos gestores públicos, ressaltando que esta é uma das iniciativas mais exitosas do Sebrae em prol das micro e pequenas empresas.
- Já tivemos a participação de 91 municípios de nosso estado. Ganhamos seis premiações nacionais. O desenvolvimento sustentável do nosso estado passa pelo crescimento das micro e pequenas empresas e nesse sentido, o apoio dos municípios é fundamental - destacou.
Ele explicou que com o desenvolvimento dos municípios, as categorias foram atualizadas de modo a desafiá-los na busca incessante de uma gestão em favor do empreendedorismo e a adesão foi muito grande.
- Ao desburocratizar etapas e reduzir os custos para novos negócios, utilizar a legislação para comprar mais das pequenas empresas e incentivar a formalização, as prefeituras apostam no pequeno negócio para gerar trabalho, renda e consumo nas cidades - afirmou.
Prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Luiz Antonio Neves, lembrou que o Prêmio é um reconhecimento importante do trabalho realizado pelos prefeitos e suas equipes, pois a realidade municipal está cada vez mais difícil.
- Este prêmio valoriza o trabalho diário, não só do prefeito, como dos servidores municipais, e reforça a parceria que temos com o Sebrae em vários projetos importantes para o desenvolvimento econômico local e o fortalecimento dos pequenos negócios em nossos municípios.
_______________________________________________________
Os seis prefeitos vencedores serão os representantes do Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prêmio, que ocorrerá em Brasília, em 2019. São eles:
Cachoeiras de Macacu - Categoria Desburocratização e Implementação da RedeSimples, com o projeto Cachoeiras De Macacu: É Conhecer e se Apaixonar “Cidade Participativa”
Cantagalo - Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto Cantagalo Compra de Cantagalo: Valorizando o Empresário Local
Magé - Categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto Magé - Agricultura Familiar Contribuindo para Segurança Alimentar
Nova Iguaçu - Categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Nova Iguaçu Sustentável
São Francisco de Itabapoana - Categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Crescimento do Município com o Empreendedorismo Escolar
Volta Redonda - Categorias Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, com o projeto Volta Redonda, Cidade Boa Para Viver e Investir, e Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, com o projeto Volta Redonda Além do Aço
_______________________________________________________
Os finalistas por categoria
Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
Campos dos Goytacazes - Fundecam - Crédito Certo
Niterói - Niterói: Desenvolvendo a melhor Cidade para Viver e ser Feliz
Paraty - Escola de Comer
Volta Redonda - Volta Redonda, Cidade Boa Para Viver e Investir / Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico
Cantagalo - Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana do Rio De Janeiro
Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Cantagalo - Cantagalo Compra de Cantagalo: Valorizando o Empresário Local
Carmo - Compras Públicas: Desenvolvimento Econômico pelos Pequenos Negócios
Categoria Desburocratização e Implementação da RedeSimples
Cachoeiras de Macacu - Cachoeiras De Macacu: É Conhecer e se Apaixonar “Cidade Participativa”
Duque de Caxias - Simplificar para Facilitar
Nova Friburgo - Desburocratizar
Petrópolis - Simplificar para Desenvolver
Rio de Janeiro - Agiliza Rio
São Gonçalo - São Gonçalo Cidade Para Empreender, Viver e Ser Feliz!
Categoria Pequenos Negócios no Campo
Angra dos Reis - Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável das Áreas Rurais
Carapebus - Carapebus Investir para Colher
Guapimirim - Guapi Sustentável
Magé - Agricultura Familiar Contribuindo para Segurança Alimentar
Mesquita - #AquiTemAgriculturaFamiliar
Paty do Alferes - Agricultura Familiar: da roça à cidade com sustentabilidade
Piraí - Piraí produzindo o desenvolvimento rural
Porto Real - Agricultura Legal
São João da Barra - Agricultura, semeando conceitos e colhendo resultados
Tanguá - Tanguá Agroempreendedor
Vassouras - Agrinove
Categoria Inovação e Sustentabilidade
Nova Iguaçu - Nova Iguaçu Sustentável
São Pedro da Aldeia - Aroeira - Novos Tempos, Novos Rumos
Categoria Empreendedorismo na Escola
Cambuci - Em Cambuci o Empreendedorismo Começa nas Escolas
Cordeiro - Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Guapimirim - Educação Empreendedora em Movimento
Miguel Pereira - Conhecer, fazer e empreender na busca de uma escola mais feliz
São Francisco de Itabapoana - Crescimento do Município com o Empreendedorismo Escolar
Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI
Cachoeiras de Macacu - Cachoeiras De Macacu: “Cidade para os Pequenos Negócios"
Campos dos Goytacazes - Fundecam - Crédito Certo
Itatiaia - Itatiaia caminha com o MEI rumo ao desenvolvimento local
Macuco - Macuco Empreende e Incentiva
Natividade - Fortalecendo o MEI
Porciúncula - Crescendo Porciúncula
Quissamã - Acreditar é investir no Microempreendedor
Resende - Resende, uma estação empreendedora
São João da Barra - São João da Barra: Empreendendo para o Futuro
Volta Redonda - Volta Redonda Além do Aço

