Publicidade

RH

Destinado a Empresários da Região

Desenvolvimento é pauta no UniFOA

Workshop sobre o Médio Paraíba e Sul Fluminense contou com palestras de gestores públicos e privados

Economia  –  25/10/2019 14:24

8901

 

(Fotos: Divulgação)

Objetivo do evento foi identificar as principais demandas e discutir soluções para o desenvolvimento econômico da região, bem como atendimentos junto aos principais órgãos do estado para regularização, licenciamento ambiental e alvará das empresas

 

O Governo do Rio de Janeiro promoveu, na quinta-feira, 24, no UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), o II Workshop de Desenvolvimento do Médio Paraíba e Sul Fluminense. O vice-governador Cláudio Castro; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão; o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva; e o reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco, abriram o evento, que contou ainda com a presença do vice-presidente da FOA, Eduardo Prado, e de autoridades públicas da região e do estado, além de representantes de outras instituições de ensino, alunos, professores e comunidade externa. 

Destinado a empresários da região, o workshop contou com palestras de gestores públicos e privados das áreas de desenvolvimento, financiamento, infraestrutura e meio ambiente, além de um horário especial - de três horas de duração -  para atendimento a ser dado aos empreendedores, por técnicos da Jucerja, Corpo de Bombeiros, Agência Estadual de Fomento (AgeRio) e Inea. 

O objetivo do evento foi identificar as principais demandas e discutir soluções para o desenvolvimento econômico da região, bem como atendimentos junto aos principais órgãos do estado para regularização, licenciamento ambiental e alvará das empresas.

IMG_8549A 

Em sua fala, o vice-governador Cláudio Castro enfatizou que o objetivo do governo é estimular o desenvolvimento, ouvir os municípios e ajudá-los. 

- Entender cada vez melhor a realidade de cada localidade nos permite atuar com decretos e leis que melhorem a vida da população - destacou Castro. 

Junto do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Tristão, Cláudio Castro defendeu a interiorização da indústria, além de uma política fiscal que atenda, igualitariamente, aos municípios. 

Representando todos os gestores municipais da região, o prefeito Samuca Silva citou e pediu apoio do governo estadual para a fundação do Aeroporto do Aço e a abertura da BR-494, ligando Volta Redonda, Barra Mansa e Rio Claro. A pista, de acordo com Samuca, irá se tornar uma importante alternativa à Serra das Araras.  

Autorização 

IMG_8553A

Durante o evento, o vice-governador e o secretário de Desenvolvimento Econômico entregaram uma licença à empresa Hyundai  para realizar a fabricação e montagem de máquinas de construção e outorga de direitos hídricos. 

- Com muita satisfação, entregamos hoje a licença de operação à fábrica da Hyundai Heavy Industries, em Itatiaia, única unidade do segmento fora da Coreia, que produz equipamentos de construção civil. Esta foi uma demanda do governador Wilson Witzel, que nos pediu prioridade, visando o fortalecimento da indústria do Sul Fluminense - disse Tristão.  

Mestrado profissional em materiais 

Um ex-aluno do mestrado profissional em materiais do UniFOA apresentou o produto que desenvolveu nos laboratórios da instituição junto de professores e alunos da pós-graduação. Um absorvedor orgânico de petróleo, tido como o melhor do mundo, a partir do resíduo de palmeira. O projeto cresceu e, hoje, a startup Biosolvit de Biotecnologia Especializada em Remediação Ambiental já atua no mercado. 

- Tivemos muita honra em sediar esse evento na instituição que comprova, mais uma vez, a nossa vocação não só para o ensino, mas para a pesquisa e extensão. Estamos instalados em Volta Redonda, no entanto, recebemos alunos de mais de 25 municípios. A realidade só faz aumentar o carinho que temos pela região - destacou o reitor do UniFOA, Carlos José Pacheco. 

- Sabemos a importância de estarmos envolvidos nas discussões que promovam o desenvolvimento do país, do Rio de Janeiro e do Sul Fluminense - completou o vice-presidente da FOA, Eduardo Prado. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×